TDC 2017
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Computação Cognitiva Fique por dentro desta nova tendencia em aplicativos, sistemas integrados e experiências do usuário

Quando vemos filmes que usam tecnologia em uma realidade futurística, nos deparamos com supercomputadores, assistentes pessoais imersivos, casas interativas e as mais variadas formas de interações. O que pouca gente percebe é que a tecnologia do futuro já está acontecendo e, nesta trilha, vamos mostrar como podemos construir hoje as soluções do futuro

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Crie seu próprio assistente pessoal com o Actions SDK e Google Assistant
Neto Marin

Em 2016 o Google anunciou o Google Home e o Google Assistants, que iriam levar toda a tecnologia Google para sua casa e dispositivos. E esse ano, o Google anunciou o Actions SDK e a possibilidade de criar o seu próprio assistente com o seu próprio hardware. Nessa palestra vamos apresentar o Actions SDK e como você pode construir o seu próprio assistente, incluindo a demonstração de um assistente que responde perguntas sobre cerveja e também envia comandos a um termostato conectado.

11:10 às 12:00 Internet das Coisas (IoT) na Era Cognitiva
Gisele Consoline

Esta palestra ira mostrar o conceito de IoT e de sistemas cognitivos, além de mostrar através de uma demonstração, como os sensores se conectam na Plataforma em Nuvem e fazem o Watson falar!

Cognitive Computing: Where Big Data Is Driving Us
Ana Paula Appel

Cognitive systems are designed to draw inferences from data and pursue the objectives they were given. The era of big data is the basis for innovative cognitive solutions that cannot rely on traditional systems. While traditional computers must be programmed by humans to perform specific tasks, cognitive systems will learn from their inter- actions with data and humans. Not only is Cognitive Computing a fundamentally new computing paradigm for tackling real world problems, exploiting enormous amounts of data using massively parallel machines, but also it engenders a new form of interaction between humans and computers. As machines start to enhance human cognition and help people make better

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Chamando todos os Makers: Conheça o TJBot - Um projeto open source para acessar as APIs Watson de um jeito divertido
Leandro Cordeiro David / Rafael Teixeira

Conheça os serviços cognitivos do Watson através do TJBot, um projeto open source de um simpático robozinho conversador feito com Rasperry Pi. Aprenda a montar e customizar um TJBot pra chamar de seu. Watson é a plataforma de computação cognitiva da IBM.

Computação Afetiva X Cognitiva: Como a emoção pode ajudar computadores a decidir como humanos?
Willian Grillo

Para tomar decisões como seres humanos é preciso mais do que pensamento racional. Computadores precisarão desenvolver capacidades afetivas e emotivas, mas qual o caminho para chegar lá? Apresentaremos os estágios da Computação Afetiva, como as emoções se manifestam no corpo humano e como utilizar biosensores identificá-las.

14:10 às 15:00 Análise de big data em saúde para empresas
Gabriela Salim Spagnol

A Healthbit realiza análises de dados da utilização de serviços de saúde para empresas como uma estratégia para a redução de custos e melhoria da utilização dos sistemas de saúde. A palestra tem como público aqueles interessados na aplicação de ferramentas de big data para desenhar programas de saúde eficientes no mercado corporativo.

Investigação no século 21 - Como utilizar Analytics avançada para descobrir e previnir fraude, abuso e desperdício
Rodrigo Coutinho

Como garantir a integridade de processos financeiros, segurança de redes e a sua própria identidade on-line frente a tantos ataques, cada vez mais constantes e cada vez mais sofisticados? Dois grandes limitadores - volume de dados e dados não estruturados (texto, voz e vídeo) - restringem muitas - senão todas - as práticas convencionais de investigações de fraude, abuso e desperdício em empresas, governos e até mesmo em seu âmbito de contas pessoais de mídias socias. Iremos mostrar como métodos avançados de análise cognitiva tais como análise de texto (NLP), análise preditiva e grafos (Social Network Analysis) podem e devem ser um componente essencial do arsenal de qualquer investigador.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Processamento de Linguagem Natural OpenSource para Chatbots com NodeJS
Diego Dorgam

Conheça o HubotNatural, um projeto de chatbot que utiliza o framework de bots do github, o Hubot, combinado com a bibliota NaturalNode, uma ferramenta openSource para interpretação de linguagem natural. Com o HubotNatural você será capaz de desenvolver rapidamente as interações do seu chatbot, apenas configurando um arquivo YAML e criando classes em javascript para extender as funcionalidades do seu Bot. Saiba como criar um chatbot e colocar ele para atender no seu site, utilizando apenas o HubotNatural e o Rocket.Chat.

16:40 às 17:30 Integrando robôs e aplicações em nuvem
Julio M Faerman

Explorar novas interações para suas aplicações pode ser tão transformador quanto progredir em funcionalidades. Através de robôs de atendimento (chatbots) podemos tornar mais acessíveis diversos processos complexos. Transações financeiras, reservas de viagem, auto-atendimento ou mesmo automações técnicas: tudo pode ser controlado através de interfaces de linguagem natural.

Utilizando computação em nuvem, é possível desenvolver robôs altamente escaláveis e integrados. Desde o reconhecimento de fala até a integração com aplicações privadas, diversos serviços gerenciados simplificam este tipo de integração. Nesta sessão apresentaremos uma implementação de referência utilizando diversos serviços

17:40 às 18:30 Dê inteligência ao APP utilizando Cognitive Services
Jucinei Santos / Angelo Belchior

O processo da aquisição de conhecimento através da percepção, atenção, associação, memória, raciocínio e linguagem é denominado de cognição.
É possível utilizar todo poder da computação cognitiva para criar Bots, que interagem de forma natural e contextual com ferramentas que ampliam as experiências dos usuários usando as capacidades da inteligência computacional.
Há um crescimento exponencial de algoritmos de inteligência artificial que tratam de visão, fala, linguagem e conhecimento. Tudo isso ao seu alcance! Veja como utilizá-los!

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 20 de Julho de 2017

8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, designers, educadores, startups e todas as pessoas que queiram aprender sobre computação cognitiva


Investimento

presencial:R$ 180,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Patrocinadores

Diamond



Silver


Realização