TDC 2017
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Python Pessoas > Tecnologia

A edição Python Brasil [12], realizada no ano de 2016 em Florianópolis, reuniu 600 pessoas da comunidade brasileira e internacional. Python é uma das mais requisitadas e populares linguagens de multi-propósito. Nesta trilha, além de recursos da linguagem teremos muita interação com a melhor parte da linguagem, a sua comunidade!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Como contar uma história com seu código: Programação Literária com Notebooks
Melissa Weber Mendonça

A ideia de Programação Literária é antiga, mas quase não é utilizada hoje em dia. Talvez por falta de uma ferramenta mais direta, confundiu-se o paradigma da programação literária com documentação, quando são coisas muito diferentes. Para que se utilize de fato este paradigma, é necessário mudar a forma de pensar nosso código, de maneira que este tenha uma estrutura compatível com a maneira de pensar dos humanos, e não das máquinas. Nesta apresentação, descreverei o objetivo e a execução da programação literária através de exemplos construidos em (Jupyter) Notebooks, usando a linguagem Python.

11:10 às 12:00 Arquitetura de camadas em python e quanto isso pode ajudar.
Isaac Felisberto de Souza

Será apresentado como conceitos de arquitetura de software e padrões de projeto também podem ser aplicados quando desenvolvemos em Python. Veremos exemplos práticos de como isso traz maturidade ao projeto e o quanto ajuda na manutenção e evolução do mesmo. Por fim será mostrado case de como isso é importante no desenvolvimento de soluções para área financeira na empresa Nexxera.

12:10 às 13:00 Python + Flask + MongoDB = Quokka CMS e Acessibilidade para deficientes visuais com Python
Marcos Paulo Santana
  • Python + Flask + MongoDB = Quokka CMS O que acontece quando reunimos a melhor linguagem de programação, o melhor microframework e o banco NoSql mais quente do momento?

O resultado disso é muito bom, Quokka é um CMS open source desenvolvido com estas tecnologias.

Ele foi criado por @rochacbruno um dos maiores devs python do Brasil, muito ativo na comunidade Python.

  • Acessibilidade para deficientes visuais com Python Conheça um projeto open source que está facilitando a vida de muitas pessoas que precisam usar o computador para estudar, ler, trabalhar, pagar contas, se comunicar, mais elas não possuem visão, ou parcial ou total.

Quer conhecer? Então não perca esta apresentação!!!

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Avaliação de testes A/B com Pandas
Larissa Rodrigues Lautert

Antes de qualquer alteração no ecommerce, é fundamental validar se a nova proposta realmente tem o efeito esperado. E para decidir qual grupo é o melhor, basta escolher o que teve mais vendas, certo? Errado!

Conheça todas as análises feitas na Chaordic durante o acompanhamento de testes A/B. Mostraremos como usamos o Pandas para detectar outliers, montar intervalos de confiança, estimar o tempo de duração do teste, e por aí vai.

Análise de dados com Python para iniciantes
Matheus Braun Magrin

Empresas do mundo todo reconhecem a análise de dados como uma ferramenta essencial para aumentar o rendimento, porém, ao mesmo tempo em que a importância do campo cresce, muitas pessoas não sabem nem por onde começar - e ainda acreditam que é necessário ser estatístico para entender alguma coisa. O objetivo dessa palestra é auxiliar interessados a superar suas barreiras iniciais e mostrar que é fácil começar a ler, interpretar e aprender com dados.

15:10 às 16:00 Faça Kung Fu com Pandas!
Andressa Sivolella

Aviso! Esta não é uma palestra sobre Kung Fu, mas sim sobre como explorar de maneira interativa a biblioteca open-source Pandas, escrita em Python.

Pra quem não sabe, quando estamos trabalhando com Ciência de Dados, é bastante comum utilizar esta biblioteca para manipular o conjunto de dados que se tem em mãos, como uma etapa anterior a aplicação de qualquer algoritmo de Machine Learning.

O objetivo desta palestra é mostrar a você a alta performance provida pelo Pandas e também como é fácil utilizá-lo. Através de exemplos interativos utilizando Jupyter Notebook, você perceberá que não precisa ser especialista na área pra cair dentro de análise de dados.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Coroutine e Concorrência
Kaueh moreno

Como as linguagens de alto nível aprenderam a utilizar o SO em benefício próprio. Esse talk tem como objetivo mostrar e apontar o funcionamento de alguns processos internos do sistema operacional, tais quais: processos, threads, context-switching etc. E como as linguagens de alto nível. como python, aprenderam a se beneficiar dessas operações e processos para aumentar a performance em tempo de execução. Mostrarei alguns conceitos e como coroutine funciona internamente, além de alguns exemplos práticos de melhora em termos de performance que isso trouxe à linguagem.

17:40 às 18:30 Go na visão de um Pythonista
Luciano Ramalho

Go foi criada para substituir principalmente C++ no contexto do Google, mas ela também foi pensada para ser acessível para programadores Python, Ruby, PHP, JavaScript. Nesta apresentação contarei como tem sido a minha jornada com Go, minha estratégia para aprender a linguagem, e falarei sobre as principais características dela, mostrando exemplos. Go tem ideias interessantes que fazem sentido na hora, e outras nem tanto. Gorrotinas e canais são uma grande ideia. O sistemas de tipos, na teoria, é bem limitado, mas na prática funciona. No geral, Go é muito eficaz para o tipo de problema que se propõe a resolver: sistemas server-side, fornecendo e consumindo APIs pela rede.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 3 de Maio de 2017

10:00 às 18:30 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Pessoas iniciantes ou profissionais na área de programação ou curiosas interessadas na linguagem Python.


Investimento

R$ 180,00