TDC 2017
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Java Venha conhecer as principais novidades da linguagem e da plataforma Java

Cada vez mais a evolução do Java como linguagem e como plataforma é acompanhada de perto pela comunidade brasileira, e a sua presença em diversos dispositivos confirmam sua força no ambiente corporativo. Com a versão 8 do Java disponível desde março de 2014 e a versão 9 prevista para o início de 2017, a trilha apresentará palestras sobre a evolução da linguagem e da plataforma bem como experiências de mercado sobre a utilização da versão atual reunindo profissionais reconhecidos pelo mercado.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Programação Reativa com Vert.x
Edson Yanaga

Esqueça a teoria, ignore os acadêmicos: no fundo o que interessa pra nós é CÓDIGO! Nesta palestra nós não iremos desapontar os desenvolvedores! Em uma sessão de live coding nós iremos criar aplicações utilizando o modelo de programação reativa do Vert.x para mostrar como lidar com a nova geração de sistemas que estão sendo desenvolvidos hoje.

11:10 às 12:00 Java em containers Docker: Paraíso ou esquecimento?
Ricardo Martinelli de Oliveira

Java é uma plataforma que traz muitas facilidades ao desenvolvedor, com gerenciamento de memória e Garbage Collection, bem como facilidades em paralelismo. Agora, com a chegada do Docker, Java traz alguns desafios novos e que sem o devido cuidado pode levar sua aplicação ao sucesso ou à falha. Nessa apresentação irei apresentar algum dos desafios para os desenvolvedores Java frente à essa nova tecnologia.

Kotlin 1.1! What's new?
Thiago Frederico Costa Porciúncula

Kotlin é uma linguagem para a JVM cada vez mais aceita na comunidade. A versão 1.1 introduz diversas features importantes que fazem diferença no dia a dia do desenvolvedor. Essa apresentação vai mostrar o que você precisa saber para ter certeza que está em dia com as últimas melhorias incluídas na linguagem.

12:10 às 13:00 Implementando Testes De Forma Prática Com JUnit, Mockito e PowerMock
Alexandre Rodrigues

Você sabe o que é JUnit? E Mockito e PowerMock? Nunca viu, usou ou só ouve falar? Então saiba como utilizar os principais frameworks de testes para Java, mesmo que você nunca tenha escrito um teste sequer. O objetivo da palestra é introduzir de forma rápida e prática o JUnit, desmitificando seu uso e como você pode complementá-lo com os frameworks Mockito e PowerMock.

Testes além do TDD: Automação para REST, Web e Mobile com Java
Elias Nogueira

Muito se fala em TDD, sua aplicabilidade e o ganho que esta técnica traz... Mas você já parou para pensar que existem outros níveis de teste que devem ser testados? Nesta sessão totalmente mão na massa venha aprender sobre ferramentas para automação de serviços REST, aplicação web e mobile.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Trabalhando com Grandes Devs, nos Melhores Projetos
Bruno Souza (JavaMan) / Maria Ane Dias
Queremos mudar o mundo, e melhorar a vida das pessoas. E sabemos que a melhor maneira de crescer como desenvolvedor é trabalhar em projetos inovadores, com outros desenvolvedores profissionais. Mas... Como fazer isso? Precisa mudar de empresa? Ter certificação? E fazer aquelas entrevistas dificílimas? Será que eu consigo? Nessa conversa, vamos desmistificar o que está por trás dos grandes desenvolvedores, e te contar todos os segredos para você crescer na sua carreira.
15:10 às 16:00 Java + NoSQL = Iniciativa JNoSQL
Daniel Cunha / Marcelo de Souza Vieira

Os bancos NoSQL estão cada vez mais popular no mundo do desenvolvimento de software. Os seus diversos tipos (chave valor, documentos, coluna e grafos) fazem com que a escolha do banco de dados seja algo tão crucial quanto a definição de uma linguagem de programação. Um dos grandes problemas do mundo NoSQL se refere a grande variedade e o alto impacto na mudança de um banco de dados, lock-in. Com o intuito de tornar a tecnologia ainda mais popular, além do baixo impacto na migração de um banco de dados, lock-in, nasceu o projeto JNoSQL. O JNoSQL é um projeto, da Eclipse Foundation, cujo o intuito é criar ferramentas para realizar a integração da aplicação Java com o banco não relacional, obje

Gerando aplicações Spring Boot e AngularJS com gerador de código JHipster
Edlaine Teodora Silva Zamora

Fazer o startup de aplicações Web com Java Stack tem custado muitas horas de engenheiros experientes. Quem nunca sofreu ou gastou muito tempo com configurações de frameworks, bibliotecas, gerenciador de dependências, entre outros ao criar um projeto Java web? Aprenda a gerar toda sua arquitetura com JHipster com apenas alguns comandos e economizar seu tempo.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, leite, água mineral saborizada, sanduíches e cookies. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Melhorando a performance do seu Código Java
Carlos Linares / Alessandra Maciel Paz Milani / Roberto Raguze Flores

Vamos abordar o uso de estrutura de dados para melhorar a qualidade de código levando em consideração a notação e complexidade, conhecida como Big O Notation. Apresentaremos também benchmarks para declaração de variáveis, métodos, manipulação de listas, entre outros, e como esses itens podem impactar de maneira negativa a performance de toda solução se não utilizados de maneira otimizada.

Revisão de Código. Um caso de uso!
Alexandre Rodrigues / Bruno Cavalcante Soares / Jonathan Souza Santos / Thiago Marques da Silva

Já fez um manutenção em um código macarrônico? Já teve que indentar um código para poder entendê-lo? Você já encontrou problemas oriundos de simples descuidos? Então saiba que a revisão de código pode ajudá-lo de forma rápida e eficaz. Apresentaremos um caso real de uso de revisão em um projeto e apresentaremos uma ferramenta que poderá ajudá-lo nesse processo.

17:40 às 18:30 Modularização com Java 9
Everton Tavares

Java 9 está programado para 2017, e vem com um pacote cheio de novidades!

Uma das mais interessantes com certeza é o suporte a módulos, que vai trazer uma nova forma de pensar na hora de organizar e planejar as aplicações. Nessa palestra vamos ver como vai funcionar, e como trabalhar com módulos a partir da nova versão.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 6 de Maio de 2017

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Profissionais e interessados na Plataforma Java.


Investimento

R$ 240,00


Patrocinadores

Diamond





Realização