TDC 2017
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Infraestrutura Ágil Quebrando paradigmas e evoluindo a sua infraestrutura!!!

Existe uma revolução em curso!!!

A TI fica cada vez mais ágil, e cada vez mais """"software defined"""", e o papel do sysadmin neste mundo está mudando, é preciso adaptar-se.

Venha conosco aprender a ser um agile sysadmin numa trilha que conecta os tradicionais domínios dos sysadmins a Devops, DevSecOps e metodologias ágeis.

Evolua sua infraestrutura como um todo garantindo suporte eficiente às operações de TI e desenvolvimento de software, tendo como resultado a garantia da qualidade do negócio.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Como times de Operação entregam Infraestrutura no mundo real
Mateus Henrique Prado

Ter uma infraestrutura ágil é mais do que ter deploy e entrega contínua. CI e CD é só um pedaço do desafio de tornar uma infraestrutura clássica em algo realmente ágil. Vamos mostrar o que os times de Operação estão entregando e chamando de Infra Ágil e apontar os caminhos do que realmente você precisa para ter uma infraestrutura moderna, muito além do provisionamento automático de servidores e auto scalling, como, network, storage e todos os metais que temos no Data Center. Vamos falar de ferramentas e técnicas para entrega de infra ágil no mundo real e o uso de Pipelines e testes dos códigos que produzimos no dia-a-dia nos times de Operação.

1-Click, 1-Command Installation: Provisionando o ambiente em um Comando.
Rafael Oliveira Silva

Demostrar como desenvolver automação para Infraestrutura e Aplicação, procurando tornar o proceso simples, até que consiga realizar a instalação de todos os componentes em apenas 1-clique/1-comando, Utilizando ferramentas modernas como Git, Puppet (ou Chef/Ansible), Vagrant, Jenkins entre outras, tanto para ambientes Online (ex: Puppet/Chef master e Infraestrutura Interna) ou ambientes on-premisse e offline (Infraestrutura do Cliente, sem acesso a Internet). No final da palestra uma demostração de uma instalação de aplicação web (Banco de dados, Servidor HTTP, etc.) no mode on-premisse e offline com possiveis customizações de configurações de forma simples e intuitiva.

11:10 às 12:00 Entrega contínua de imagens de máquina com Ansible, Packer e Jenkins
Eric Magalhães

Nesta palestra, vamos discutir como planejar e implementar um pipeline de entrega contínua de imagens de máquinas virtuais e containers utilizando o Jenkins para a criação a automação da pipeline, o Ansible para provisionamento e o Packer para os builds.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Criando infraestruturas modernas e escaláveis com as ferramentas da HashiCorp
Christopher Enytc

Hoje em dia as aplicações que nós criamos estão cada vez mais complexas e com vários microservices interligados cada um com uma finalidade diferente, gerenciar esses sistemas de forma fácil fica cada vez mais difícil. Felizmente existe uma forma de melhorar isso graças a HashiCorp, que é uma empresa que tem vários projetos open-source para ajudar a implementar DevOps no seu projeto ou empresa. Nessa talk vamos aprender como usar o Terraform para programar infraestrutura e controlar versões com Git, Nomad para deployar containers do Docker, e Consul para implementar service discovery, configuration e orchestration usando Scaleway para hospedar nossa infra nova.

14:10 às 15:00 InfraÁgil em prol de uma Cultura DevOps
Alisson Menezes

Visto que a cultura DevOps vem crescendo cada vez mais, fomos solicitados a participar de um projeto de transformação digital para uma das maiores instituições bancárias do país. Nosso objetivo era construir uma integração entre diferentes sistemas e fazer a escalabilidade deles dentro de containers em Docker. Para entregar esse projeto foram utilizadas várias tecnologias, como Python, Java, Nexus, Gitlab, Openshift e Docker, tudo isso integrado à um sistema interno onde o usuário pode criar um ambiente desenvolvimento simplesmente com alguns cliques. Pretendemos mostrar na palestra como Openshift, Nexus, Gitlab e Python podem ajudá-lo a construir um ambiente escalável de de aplicações web.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Autenticação nas nuvens
Bernardo Donadio

Duas alternativas de autenticação e autorização em clouds são analisadas: uma approach clássica (modo 1) com o FreeIPA da Red Hat, e outra approach descentralizada (modo 2) utilizando uma solução baseada em certificados utilizada no Facebook.

Entenda as vantagens e desvantagens de cada arquitetura, e aprenda a escolher a melhor alternativa para a sua organização, facilitando a migração para uma cultura de infraestrutura ágil.

16:40 às 17:30 Chega de receita de bolo: Gerenciando infraestrutura como código
Igor Abade V. Leite

Cansado de criar manuais de implantação (as famosas "receitas de bolo") que ninguém lê nem mantém atualizados? Que tal criar documentos "executáveis", que não apenas descrevem mas também CRIAM sua infraestrutura? Venha ver nesta palesta tecnologias como Chef, PowerShell DSC e Azure ARM Templates que ajudam com a tão falada "Infraestrutura como Código" no ambiente Windows.

17:40 às 18:30 Borg até o Prometheus: Site Reliability Engineering
Paulo Roberto de Castro Filho / Felipe klerk signorini

Apenas monitorar a infraestrutura não é o bastante, com as modernas arquiteturas de software e a necessidade de rápida entregas de software, começaram a exigir uma monitoria inteligente. Partindo do paper do Google apresentando o Borg iremos abordar os benefícios e técnicas para identificação de erros de forma granular traduzindo 0 e 1 para negócios.

Com histórico de métricas ?Time-series based?, alertas poderoso, bibliotecas de instrumentação em Java, Python, C#, Go, PHP, NodeJS, Erlang entre outros, apresentamos o Prometheus.io criado pela equipe do SoundCloud. O case é a implementação de nova equipe Site Reliability Engineering na estrutura de Operações de TI da B2W.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 21 de Julho de 2017

8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, Sysadmins, Suporte


Investimento

presencial:R$ 180,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Patrocinadores

Diamond



Silver


Realização