TDC 2016
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Xamarin Crie aplicativos móveis nativos para iOS, Android e Windows Phone utilizando C#

Nesta trilha vamos explorar a plataforma Xamarin, entender como reduzir custos e compartilhar código construindo aplicativos nativos com uma só linguagem de programação.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Os primeiros passos com Xamarin.Forms
Rafael Moura
Nesta palestra vamos entender o que é, e como funciona o Xamarin.Forms, aprender a desenvolver um aplicativo com alta produtividade utilizando essa biblioteca que nos permite compartilhar uma porção imensa de código.
11:10 às 12:00 Trazendo mais produtividade no desenvolvimento de layouts em Xamarin.Forms com Gorilla
Christian Fabio Lavelli Gonçalves / Oberdan Bitencourt Ferreira
O Gorilla Player é uma ferramenta que pode trazer maior produtividade na elaboração de layouts para o desenvolvimento de aplicações em Xamarin.Forms. Nesta palestra serão apresentadas suas principais funcionalidades.
Padrões assíncronos em MVVM aplicados à Xamarin
William Barbosa
Esta palestra tem como objetivo demonstrar a importância da assincronia dentro da plataforma Xamarin, explorando as ferramentas que o C# nos dá para trabalhar com código assíncrono (e como elas funcionam internamente) e também discutindo práticas que auxiliam na manutenibilidade de aplicações que utilizam o padrão MVVM e código assíncrono.
12:10 às 13:00 Xamarin Forms e os problemas que você deve evitar
Ione Silva de Souza Junior
Precisa de um projeto mobile rápido? Quer uma experiência nativa? Multiplataforma? Xamarin Forms é uma ótima escolha pois atende a todos estes requisitos, mas tome cuidado, pois existem coisas que você precisa saber. Nesta palestra, vamos entender alguns dos problemas existentes atualmente nesta plataforma de desenvolvimento mobile e discutir alternativas.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Xamarin.Forms não resolveu? E agora?
Felipe Momm / Douglas Kazumi
Xamarin.Forms é recomendado para protótipos de apps e aplicativos LOB (line of business), que não tenham designs muito sofisticados ou muitas funcionalidades nativas. Mas o que podemos fazer se os requisitos mudam no meio do caminho e precisamos disso num segundo momento? Nessa palestra falaremos sobre e mostraremos alguns exemplos de Custom Renderers, Dependency Services e Bindings para iOS e Android.
15:10 às 16:00 Desenvolvendo aplicações com Xamarin.Android
Valerio Ferreira
Uma introdução ao desenvolvimento de apps android com demonstrações práticas utilizando o Xamarin.Android seguindo a estrutura de desenvolvimento nativa como resources, layouts, activities, intents. Só que tudo isso utilizando C# e PCLs para a maior compartilhamento de códigos para outras plataformas caso seja necessário.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Utilizando MVVM em aplicações móveis: uma comparação entre Android, iOS e Xamarin
Thiago Nunes Cechetto / Oberdan Bitencourt Ferreira / Guilherme Endres
MVVM é um padrão arquitetural que se adapta perfeitamente em aplicações mobile. Saiba através desta palestra como aplicar esse padrão em diferentes plataformas mobile, destacando as diferenças no uso em cada uma delas.
17:40 às 18:30 Como manter a qualidade dos nossos Aplicativos?
Leonardo Soares Lima
Iremos demonstrar as ferramentas disponibilizadas pelo Xamarin para manter a qualidade de nossos aplicativos, em diversos devices em todas as plataformas através do Xamarin Test Cloud, além disso vamos também falar de como monitorar o seu aplicativo em tempo real, depois da sua publicação na loja, através do Xamarin Insights.
Como o Mono libertou o .Net
Sandro Luiz Bihaiko
Nesta viagem no tempo, entenda como a implementação open source do .Net, chamada Mono, moveu o modelo de distribuição comercial da microsoft para o mundo do software livre. Entenda as novas estratégias adotadas pela Microsoft e conheça as consequências para o desenvolvimento de software no Brasil e no Mundo.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 11 de Maio de 2016

10:00 às 18:30 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores Mobile, Arquitetos Mobile, Desenvolvedores .NET, Arquitetos .NET e pessoas que gostariam a aprender a criar aplicativos mobile.


Investimento

R$ 200,00


Patrocinadores

DIAMOND


GOLD

SILVER



REALIZAÇÃO