TDC 2017
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM QUINTA Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Como um checklist pode ajudar a elicitar requisitos?
Annelise Gripp

Nessa palestra de 15 minutos falo sobre o trabalho do Analista de Negócios e apresento um modelo de checklist, como uma ferramenta que pode ser usado para levantar as necessidades de negócio do seu cliente.

Utilizando BDD para análise de negócio e desenvolvimento de projetos
Allan Rett Ferreira

A palestra visa demonstrar como é feita a análise do analista de negócio utilizando o BDD - Behavior Driven Development. Na apresentação serão demonstrados cenários de BDD desenvolvidos diretamente da necessidade do cliente, desde o levantamento de requisitos, validação dos requisitos, elaboração de documentação para o cliente e até acompanhamento do projeto durante a implementação. Analistas, desenvolvedores e testadores interagem a todo momento durante o processo de desenvolvimento e a apresentação irá demonstrar como esses 3 perfis fazem essa interação com o BDD e como a comunicação entre todos os envolvidos é muito melhorada utilizando essa técnica.

11:10 às 12:00 Como o Gerente de Produto pode auxiliar os stakeholders em processos decisório através de data analytics
Karina Kohl

Em todos os momentos do ciclo de vida de um produto, o uso de data analytics pode contribuir na efetividade do processo decisório. As decisões, antes baseadas apenas em instinto e experiência, ganham o suporte valioso da análise de dados. Data analytics pode auxiliar a identificar oportunidades de crescimento e ajudar a gerenciar riscos. Falarei sobre como data analytics viabilizou um projeto piloto a ser disponibilizado a toda carteira de clientes, após estar em risco pela ausência de feedback de usuários. Além disso, a abordagem conquistou os stakeholders e demais gerentes de produto que passaram a utilizar a estratégia em outros componentes.

Gestão de processos de negócio usando metodologia BPM
Rafael Lessa

Várias organizações estão adotando as tecnologias de BPM sem aplicar as disciplinas de BPM e descobrem que seus esforços foram em vão por não entregar os resultados prometidos, e as suas iniciativas de BPM posteriormente são extintas. Está palestra tem como objetivo mostrar como a disciplina de BPM junto com ferramentas de BPMS podem auxiliar na análise de negócios e impulsionar as empresas para diminuir custos e otimizar desempenho.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Inteligência Artificial na AWS
Julio M Faerman

A AWS oferece uma família de serviços inteligentes que fornecem aprendizagem de máquina na nuvem e tecnologias de deep learning para atender diversos casos de uso e necessidades. Para os desenvolvedores buscando adicionar serviços de I.A. gerenciados a seus aplicativos, a AWS traz reconhecimento de linguagem natural (NLU) e reconhecimento automático de fala (ASR) com o Amazon Lex, busca visual e reconhecimento de imagem com Amazon Rekognition, conversão de texto em fala (TTS) com o Polly, e sistemas de recomendação com o Amazon Machine Learning.

Se você está apenas começando com AI ou você é um especialista em aprendizagem profunda, esta sessão fornecerá uma visão geral significativa de com

14:10 às 15:00 Criando micro-serviços reativos com Java
Rodrigo Cândido Silva

Serviços reativos foram definidos pelo Manifesto Reativo. Eles são construídos para serem flexíveis, fracamente acoplados, escaláveis, e também qualificados com base nos quatro principais princípios: responsividade, resiliência, elasticidade e dirigido à mensagens. Java e a plataforma Java EE oferecem uma ótima estrutura com bibliotecas para implementar serviços reativos e transformá-los em uma arquitetura otimizada para micro-serviços. Esta palestra apresentará as melhores práticas para implementar serviços reativos em Java usando RxJava, definindo uma arquitetura de micro-serviços baseada em casos reais e boa práticas aplicadas.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, leite, água mineral saborizada, sanduíches e cookies. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Dados e Microservices: lidando com bancos legados na era de serviços distribuídos
Edson Yanaga

Nas arquiteturas de microservices, com suas múltiplas partes distribuídas e interconectadas, não podemos permitir que o downtime gerado por um único componente derrube o sistema inteiro. Isso é especialmente delicado em sistemas usando bancos legados, originados de arquiteturas monolíticas. No legado um modelo dominante é o baseado em transações, consistência forte e CRUD. E para garantir integridade e consistência sem gerar downtime, é necessário rever esses conceitos.

Nesta palestra discutiremos consistência eventual e consistência forte, CQRS e Event Sourcing, e como essas técnicas se relacionam e se aplicam em estratégias de integração e evolução de dados relacionais, no contexto de mic

16:40 às 17:30 Uma nova velha alternativa para Injeção de Dependências
Paulo (JCranky) Siqueira
A Injeção de dependências surgiu como uma solução para o problema da composição de uma aplicação completa e seus componentes, de forma flexível na qual pudéssemos substituir facilmente cada pedaço individual por outro. O resultado obtido com o uso de ferramentas Guice e Spring é de valor inegável, mas será que não fomos longe demais? Nesta palestra vamos visitar as alternativas mais conhecidas mencionadas acima, Spring e Guice e, em seguida apresentar uma alternativa na qual usaremos apenas construtores... e um pouco de "mágica" fornecida pela linguagem Scala.
17:40 às 18:30 Expectativa vs Realidade do UX design no mundo dos negócios
Bruna Ferencz
Em muitos momentos achamos que trabalhar com desenvolvedores e engenheiros é um desafio, mas nada se compara com uma mesa de negociação. Além de mostrar o valor do design que você faz, é preciso desenvolver aquele jeito maroto pra dizer que aquela ferramenta ou sistema antigo ? aquele legadão, sabe? ? está cheia de oportunidades para trabalhar o UX. Vem descobrir como a gente faz ;)
UX e Growth Hacking
Fernando Nunes

GrowthHacking tem se tornado fundamental no processo tração de novos negócios, as vezes a preocupação com o usuário fica de lado. O foco na experiência do usuário também pode gerar hipóteses para testes e ajudar no processo de Growth.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 4 de Maio de 2017

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Investimento

R$ 240,00 /R$ 120,00 (estudante)

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.


Patrocinadores

Diamond



Silver

Área Makers

Apoio

Apoio Mídia


Realização

Internet