TDC 2017
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Mobile Novidades e tendências do universo mobile.

Seja para pedir um táxi ou o jantar, o smartphone têm se tornado indispensável no dia-à-dia com esta crescente intimidade do público com aparelhos de mobilidade. Esta forte tendencia tem atraído cada vez mais desenvolvedores para o universo mobile.

A Trilha será voltada para todas as vertentes do universo mobile, independente de plataformas, linguagens ou praticas.

Tire suas dúvidas com os peritos no assunto e converse com os desenvolvedores que estão por dentro das novas tecnologias.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Valide no papel
Augusto Rückert

Como usar protótipos feitos somente com papel e canetas para idealizar, iterar e validar a utilização e a utilidade do seu aplicativo mobile, antes mesmo de começar a programá-lo.

11:10 às 12:00 Por quanto tempo vamos precisar de Apps
Julio Matos

Desde o lançamento do primeiro smartphone eles se tornaram a solução mais almejada para todo e qualquer negócio. Os Apps inundaram as lojas (que existem apenas para vendê-los) e colocaram a pulga atrás da orelha de cada especialista que se perguntava: What's App?

O tempo passou e muitas dúvidas foram se consolidando, tendo o Gartner previsto no ano passado (e nós em uma palestra bem humilde há 3 anos atrás) que esse negócio de App seria abandonado! Será?

Mobile é a porta para o futuro, mas e a chave, qual seria?

Construindo aplicações PWA com Angular
Jefferson Martins de Andrade

Para uma aplicação ser considerada um PWA ela demanda a implementação de vários itens, como o estar em um servidor HTTPS, ter um design responsivo, contar com um manifest e um service worker, entre outros. Nesta talk iremos ver na prática como o Angular pode nos ajudar a implementar vários desses itens, facilitando e agilizando o desenvolvimento de uma aplicação PWA.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Mobile Growth - Técnicas para Aquisição de Usuários em Apps
Natasha Jones

Serão discutidas as principais técnicas para Aquisição de Usuários em aplicativos. Aumente a visibilidade dentro das Stores (Play Store e Apple Store) e traga usuários qualificados para seu App com técnicas de otimização e fontes alternativas de Aquisição de Usuários.

14:10 às 15:00 Desenvolvimento Nativo: Windows, macOS, Linux, Android, iOS
Fernando Luiz Rizzato

A TI já carrega muitos desafios, como orçamentos e prazos cada vez mais achatados e preparar releases para plataformas específicas e com linguagens impostas por essas plataformas gera um alto esforço em trabalho, tempo e dinheiro. Distribuir esses releases para uma gama cada vez mais ampla de dispositivos, é trabalho para heróis! Ententa como trabalhar com uma única base de código e entregar aplicações nativas melhores e no prazo que você quer ou seu cliente precisa.

Criando aplicativos nativos com NativeScript
Luan Curti Teixeira

O NativeScript vem ganhando muita força ultimamente, pois é mais uma alternativa muito interessante para desenvolver apps nativas utilizando JavaScript. Além de ter uma comunidade em constante crescimento.

Vamos ver na prática como desenvolver aplicativos com NativeScript e sua arquitetura utilizando Angular 2.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Apenas um código de testes para iOS e Android
Elias Nogueira

Você já automatizou testes funcionais para iOS e Android? Você já teve que criar dois scripts separados de suporte as ações para que fosse possível a execução? Venha aprender como criar testes funcionais para mobile crossplatform em uma sessão mão na massa!

16:40 às 17:30 Desenvolvimento mobile híbrido com Ionic 3
Loiane Groner

Ionic é um framework open source para desenvolvimento de aplicativos mobile híbrido, onde se pode desenvolver o aplicativo usando HTML/CSS e JavaScript, fazer acesso nativo usando Cordova e compilar o app para diferentes plataformas como iOS, Android e publicá-lo nas respectivas app stores. O Ionic 3 também tem como base de código o Angular 4. Vamos aprender como criar um app em alguns minutos usando os principais conceitos do Angular 2.x/4.x como Módulos, Components, Templates, Diretivas e Serviços + RxJS Observables. E também como usar funcionalidades de melhoria de performance do Ionic 3 como lazy loading e mock de plugins nativos e o que podemos esperar de futuras versões.

17:40 às 18:30 Kotlin: The "New" Kid On The Block!
Walmyr Carvalho

Kotlin está dominando o mundo! Após a linguagem ser anunciada como oficial para desenvolvimento Android pelo Google durante o Google I/O '17 muitos desenvolvedores ficaram curiosos com essa "nova" linguagem criada pela JetBrains. Mas na verdade o Kotlin não é tão novo assim, então porque o buzz só agora?

Nesse talk, vamos aprender como Kotlin pode te ajudar a ser mais produtivo, os benefícios dela comparada a outras linguagens JVM, como podemos começar a utilizá-la para desenvolvimento Android e web (ou até mesmo iOS no futuro) e porque empresas como Pinterest, Uber, Gradle, Evernote, Google, Trello 99, Nubank e muitas outras empresas já estão usando a linguagem em produção!

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 20 de Julho de 2017

8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Profissionais, estudantes e entusiastas de desenvolvimento mobile.


Investimento

presencial:R$ 180,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Patrocinadores

Diamond



Silver


Realização