TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Análise de Negócios II Análise de Negócios e Gestão de Valor, identificando, analisando e resolvendo de fato e na prática os problemas de negócio.

Seja da maneira tradicional ou ágil, a análise de negócios cada vez mais contribui e nos motiva a melhorar o processo de criação de soluções de negócio baseadas em software, assim como a obtenção de melhores resultados usando como ferramenta a gestão de valor.

É com base nesses temas que esta trilha propõe reunir e desafiar à todos na concepção de soluções para problemas das organizações, com palestras e cases focados na prática da análise de negócios e gestão de valor.

Não fique de fora! Garanta sua inscrição e venha trocar experiências conosco!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 O poder do Business Inteligence com QLik
Guilherme Pacheco
Aprenda sobre o QLik, uma fantástica ferramenta e solução de Business Inteligence. Com ela podemos criar diversas análises que podem ajudar na tomada de decisões. A análise pode ser realizada a partir de diversas fontes. Nessa palestra irei discorrer sobre o que é o Qlik e mostrar exemplos práticos de aplicações, a fim de demonstrar seu funcionamento e como pode ser aplicado na análise de soluções.
Cadeia de Valor para a Transformação Digital . A BIG PICTURE para o analista de negócios.
Edson Nishi / Angelo Rossi Zarantoniello

A Transformação Digital nas empresas já é uma realidade e o papel do analista de negócio esta cada vez mais desafiador. Acompanhar as mudanças tecnológicas em todas as áreas e saber integrar tudo para gerar uma visão sistêmica. E talvez as duvidas aparecem. O que é Desing Think, Inception, Product Owner, Agil, Scrum , Lean, Kanban, DEVOPS, Pipeline, CI/CD, Cloud, Big Data, IA, DataLake, MicroServices, UX, chatbot, Bug Bash, Data Driven, mobile, custome success e outros termos que estão surgindo ? E como eles se relacionam ?

11:10 às 12:00 Como as 7 dimensões do produto pode te ajudar no entendimento das demandas?
Rodolfo Colares
7 dimensões do produto é uma técnica (criada por Ellen Gottesdiener e Mary Gorman, no livro ''discoverto deliver') de refinamento de demandas, que estimula a comunicação e a colaboração. Onde ''caminhamos'' sobre todas as possíveis características que uma demanda pode conter (Atores; Interfaces; Ações; Dados; Regra de Negócio; Ambiente e Qualidade), deixando a comunicação da descrição muito mais efetiva.
Priorize com seu cliente as demandas de forma eficaz
Helal Ferrari
Deseja entender de maneira verdadeira a priorização do seu cliente utilizando a matemática? Objetivo dessa palestra vai ser apresentar uma técnica de como tornar isso realidade e de forma simples utilizando uma planilha. Quando você aprender a utilizar essa técnica você não conseguirá mais priorizar com seu cliente somente no "feeling" :-)
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Como validar sua ideia: Do 0 ao Protótipo
Rogério Rodrigues

Um overview bem descontraído sobre os principais tópicos ligados desde o processo de ideação até ao desenvolvimento do protótipo.

Na etapa de ideação falo sobre a concepção, avaliação de público alvo, validação com stakeholders e como entender o real propósito do seu projeto de maneira que você consiga transmitir o seu ideal a outras pessoas.

Nas etapas seguintes falo sobre formação de equipes, dinâmica de hackathons e aspectos ligados ao design e à arquitetura de aplicações.

Design e Negócios: acessório ou estratégia nessa onda pela inovação ágil e assertiva?
Luma dos Santos Correa

Se você está envolvido com o universo do desenvolvimento de softwares, sendo você, desenvolvedor ou designer (e até mesmo outros papéis), você já se deparou com inúmeros conflitos e desafios de integração, comunicação e colaboração. Considerando esse universo, a proposta deste debate é provocar a troca de aprendizados, ideias e a reflexões sobre o casamento estratégico entre Design e Engenharia de Software. Essas áreas se veem cada vez mais próximas e necessitando navegar na contracorrente da inovação, em prol de soluções mais disruptivas. Vamos refletir: seria o Design, acessório ou estratégia nessa onda pela inovação ágil e assertiva?Como fazer Design e Engenharia caminhar juntos de fato?

14:10 às 15:00 Como entender melhor o problema com o Lean Analysis Canvas
Marcelo Menezes Neves

Você conhece o Lean Analysis Canvas? É uma ferramenta que eu criei para a resolução de problemas e que tenho certeza que vai te ajudar a ser mais assertivo no dia a dia.

Nem toda solução é software e nem só de software se faz uma solução.

Venha conhecer o Lean Analysis Canvas e como utilizá-lo no dia a dia.

Mindset do Analista de Negócios dentro Arquitetura Corporativa, técnicas poderosas na prática like a boss costurar no negócio
Fabio FOL

Precisamos entender o quanto a TI é fundamental para qualquer empresa, afinal ela prover a maior moeda do Século 21 que é a informação, TI promove toda a base de sustentabilidade para o negócio, mas como já afirmamos ela não pode e nem deve direcionar o negócio, para isso existe outros Frameworks que direcionam seus valores e como entregá-los. o Analista de Negócio tem um papel fundamental nessa grande torre de babel, seja ela quem com viés de business strategic ou TI, ele faz a liga e toda a prototipação + elicitação.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 PAINEL - FishBOWL
Networking realizado com os coordenadores
Diário de um Design Sprint: O que faz esse método ser tão eficaz?
Renata Alchorne

Criado pelo Google, o Design Sprint, aplicado milhares de vezes por empresas ao redor do mundo, é realmente um método que traz resultados impressionantes e rápidos. Porém, o Design Sprint requer condições adequadas para que se atinja o sucesso ao final dos 5 dias. Essa palestra propõe compartilhar, através de um exemplo real, como essas condições influenciam todo o processo de realização do Design Sprint: definição do problema, hipótese a ser testada, composição de uma equipe motivada para o desafio, planejamento da agenda, gerenciamento das expectativas sobre os resultados até quais mecanismos serão aplicados para a continuidade do trabalho realizado em uma semana.

16:40 às 17:30 Agile, Lean e Design Thinking integrados dando dinâmica a um modelo de negócios
Suzyanne de Oliveira Queiroz
Se o brasileiro é reconhecidamente empreendedor e criativo, por que tantos negócios falham? O que falta ? A maioria dos negócios e projetos novos falham em demorar a descobrir o mercado que estão inseridas, localizar seus primeiros clientes, validar suas hipóteses, e assim crescer seu negócio. Existem diversos modelos e metodologias que buscam ajudar, ainda assim, o empreendedor se sente perdido tornando-se crítico o uso de um caminho que auxiliem o rápido aprendizado da sua equipe e a qualidade do produto com foco no cliente. Nesta apresentação, vou mostrar os resultados efetivos do MyStartup que é um modelo de inovação baseado em Design Thinking, Lean Startup e Scrum em forma de processo que ajuda o empreendedor iniciante em seus primeiros passos, oferecendo uma estrutura inicial de apoio com sistemática que força a realização dos compromissos assumidos em um Business Model Canvas.
Dividindo as tarefas: Como trabalhar o time de Negócios e UX em conjunto.
Andriéli Pecenin

Ter um time concentrado e produtivo na entrega das soluções é muitas vezes um grande desafio, afinal de contas, são tantas as etapas a serem compridas, não é mesmo? Neste case, relato sobre os ganhos da união do time de UX e Negócios, como realizamos a divisão dessas tarefas e como driblamos as dificuldades enfrentadas durante o processo.

17:40 às 18:30 Porque saber o que você quer pode te deixar menos ágil
Evandro Silvestre

Frequentemente falamos sobre desenvolvimento iterativo incremental. Mas realmente sabemos o que é isso? É comum ver times pensando em MVP (ou features), quebrando em histórias e fazendo entregas pequenas. Só que essas entregas são incrementais pois acreditam que sabem o que querem. Mas no mundo dinâmico que vivemos, saber o que quer é menos eficaz e te deixa enviesado quando analisa o feedback do cliente. Precisamos abraçar a incerteza e pensar em produtos sem saber o que queremos e trabalhar de forma mais interativa do que incremental. Nessa talk, vamos falar sobre como navegar pelo desconhecido, a diferença entre iterativo e incremental, quando usar um, quando usar outro ou quando combinar

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Terça-feira, 16 de Julho de 2019

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Angelo Rossi Zarantoniello
Angelo Rossi Zarantoniello
Banco Sofisa Direto
Edson Nishi
Edson Nishi
C6 Bank / Globalcode
Fabio FOL
Fabio FOL
ARQENGTI
Guilherme Pacheco
Guilherme Pacheco
Gazin / Faculdade Alfa
Rodolfo Colares
Rodolfo Colares
Abu Consultoria

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online