TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Inovação Como as empresas inovam, processos e mindset

Conhecer mais sobre como ocorre o processo de inovação por diferentes abordagens. Entender o que é requisito e como ela ocorre em empresas de diferentes setores e tamanhos.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Interoperabilidade de blockchains
Luiz Jeronymo

As redes de negócios usando blockchain estão se estabelecendo e múltiplas plataformas blockchain estão sendo adotadas. A interoperabilidade entre estas redes de negócios torna-se uma preocupação fundamental. Esta sessão explora várias estratégias de interoperabilidade e faz considerações sobre modelos de segurança e de governança no setor de serviços financeiros que podem ser afetados pela interoperabilidade.

Como e por que inovar?
Matheus Ceballos
Qual a necessidade de as empresas inovarem no atual mercado? Serão abordados quais os principais triggers para que as empresas iniciem o processo de inovação focando nas tecnologias da Industria 4.0. Serão apresentados mapeamentos e identificações de quais as dificuldades que as mesmas encontram com relação ao mercado e aspectos internos a empresa e como isso pode ser superado com planejamento e preparo prévio, afim de ganhar destaque/liderança de mercado.
O impacto da inteligência artificial na inovação
Leonardo Barros
A inteligência artificial pode aumentar muito a eficiência da economia existente. Mas pode ter um impacto ainda maior ao servir como um novo “método de invenção” de propósito geral que pode reformular a natureza do processo de inovação e a organização da P&D. Nós distinguimos entre aplicações orientadas à automação como a robótica e o potencial para desenvolvimentos recentes em “deep learning” para servir como um método de invenção de propósito geral, encontrando fortes evidências de uma “mudança” na importância da pesquisa de aprendizado orientada a aplicações desde 2009.
11:10 às 12:00 Polícia Militar, qual a sua emergência? Inteligência artificial e UX otimizando o atendimento do 190
Patricia Prado

No Brasil, existem mais de 20 números para emergências e a maioria das pessoas reconhecem com maior rapidez o 190 da Polícia Militar. Por isso, é a instituição que mais recebe ligações, das 4 mil ligações/dia apenas 300 são ocorrências emergenciais de fato. A Central Regional de Emergências da PM em Florianópolis tem uma equipe de 47 pessoas distribuídas em 4 turnos para realizar os atendimentos. Esta apresentação visa compartilhar o processo utilizado na construção da Assistente de Atendimento Virtual Humanizado - ISA, tendo como fio condutor o UX Research com base tecnológica de inteligência artificial.

Falhas do Design Thinking na tentativa de inovar
Elisa Sattyam
Design Centrado no Humano e Design Thinking são frequentemente usados para o desenvolvimento de soluções na busca pela inovação. Assim, o problema é identificado, ideias geradas, prototipadas e testadas. Bingo! Problema resolvido! Temos a inovação! Será? Os problemas de fato estão sendo resolvidos? Estamos resolvendo problemas e criando outros? Os problemas que estamos resolvendo realmente precisam ser resolvidos? Como podemos aprender a forma como a natureza resolve seus problemas? A palestra trará reflexões sobre o futuro da resolução de problemas, Design Thinking e Design Centrado no Humano através de casos reais, dados e questionamentos.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Digital innovation: How to foster crazy ideas that transform industries?
Tais Lima

Inovar em uma empresa industrial e madura não é uma tarefa fácil. Fomentar um mindset inovador, convencer stakeholders a seguir novos caminhos, e assegurar que estamos priorizando o que realmente gera valor São alguns dos desafios encontrados nesse processo. Nessa palestra, vamos apresentar como a Braskem organizou seu time, processos e rotinas para permear inovação digital em toda organização.

14:10 às 15:00 Do código à voz: como incorporar os recursos do Google Assistente ao seu produto
Bruno Santos / Tiago Missiato Rigoleto
A partir de um case real de inovação para um dos principais aplicativos de investimento do mercado brasileiro, demonstraremos como o Google Assistente pode ser integrado a um produto digital com o objetivo de potencializar seus recursos e funcionalidades, atendendo a necessidades de usuários e negócio. Durante a apresentação, mostraremos o caminho que percorremos para realizar esse processo de integração com sucesso, descrevendo seus desafios, requisitos técnicos e potenciais oportunidades de negócio encontradas a partir de soluções de interfaces conversacionais e machine learning.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Sinceridade Radical: como ser o chefe que todo mundo gostaria de ter!
Thomas Mansur
Nessa apresentação vou ensinar o framework de comunicação do livro best-seller Radical Candor (Sinceridade Radical) da autora Kim Scott! O objetivo da apresentação é ensinar as pessoas a identificarem como elas se comunicam (e como as pessoas se comunicam com elas) e ajudá-las a modular a comunicação para que os feedbacks sejam os mais sinceros possíveis, para construir relações verdadeiras e atingir os melhores resultados no negócio!
Ponto Cego: a premissa falha do lean startup model.
Michel Zetun
O Lean Startup é considerado a biblia do empreendedorismo moderno mas contém uma premissa falha. No ano passado, segundo um estudo do CB Insights, 42% das startups estudadas morreram por construir um produto que o mercado não deseja. O inimigo está muito mais perto do que você imagina, e ele está no seu ponto cego.
16:40 às 17:30 Inovação artificial: a hype dos chatbots
Maína Pivato Zacho
Um chatbot pode ser um grande aliado no processo de inovação com sua abordagem conversacional, mas é importante conhecer os limites dessa ferramenta e diferenciar expectativa e realidade.
Inovação no setor público: desafios e possibilidades
Rodrigo Narcizo

O setor público lida continuamente com problemas complexos e existe uma percepção geral da sociedade de que não há inovação no setor público. Será mesmo? O objetivo desta palestra é mostrar algumas das inúmeras inovações recentes que acontecem no setor público brasileiro e também mostrar os desafios da promoção da inovação nesta área.

Por que você precisa da Inovação Incremental mais do que da Disruptiva?
Rafael Nóbrega
Disrupção virou palavra da moda, vemos muitas notícias sobre inovações disruptivas: carros autônomos, impressoras 3D, IA, Computação Quântica. Todos querem ser disruptivos. Mas a verdade é que a inovação incremental é que vai te ajudar a permanecer ou chegar ao sucesso. Hoje em dia, as empresas estão investindo em novas metodologias como ágil e devops para acelerar a entrega de valor, mas vemos muitos casos de insucesso quanto ao valor agregado ao negócio e à experiência do cliente. Por isso, vamos discutir como as empresas mais inovadoras do mundo estão usando inovação incremental e experimentação para gerar aprendizado organizacional e diferencial competitivo.
17:40 às 18:30 Conectando Gigantes: a importância de preparar sua solução tecnicamente para inovação externa
Saulo Negri

Quantas companhias passam pelos problemas que seu negócio enfrenta hoje? E já pensou que alguma startup apaixonada por algum desses problemas já o resolveu em alguma das suas soluções? Como proceder para que essas soluções conversem sem atrito, tecnicamente falando? E melhor, como garantir que sua solução realmente aguenta o tranco de ter um salto de usuários depois de ter fechado uma parceria com uma empresa com uma força de vendas absurda? Nessa conversa vamos entender um estudo de caso de como grandes empresas e startups tendem a analisar um ao outro para avaliar potenciais parcerias e fornecedores e como se preparar para contornar os possíveis entraves no meio da relação.

Networking
Atividade de Networking incentivado.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 17 de Julho de 2019

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Gestores técnicos e gestores em geral


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Bruno Santos
Bruno Santos
XP Investimentos
Elisa Sattyam
Elisa Sattyam
CESAR/CESAR School
Maína  Pivato Zacho
Maína Pivato Zacho
Porto Seguro Cia de Seguros Gerais
Michel Zetun
Michel Zetun
PunkMetrics
Patricia Prado
Patricia Prado
Ideativo Design
Rodrigo Narcizo
Rodrigo Narcizo
Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)
Tiago Missiato Rigoleto
Tiago Missiato Rigoleto
Xp Investimentos

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online