TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha UX Design UX Design é sobre as experiências de pessoas e nada menos que isso.

UX Design é uma área conhecida como um grande guarda-chuva com aplicações em várias áreas.

Com essa trilha queremos apresentar muito mais do que só o básico. Queremos dar um panorama abrangente sobre aspectos importantes da área.

Sempre voltados para o chefe maior: as pessoas que utilizam nossos produtos e aplicações.

Como as pesquisas existem em ambos aspectos, queremos mostrar algumas aplicações.

Estudos de casos e aplicações no mundo real também são nossos principais objetivos, pois muito mais fácil aprender com os erros e acertos dos outros.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Por que as pessoas cegas não compram nos e-commerce?
Luciana Oliveira
O objetivo desta palestra, é apresentar dados coletados em entrevistas e pesquisa online com pessoas deficientes visuais sobre o consumo de vestuário e calçados em lojas físicas / online. A meta principal é mostrar como oferecer experiências mais agradáveis durante todo o processo de compras online, em especial para este tipo de público. Exemplificar boas práticas em HTML 5, CSS 3, descrição de imagens, detalhamento do produto e usabilidade para leitores de tela. Outras dicas, especificidades e curiosidades também serão abordadas conforme sugestão dos respondentes.
Usando Dados para Analisar Adoção de Produto
Huxley Dias

Neste talk veja como definimos uma estratégia de coleta e análise de dados para definir score de adoção de um produto SaaS que está migrando para o modelo PLG (Product Led Growth)

11:10 às 12:00 Como viés influencia o que desenvolvemos
Alda Rocha

As soluções que desenvolvemos são impactadas pelo viés que cada um de nós tem. Vamos aprender como evitar produtos e melhorias enviesadas com metodologias de UX.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Indo além do óbvio : A entrevista com autista que mudou meu jeito de conduzir projetos
felipe tozzatti andrade
Nessa palestra compartilho como uma entrevista com um autista transformou o meu jeito de conduzir os projetos, entender isso mudou meu processo dali pra frente e impactou nas minhas decisões, não só no uso de uma aplicação, mas desde o momento que vou elaborar um roteiro de entrevista e aplicá-lo com pessoas diferentes até na solução final, essa mudança me ajudou a entender como iremos garantir que estamos projetando para o que as pessoas realmente querem.
TODXS App: Os desafios e aprendizados de aplicar UX design em um aplicativo para população LGBTI+
Rafaela de Souza da Silva / Thaly Sanches
Lançar um aplicativo voltado para segurança da população LGBTI+ no Brasil foi a primeira proposta da ONG TODXS. A minha proposta era fazê-lo de forma centrada no usuário desde o início. Atualmente, dois anos depois do lançamento do MVP, gostaria de compartilhar o que aprendi, relembrei ou pude por em prática trabalhando com uma equipe de UX designers remota e voluntária em prol de uma causa.
14:10 às 15:00 Além das palavras: Como aplicar linguagem não-verbal em testes de usabilidade
Adrielle Vieira

O que você e seu usuário estão dizendo... quando não estão falando? Há milhões de anos atrás o ser humano possuía poucos recursos para a comunicação: pinturas para registrar histórias ou corpo para se expressar. Após o processo de evolução e atualmente com o constante avanço tecnológico, nossa comunicação está cada vez mais ágil. Mas quais comportamentos de nossos ancestrais ainda permanecem como herança evolutiva? Como podemos aplicar esse conhecimento em testes de validação? Nessa palestra vamos aprender como utilizar a comunicação não-verbal para coletar mais informações sobre o nosso usuário e deixar nossas avaliações ainda mais assertivas.

Como você está preparando as suas interfaces para serem "ouvidas" pelos usuários?
Marcelo Sales

É cada vez mais comum falarmos de interfaces conversacionais, o que nos trás um conceito de "não interface" visual. Consequentemente também é cada vez mais comum vermos pessoas conversando com as coisas, seja um celular, seja um assistente de voz em casa ou até mesmo uma TV. Já parou pra pensar que isso tem tudo a ver com acessibilidade? Como você está preparando as suas interfaces para que elas sejam "ouvidas" pelas pessoas? Essa apresentação tem a intenção de fazer você pensar e refletir sobre como está projetando produtos e serviços mais inclusivos e acessíveis.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 UX research real oficial - As coisas que ninguém fala sobre pesquisa
Rafaela de Souza da Silva
É muito comum vermos muitos resultados de pesquisa e suas aplicações. Mas na prática, quando se fala de UX research, as grandes descobertas escondem uma parte que não costumamos ver, a parte anterior as apresentações de resultados, que ditam o sucesso da pesquisa, mas que dificilmente são mostradas. Nesta palestra falo da prática do UX research, a parte nada glamurosa, porém muito necessária: as dificuldades em selecionar método, delimitar perfil, quantidade de participantes, definição de recompensa, local, configuração de atividades, entre tantos outros e os problemas recorrentes nesta preparação para que seja
UX para crianças: projetar, melhorar e tornar as experiências digitais incríveis.
Anne Fortes
Projetar boas experiências digitais para crianças pode ser uma tarefa extremamente difícil, levando em consideração uma série de limitações. Na verdade, a criança precisa de uma interface que leve em conta as características de desenvolvimento em cada estágio e o conjunto de habilidades que possui em diferentes idades. Vamos descobrir como as crianças se relacionam com a tecnologia e a evolução da UX neste contexto.
16:40 às 17:30 A importância da gestão de pessoas e a liderança de design
Rodrigo Lemes

Essa palestra consiste em apresentar ações do dia a dia na liderança de design e gestão de pessoas dentro de uma empresa. Como através de uma liderança que visualize a capacitação individual de cada pessoa de um time de design, possa implementar em uma cultura corporativa o foco em resultados através da experiência do usuário.

A importância do designer em sessões de refining de produto.
Rafael Xavier
Além dos ritos tradicionais dos times ágeis, é muito importante o designer incentivar sessões de refining, tanto para conhecer mais os itens do backlog, assim como envolver a tríade de produto (TDC 2017) junto com um tech lead, cobrindo boa parte dos fluxos e regras de negócio. Espera-se que o designer, atuando de forma cross e em dual track, torne-se um porta-voz do produto dentro do time, não dependendo somente do PO para esse papel. Projetos sem refining de negócios e/ou técnicos tendem a ter problemas de entendimento de interfaces, fluxos e regras de negócios erradas, gerando uma baixa performance do produto e piorando a sua experiência de uso
17:40 às 18:30 Como derrubar uma campanha publicitária com Design Research
Luciana Martins / Isabela Miranda
Nesta palestra vamos contar como foi possível convencer uma área de uma empresa de telecom a desistir de uma campanha que já estava paga (em horário nobre na televisão) com insumos de design research. É marketing ou Inovação? Nada disso, é sobre entender o usuário, lançar o produto, e desistir da campanha. Contaremos como áreas distintas podem trabalhar juntas com design research e modificar a proposta de um produto com dados e iniciativa.
Como projetar a experiência para interface invisível
Patricia Prado

Dentro de um cenário cada vez mais interativo, e que se desprende de artefatos visuais, como projetar mecanismos sensoriais que articulam com novas modalidades perceptivas e cognitivas? Um projeto desenvolvido no segundo semestre de 2018, o assistente de atendimento humanizado do 190, trouxe experiências práticas de como trabalhar com questões envolvendo a experiência humana com inteligência artificial, sendo mediado por uma interface de voz.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 17 de Julho de 2019

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Profissionais da área e interessados em conhecer a área de UX. Áreas relacionadas como desenvolvedores, da área de marketing e comunicação também são bem vindas.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Adrielle Vieira
Adrielle Vieira
HandMade Ux
Alda Rocha
Alda Rocha
Codamos
Anne Fortes
Anne Fortes
Santander Brasil
Huxley Dias
Huxley Dias
PunkMetrics
Luciana Oliveira
Luciana Oliveira
Sondery Creative Accessibility - FATEC Praia Grande
Marcelo Sales
Marcelo Sales
Itau Unibanco
Patricia Prado
Patricia Prado
Ideativo Design
Rodrigo Lemes
Rodrigo Lemes
Itaú Unibanco
Thaly Sanches
Thaly Sanches
Extra Life

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online