TDC 2017
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha DataScience Ciência aplicada na solução de problemas (de empresas e de pessoas)

Com o cenário crescente no mercado brasileiro, queremos ajudar os diferentes setores de uma companhia a se preparar, estruturar e capacitar equipes desde o início do processo.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Pare de chamar tudo de KPI
Felipe Raffani

Nós temos todo tipo de número ao nosso dispor, cada ação de cada pessoa pode ser rastreada. Mas e como representamos aquilo que importa para o negócio de maneira clara e objetiva, sem usar um excesso de números? Nesta palestra vamos explorar a ligação entre métricas de diversos níveis, rastreando desde o objetivo da empresa até as ações mais simples, e criando métricas onde necessário, criando completude sem perder simplicidade.

11:10 às 12:00 Os dados chegaram ... o que eu faço agora ?
Jacques Brawerman

Se você quer começar a trabalhar com ciência de dados, então venha ver por onde começar !

Quais são os primeiros passos ao iniciar um projeto de ciência de dados ? Quais são os testes básicos que você pode fazer nos dados para saber quais algoritmos melhor se adaptam aos mesmos ? Além disso, mostraremos também alguns tratamentos para evitar que dados problemáticos (com ruídos, redundantes, ausentes ou inconsistentes) façam com que seus resultados não reflitam a realidade.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Big data e a globo.com
Renan Oliveira

Baseado no nosso case na globo.com, vamos apresentar ferramentas que usamos no nosso dia-a-dia e como estamos mudando a cultura da empresa para ser cada vez mais Data driven.

14:10 às 15:00 Introdução à Algorítimos genéticos - usando a biologia para desenvolver/codificar aplicações auto-evolutivas
Italo Jose de Oliveira

Os algoritmos genéticos utilizam conceitos provenientes do princípio de seleção natural para abordar uma série ampla de problemas, em especial de otimização.

Tópicos abordados:

  • Oque são algorítimos genéticos e onde eles se aplicam(cases de uso);

  • Como um algorítimo genético funciona(com fluxograma e tudo);

  • Demo (um "Hello Word!" em algorítimo genético)

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Resolvendo um problema de negócios em apenas duas semanas com Machine Learning
Lucas Navarro

Desde que Data Science se tornou uma área popular, algoritmos de Aprendizagem de Máquina(ML) estão sendo usados mais do que nunca na indústria. Técnicas de ML são incríveis para resolver uma gama enorme de problemas de negócios de maneira eficiente e rápida - são muito fáceis de implementar com o grande número de ferramentas disponíveis atualmente. Nesta apresentação iremos mostrar como modelamos e implementamos uma aplicação de ML para resolver um problema emergente na nossa empresa em apenas duas semanas. Queremos mostrar como um ambiente não-hierárquico e pro-criatividade de uma StartUp combinados com Aprendizagem de Máquina pode ser poderoso para criar soluções eficientes.

Estruturando time, infra e processos para tomar decisões de produto com 1+ bilhão de data points
Bernardo Srulzon

Data Science only matters when data drives action. Vamos explorar o que torna uma cultura data-driven realmente eficiente: quais são os objetivos do time de data science, como o time evolui com o tamanho da empresa, e quais processos permitem que ele contribua para melhores decisões de produto. Também vamos a fundo na infra-estrutura de coleta, enriquecimento e análise de dados, que permitem que estas decisões sejam tomadas rapidamente em um ambiente com mais de 1 bilhão de data points.

16:40 às 17:30 Discovering the hidden treasure of data using graph analytic
Ana Paula Appel

Graphs are used to map relations on unstructured data. Companies? data are most from database and mined using traditional data mining approach. However, model relational data as a graph can reveal useful insights and discovery relation among data that is ignored by traditional data mining techniques. In this work we used graphs to map physician relations using claim data as a proxy and this approach reveal interesting insights from health insurance company.

17:40 às 18:30 Debate sobre Data Science no Mercado
Debate sobre Data Science no Mercado
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Terça-feira, 18 de Julho de 2017

9 às 18 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Gerentes de áreas digitais, analistas de dados, analistas de negócio, desenvolvedores


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Embarcados Experience: Venha conferir informações de qualidade que auxiliam em projetos eletrônicos e servem para atualização do conhecimento.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Patrocinadores