TDC 2017
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Golang Conheça essa poderosa e versátil linguagem de programação

As empresas estão cada vez mais aderindo a linguagem de programação Go, criada pela Google, focada em alta performance, economia de recursos e extremamente produtiva. Venha conhecê-la você também!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Criando uma estrutura de dados e algoritmos de Data Science em Golang
Rodrigo Pinheiro de Almeida

Data Science e Golang são três palavrinhas e duas tecnologias que estão chamando muito atenção ultimamente. Venha saber um pouco sobre como implementar seus próprios algoritmos e estruturas de Data Science em Golang. Os pontos positivos e negativos de utilizar essa linguagem para esse domínio.

Instrumentando aplicações Go com Prometheus
André Santos Teixeira de Carvalho

Em uma arquitetura distribuída (microserviços, por ex) é bastante complicado identificar gargalos e componentes defeituosos, o que torna necessária a utilização de técnicas para expor métricas sobre o funcionamento interno de cada um desses componentes.

Nesta palestra irei fazer uma breve apresentação do Prometheus, uma ferramenta de monitoração de aplicações escrito em Go. Depois disso, iremos instrumentar uma aplicação web simples a fim de facilitar a monitoração e identificação de gargalos e problemas em produção. Iremos discutir, por exemplo, que partes do meu código devo medir e como organizar meu código de instrumentação.

11:10 às 12:00 Unveiling the power of Golang reflection
Derek Stavis

So you are new to Golang and would like to better understand Golang typing? Have you ever wondered how (un)marshallers work? Or even how to read struct tags? This talk is for you! Using reflection, we will go through the ways used to introspect the program at runtime, the basic types used to represent types and values, and also understand how struct tags work.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Go sem panic. Descubra onde vivem e como evitar panics desenvolvendo em golang.
Matheus Paiva

Uma simples introdução de como evitar os mais comuns tipos de "panics gotchas" programando em go e de quebra, como tratar erros tirando vantagem do melhor da linguagem.

Onde Go? Gerenciamento de processos assíncronos de alta disponibilidade.
Jeferson Belgamazzi

Esta mostrará uma abordagem de como o Golang se comporta ao lidar com o gerenciamento de processos assíncronos de alta disponibilidade.

Command line interfaces com Go
Willian Molinari

Go é mestre em ter libs fantásticas para fazer CLIs. Nessa talk rápida vamos conhecer algumas delas e ver como é fácil fazer uma coisa bonita e útil

14:10 às 15:00 gRPC 101 - O que é? Hello World! Wow!
Diego Garcia

O que é gRPC? como funciona? por que usar? como usar? quem já usa? Faremos um tour sobre os conceitos básicos por trás do gRPC, veremos alguns códigos para quebrar o gelo, seguido de alguns códigos com features interessantes e por fim veremos alguns projetos que já usam gRPC.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 React Native e Go Mobile, um supercombo no desenvolvimento de Apps Multiplataforma
William Vieira

React Native é atualmente umas das melhores alternativas para desenvolvimento de apps nativos usando JavaScript, mas como nem tudo são flores, a implementação de módulos nativos as vezes se faz necessária, eis que surge Go Mobile como uma alternativa para que esses módulos sejam escritos em Golang.

Processing thousands of files in seconds to help translation communities using Go
Arthur Silva

This is a case study of how a simple tool made with high efficiency practices can help online communities grow and work faster. I'll show how I made XML-Comp's tool (github.com/xml-comp/xml-comp), how It performs, my motivations of doing It and why you should use Go in your daily projects to automate everything.

16:40 às 17:30 Benefícios de usar Go para criar aplicações em ambientes críticos
Christopher Enytc

Nessa talk vamos explorar um pouco sobre como usar Go para criar sistemas para ambientes críticos, onde é preciso ter segurança e performance a níveis muito altos. Imagine um sistema de pagamentos que precisa ser imune a injeção de código malicioso, dependências com falhas de segurança e ainda ter performance confiavél sem precisar ficar subindo máquinas para aguentar a demanda. Iremos ver algumas carácteristicas de Go que vão nós ajudar a criar esse projeto, como código compilado, como usar vendoring, structs, interfaces e o framework Iris para criar um web service com alta performance para o nosso gateway de pagamentos.

17:40 às 18:30 Go na visão de um Pythonista
Luciano Ramalho

Go foi criada para substituir principalmente C++ no contexto do Google, mas ela também foi pensada para ser acessível para programadores Python, Ruby, PHP, JavaScript. Nesta apresentação falarei sobre as principais características dela, mostrando um exemplo em Go e Python lado a lado. Go tem ideias interessantes que fazem sentido na hora, e outras que demoram para encaixar. Gorrotinas e canais são uma grande ideia. O sistemas de tipos, é bem limitado em teoria, mas na prática funciona.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 22 de Julho de 2017

8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Para programadores de todos os níveis


Investimento

presencial:R$ 180,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Patrocinadores

Diamond



Silver


Realização