TDC 2017
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Java EE A plataforma perfeita para suas aplicações coorporativas

Java EE é uma plataforma consolidada e que mantém um processo contínuo de evolução. Ao longo dos anos vem seguindo as tendências de mercado e tem se mantido alinhada às reais necessidades corporativas.

Por meio de padronizações (JSR's) a plataforma também oferece às corporações meios de atender seus requisitos não funcionais, tais como: disponibilidade, escalabilidade e manutenibilidade.

Estando atualmente na versão 7, as atualizações para a versão 8 estão andando em ritmo acelerado. Nesta trilha você poderá aprender mais sobre os recursos desta nova versão, além de se aprofundar em recursos já estabelecidos.

Não deixe de participar! Compareça e, se desejar, compartilhe as experiências que você já possui.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Que tal unir CDI 2.0, Java 8, Reactive Programming e Node.js?
Alexandre Gama

Reactive Programming já é quase obrigatório em aplicações modernas. Centenas de bibliotecas já existem para esse tipo de desenvolvimento e tomar a decisão de quais usar já leva mais tempo do que o próprio projeto em si. Que tal simplificar e usar somente CDI 2.0 que está saindo do forno na nova versão do JavaEE e ainda aproveitar a fantástica API padrão do Java 8? E para completar a diversão vamos adicionar uma pitada de Node.js para o nosso código Reativo. Venha ver bastante código, sem slides, claro!

Novidades do Bean Validation 2.0
Michael Nascimento Santos / Rodrigo Santos

Nesta palestra, você verá exemplos práticos de código das novas funcionalidades do Bean Validation 2.0, como suporte ao Date & Time API, Optional, validação avançada de collections e outras funcionalidades do Java SE 8.

11:10 às 12:00 Continuous Queries com Infinispan
Edson Yanaga

Qual é o processo tradicional de se processar dados em aplicações? Você executa uma consulta, traz os dados para sua aplicação, e os processa. E se o volume de dados for muito grande? E se você quiser ser notificado de mudanças nos dados?

Que tal pensar de modo diferente? E se ao invés de indexarmos os dados passássemos a indexar as nossas consultas? Quais novas possibilidades nós teremos? Interessado? Então participe dessa palestra para ver como Continuous Queries com Infinispan, um in-memory data grid, podem mudar a forma como você trata seus dados e suas consultas.

Automated scaling of microservice stacks for JavaEE applications
Ruslan Synytsky

In this session, we?ll show how to configure and package clustered Payara Micro with load balancing, automatic scaling and dedicated storage for building cloud-native microservices. Then with the help of cloud scripting and triggering, we?ll automate CI/CD for the deployed application and emulate the load to check the scaling and performance results.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Troubleshooting-Do caos à rápida solução de problemas utilizando ferramentas como: Splunk, Stage Monitor, NewRelic e Perf4J.
José Luiz Manzoli

Muitos projetos são criados sem o mínimo de planejamento, rastreabilidade e monitorias. Com isso fica muito difícil criar novas features e garantir que as antigas continuem funcionando, ou então solucionar bugs e/ou memory leaks.

O intuito é dar uma visão geral de como podemos pensar em rastreabilidade e identificação de problemas desde o início do desenvolvimento até a criação de monitorias e dashboards para o ambiente de produção.

Stress & Monitoring. Seek and Destroy bugs on Java and JavaEE Applications
Sandro Luciano Giacomozzi

Aprenda a monitorar suas aplicações Java e JavaEE com JavaMelody e Java Mission Control. Nesta apresentação, será demonstrado como utilizar duas ferramentas gratuitas de monitoramento, que tem por objetivo identificar possíveis bugs e falhas de configuração na aplicação em tempo de testes. Fazer o correto dimensionamento da aplicação para entrada em produção e acompanhamento da utilização em produção. Acompanharemos em tempo real, a utilização de memória, sessões web, estatísticas de acesso a banco de dados. Utilizaremos o jMeter para gerar carga em nossa aplicação demo.

14:10 às 15:00 Building reactive microservices with Vertx.
Claudio Eduardo de Oliveira

Com o advento de microservices as aplicações tendem a ser decompostas em pequenas peças de software. O Vertx é um framework open-source e lightweight que permite o desenvolvimento de aplicações com características de event sourcing e não bloqueantes na plataforma java. Nesta sessão serão apresentadas algumas das principais funcionalidades do framework como o EventBus , Circuit breakers e Service Discovery que auxiliam o desenvolvimento de aplicações distribuídas e as tornam resilientes e tolerantes à falha. No final da sessão será feito uma pequena demonstração de como rodar sua aplicação vertx com Docker.

MicroProfile ? sua aplicação enterprise na era de microservices e Cloud
Otávio Gonçalves de Santana / Rafael Benevides

Nos últimos tempos os termos mais utilizados no mundo do desenvolvimento de software são microservices e cloud computing. Novas ferramentas e conceitos vêm surgindo e a pergunta é com tanta inovação como Java Ee está posicionado? Com o intuito de ajudar no processo de inovação e criar mais ferramentas surgiu a iniciativa Eclipse MicroProfile que é formado, principalmente, pelos Java EE vendors e membros chaves da comunidade Java.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Criando de web services REST com Spring Boot e Spring Tool Suite
Maria Ane Dias

O que é um web service REST? Você ainda tem medo de fazer toda aquela parte de configuração? Venha descobrir o que é o Spring Boot e como usá-lo para criar web services REST de forma fácil e rápida usando o STS - Spring Tool Suite.

Construindo APIs de forma produtiva com Spring Boot, Spring Data e Spring MVC
Emmanuel Neri

Com as novas tendências de arquitetura de sistemas, onde há um maior número de aplicação se comunicando na forma de serviços a todo tempo, cada vez mais precisamos pensar em stack de desenvolvimento mais produtivas, de forma que, possamos facilmente inicializar e configurar aplicações como serviços para que possamos agregar despreocupadamente novas estruturas. Com isso, o Spring Boot apresenta uma série de características facilitadoras para criação de projetos, as quais, funcionam muito bem integradas com o Spring Data e Spring MVC, que são dois frameworks que proporcionam uma grande abstração nas implementações oferecendo uma excelente produtividade no desenvolvimento de APIs.

16:40 às 17:30 Angular 2.x/4.x para desenvolvedores Java EE
Loiane Groner

Angular 2.x/4.x é uma reescrita completa do popular framework frontend AngularJS. A nova versão é baseada em componentes (padrão HTML5 WebComponents) e esse novo padrão dos frameworks web modernos tem um efeito muito semelhante ao que o Spring teve na comunidade Java. Angular também usa EcmaScript 2015 e TypeScript, um superconjunto do JavaScript, que finalmente tornou o desenvolvimento da Web compreensível para desenvolvedores Java por ter uma sintaxe bem parecida com Java. Esta apresentação é uma visão geral do Angular com TypeScript e como podemos integrar o Angular com sua tecnologia Java favorita e como funciona a arquitetura e o processo de build de produção com Java EE puro e Spring

Deploy com Spring e Heroku em 20 mins
Fernando Almeida

Sabemos a a criação de microsserviços nos dias de hoje são realizados pelas grandes empresas utilizando ferramentas como Google Cloud, AWS. Mas quando se trata de projetos menores? Startups? Queremos soluções que sejam rápidas, fáceis de criar e que apresentem uma certa robustez e confiabilidade. Nesse contexto, o ferramental do Spring, junto com uma plataforma de deploy remoto como o Heroku pode ser exatamente o que você precisa para a criação de um serviço/uma API consistente e segura na nuvem.

17:40 às 18:30 Ganhando tempo com novas JSRs
Everton Tavares

Quando começamos um projeto geralmente temos um monte de coisas que devemos implementar e configurar, e isso consome geralmente muito tempo. Felizmente a comunidade Java possui ótimos projetos que pode nos economizar um valioso tempo. Esta palestra vou apresentar algumas bibliotecas que estão já disponíveis para uso, e que futuramente serão especificações Java, como a java money api e java unit api.

Lições Aprendidas com os Melhores Desenvolvedores Java EE do Planeta
Elder Moraes / Bruno Souza (JavaMan)

Desenvolvedores que trabalham com Java EE, microservices, Spring ou cloud têm muitas razões para estarem atentos às novidades do Java EE 8. HTML5, HTTP 2.0, JSON, CDI, suporte a cloud e outras melhorias são razões de sobra para celebrar. Mas ainda há mais. Quais são as vantagens para o seu projeto? Como essas inovações beneficiam o seu time? Quais desafios você enfrentará na prática? Quais são as oportunidades para a sua carreira? Para responder essas e outras questões nós entrevistamos os maiores desenvolvedores Java EE do planeta. Nessa palestra você descobrirá os seus segredos, dicas, desafios e como superá-los. Lições que permitirão você adotar o Java EE 8 hoje. Com confiança.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 20 de Julho de 2017

8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, Arquitetos de Software, Gerentes de Projetos, Líderes de Equipe, Testers, Estudantes


Investimento

presencial:R$ 180,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Patrocinadores

Diamond



Silver


Realização