TDC 2017
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Java EE A plataforma líder para backend em constante evolução.

O JavaEE continua sendo uma plataforma líder utilizada em grande escala por pequenas e grande corporações mundo a fora. Esta plataforma define um conjunto ideal de funcionalidades para empresas que possuem uma visão moderna dos seus processos de negócio e produtos que demandam requisitos não funcionais, como: disponibilidade, escalabilidade e manutenibilidade. Venha conhecer em detalhes as novidades que estão sendo planejadas para a nova versão Java EE 8.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 A trilogia: SpringMVC + SpringData + AngularJS
Fabricio Vallim / Emmanuel Neri

Nessa palestra mostraremos algumas escolhas arquiteturais feitas no desenvolvimento de um produto que permitiram que a aplicação evoluísse de forma saudável, ou seja, atrelando código de boa qualidade e ótima produtividade. A stack base de tecnologia que sustenta esse produto é formada pela trilogia SpringMVC, SpringData e AngularJS. Mostraremos trechos reais de código extraídos da própria aplicação com o intuito de alinhar teoria e prática. Citaremos também outras tecnologias utilizadas tais como QueryDSL, Lombok, Flyway e Bower. Se você não conhece essa "sopa de letrinha" venha assistir essa palestra pois, provavelmente, pode estar deixando de aplicar muita coisa bacana no seu projeto.

Monitoramento de aplicações Java e JavaEE
Sandro Luciano Giacomozzi

Aprenda a monitorar suas aplicações Java e JavaEE com JavaMelody e Java Mission Control. Nesta apresentação, será demonstrado como utilizar duas ferramentas gratuitas de monitoramento que tem por objetivo identificar possíveis falhas na aplicação em tempo de testes, fazer o correto dimensionamento da aplicação para entrada em produção e acompanhamento da utilização em produção. Acompanharemos em tempo real, a utilização de memória, sessões web, estatísticas de acesso a banco de dados e muito mais.

11:10 às 12:00 WildFly Swarm: Criando Microservices com Java EE 7
George Gastaldi

Microservices é a arquitetura do momento. Todos estão falando sobre Spring Boot, NodeJS, DropWizard e outros frameworks, mas nenhum deles é tão completa quanto a oferecida pela especificação Java EE. Nesta sessão live-coding você vai aprender sobre o WildFly Swarm, e como transformar um projeto Java EE 7 qualquer em um microservice.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 DDD com Hibernate e Spring
Everton Tavares

Domain Driven Design (DDD) é uma série de boas praticas para desenvolvimento de suas regras de negócios, definida por Eric Evans, que se alia fortemente nos princípios da Orientação a Objetos.

Essa palestra você irá aprender como reescrever uma modelagem baseada em setters e getters para uma orientada a objetos, utilizando as boas práticas definidas pelo DDD, e utilizando os recursos do Hibernate e Spring.

Integrando dados com Apache Camel
Tiago Henrique Bono

Veja como é simples integrar dados. Foque no negócio, deixe o resto para o Camel!

14:10 às 15:00 Criando micro-serviços reativos com Java
Rodrigo Cândido Silva

Serviços reativos foram definidos pelo Manifesto Reativo. Eles são construídos para serem flexíveis, fracamente acoplados, escaláveis, e também qualificados com base nos quatro principais princípios: responsividade, resiliência, elasticidade e dirigido à mensagens. Java e a plataforma Java EE oferecem uma ótima estrutura com bibliotecas para implementar serviços reativos e transformá-los em uma arquitetura otimizada para micro-serviços. Esta palestra apresentará as melhores práticas para implementar serviços reativos em Java usando RxJava, definindo uma arquitetura de micro-serviços baseada em casos reais e boa práticas aplicadas.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 CDI & NoSQL = Artemis
Otávio Gonçalves de Santana / Ivan Junckes Filho

Com o nascimento do Java EE 6, houve uma grande reviravolta no mundo Java EE. Um dos recursos mais marcantes com esse lançamento, certamente, foi o CDI. A injeção de dependência, além da extensão elevou as aplicações Java EE para um novo patamar e com lançamento do Java EE 7 e as promessas do CDI 2.0, com o Java EE 8, ficará ainda melhor! Porém, uma das grandes lacunas no mundo Java EE são as integrações com os bancos não relacionais. Tendo que, muitas vezes, realizar toda a programação e integração manualmente. Recém-lançado, o projeto JNoSQL, da Eclipse Foundation, visa a comunicação e integração da aplicação Java com os bancos NoSQL.

16:40 às 17:30 Cloud Native Java com Kubernetes
Edson Yanaga

Atualmente todos querem criar aplicações Cloud Native que são modernas, escaláveis e resilientes. Já sabemos que precisamos de configuração centralizada, agregação de logs, monitoramento, healthchecking, circuit breakers, tracing, service discovery e ainda mais. E se nós pudéssemos ter tudo isso sem ter que modificar ou criar uma única linha de código?

Nesta palestra mostraremos como melhorar a sua aplicação feita em Spring Boot (ou mesmo Java EE) com Kubernetes: você pode utilizar uma plataforma para resolver a maior parte dos seus problemas. Para o restante você ainda pode utilizar sidecar containers como Linkerd sem ter que lidar uma única @Annotation no seu código.

17:40 às 18:30 JHipster - Criando Aplicações com Spring Boot e AngularJS 2
Tiago Anselmo Carpanese

Iremos demonstrar o uso do gerador de aplicações JHipster que tem como base arquitetural o framework Spring Boot e todas as tecnologias que o envolvem.

Vamos abordar e demonstrar os seguintes tópicos: - Novidades da versão 4+ - Principais Tecnologias - Utilização das opções disponíveis para criação da aplicação? - Passo a passo da criação de uma aplicação com JHipster. - O que são módulos do JHipster? - JDL Studio: Teoria e prática para criação das entidades da aplicação. - JHipster UML na prática. - Deploys automatizados com JHipster. - Monitoramento da Aplicação

Criando Backend robusto JPA, JAX-RS e Hibernate
Neri Aldoir Netzke

É demonstrado como criar Sites e Sistemas web com Front-end totalmente responsivo usando (Html5, css3, javascript, Booostrap e AngularJS), no Back-end (Java, JPA, Hibernate, Wildfly, MySQL, PostgreSQL, Amazon, JAX-RS (Web Service JSON e XML). MVC: O sistema inteiro foi feito usando MVC (Model, View e Controller), separando toda a programação em camadas.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 4 de Maio de 2017

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, arquitetos de software, gerentes de projetos, líderes de equipe, testers ...


Investimento

R$ 240,00


Patrocinadores

Diamond



Silver

Área Makers

Apoio

Apoio Mídia


Realização

Internet