TDC 2016
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Análise de Negócios Recomendar soluções para que uma organização atinja seus objetivos.

A análise de negócios possibilita entender a estrutura, as políticas e operações de uma organização e recomendar soluções para que esta atinja seus objetivos. E, na criação de produtos de software, Fred Brooks certa vez disse o seguinte: "A correta definição sobre o que precisa ser feito é a parte mais difícil do desenvolvimento de sistemas. Nenhuma outra compromete tanto um projeto quando mal executada. E nenhuma é mais difícil de ser corrigida". Portanto, seja da maneira tradicional ou ágil, a análise de negócios vem cada vez mais contribuindo para a melhoria do processo de criação de soluções de negócio baseadas em software. É sob a análise destes temas, com palestras instrutivas e casos de sucesso e fracasso, que esta trilha propõe reunir quem se desafia a conceber soluções para problemas do dia-a-dia de indivíduos e organizações.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 A importância da negociação para a vida e a TI
Guilherme Flores da Cunha da Motta
Nesta palestra relâmpago de 15 minutos, será feito duas dinâmicas rápidas onde os participantes irão perceber na pratica como negociamos desde que nascemos sem nem perceber e como isto impacta no nosso dia a dia de trabalho. A realidade e o contexto atual de TI nos demonstra que desenvolver e entregar software deixou de ser uma atividade isolada onde os desenvolvedores recebem pedidos e entregam o que esta escrito.
A magia da simulação
Michel Pereira Cordeiro
Nesta palestra apresentarei sobre como analisar processos através do Business Process Modeling Notation (BPMN) e como simular e configurar cenários através de uma ferramenta de automatização. Traremos sobre: - Desenho do processo atual; - Nem toda melhoria de processo precisa de um software; - Quando simular processos; - Técnica de análise What-if; - Análise de custo, tempo e carga;
Modelagem de Negócio: Preparando a Organização para a Mudança
Rafael Targino
Processos, Regras, Requisitos, Termos, Fatos, Objetivos, Direcionadores, Ativos, Produtos... existe uma variedade muito grande de conceitos relacionados "ao negócio" permeando a nossa organização. Mas a despeito da utilização de um ou de outro na nossa empresa, você sabe como eles se relacionam entre si para formar a arquitetura de negócio da organização? E qual seria o grande benefício de construir toda esta estrutura para a análise de negócio?
11:10 às 12:00 Negócios e Produtos, um caso de amor ou ódio?
Bianca Luttenschlager
Nessa palestra falarei de toda ligação e necessidade de alinhamento entre as áreas de negócios e produtos. A ideia é mostrar como funciona a estrutura das duas áreas e todo fluxo de atividades que antecedem um grande lançamento. Levarei o case do UOL Host Painel do Desenvolvedor (http://www.uolhost.uol.com.br/paineldev), exemplificando a união dos dois times de uma forma colaborativa.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Construindo um Produto mais Data Driven!
Mateus Gabriel Bosa
"Nessa palestra vamos apresentar o case da Resultados Digitais, que conseguiu definir KPI?s de produto permitindo que os seus times trabalhassem com técnicas de Growth e OKRs buscando melhorar ativação, retenção e sucesso dos seus clientes. Serão abordados conceitos que definem boas métricas de Produto: * Ser comparativa: para que seja possível comparar esta métrica com ela mesmo em outros períodos de tempo ou com concorrentes e outros negócios. * Ser compreensível: uma fácil compreensão de uma métrica promove o entendimento de todo o time, e consequentemente o alinhamento da equipe. * Ser uma taxa: é muito mais simples pensar em agir sobre uma taxa do que sobre um número absoluto, e além disso taxas são métricas comparativas. * Mudar um comportamento: é a mais importante pois a análise da métrica deve possibilitar mudanças e ações que gerem melhores resultados nela mesma. Com um processo de medição bem definido conseguimos estabelecer a prática da realização de experimentos e priorização de roadmap. E para isso é muito importante o conhecimento de técnicas para análise de dados como Segmentação, Cohorts e Testes A/B, que serão apresentadas na palestra. Além disso mostraremos como definimos os KPI?s de Produto da Resultados Digitais a partir de um MVP com uma funcionalidade do RD Station com base nas melhores práticas aplicadas no Vale do Silício. O foco da palestra será como desenvolver métricas para o seu negócio criando uma cultura Data Driven que prioriza a entrega de sucesso aos seus clientes."
Fishbowl
Todos os participantes
Discussão em grupo que promove o diálogo e a troca de experiência entre os participantes.
14:10 às 15:00 Gerenciamento de produtos em desenvolvimento de software
Jefferson Kobs
O case de gerenciamento de produtos da Way2 foi criado para organizar as tarefas relacionadas aos produtos em um claro cenário de expansão da empresa. Diante disso, a palestra vai abordar os problemas encontrados durante a organização do método, além de explicar como é feita cada uma das fases abaixo: - Seleção de funcionalidade para backlog dos produtos - Priorização da roadmap dos produtos - Especificação de requisitos com User Stories - Acompanhamento das sprints - Versões e release notes de clientes - Manual atualizado em cada versão do produto Durante a palestra serão feitas demonstrações do método nas próprias ferramentas Jira Agile e Confluence.
Como construir um Roadmap
Alexandre Santos Spengler
Um dos grandes desafios de um gestor de produto é definir os próximos passos deste produto, para onde ele vai e que funcionalidades ele terá. Para ajudar neste processo podemos criar um Roadmap, mas como construir um Roadmap centrado nos objetivos de negócio da empresa? Esta palestra tem objetivo de mostrar como executar este processo, criando e mantendo um Roadmap que represente os objetivos de negócio da empresa e atenda as necessidades dos usuários.
Dos requisitos à implantação em uma palestra
Rafael Chaves
Esta palestra apresentará a abordagem de desenvolvimento baseada em modelos executáveis. Nesta abordagem, programadores usam uma linguagem que é otimizada para modelagem de domínios de negócio, e o mapeamento para a arquitetura alvo é feito de maneira automática, acelerando bastante o tempo de desenvolvimento. A abordagem apresentada (exemplificada por Executable UML e Shaler-Mellor) é bastante usada em indústrias como aviação, militar, automotiva e telecomunicações, mas pouco conhecida na área de sistemas de gestão. A palestra incluirá uma demonstração completa incluindo modelagem do negócio, testes, prototipação, produção do código e implantação na nuvem.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Análise de Negócio com BPM
Rafael Lessa
Na palestra vamos ver o que é BPM de forma bem rápida e como podemos utilizar da para realizar uma análise de negócio mais eficiente. Vendo também como priorizar problemas e soluções por meio de técnicas de análise de Business Process Modeling.
Você tem o mindset do analista de negócios ágil?
Marcelo Menezes Neves
"Nesta palestra discorrerei sobre os 7 princípios do novo analista de negócios: 1. Entregar valor 2. Colaborar 3. Iterar 4. Simplificar 5. Considerar o contexto 6. Decidir sabiamente 7. Adaptar"
Um Analista de Negócios pode trabalhar como Business Coach?
Annelise Gripp
Nessa palestra irei explorar as competências de um analista de negócios e como aproveitá-las em outras funções. - Qual o trabalho de um analista de negócios? - Quais as competências pessoais e técnicas um analista precisa ter? - Quais as competências de um Business Coach? - Como fazer a transição de uma função para outra? Todas essas perguntas serão exploradas e farão com que os participantes sejam capazes de fazer tal transição e evoluírem sua carreira."
16:40 às 17:30 Gamestorming: brincando de gerar soluções
Hilton Menezes
Um jogo pode ser pensado como uma alternativa para a reunião de negócios padrão. A maioria dos jogos envolvem 3 a 20 pessoas e duram de 15 minutos a uma hora e meia. Um jogo suspende alguns dos protocolos habituais e os substitui com um novo conjunto de regras para a interação. Jogos podem exigir alguns adereços como notas, flip-charts, marcadores, imagens aleatórias de revistas ou através de objetos instigantes. Habilidades em Gamestorming incluem fazer perguntas (abertura, navegação, examinar, experimentar, fechamento), estruturação de grandes diagramas, esboçar ideias, fundir palavras e imagens em linguagem visual, e mais importante, improvisar conduzir o jogo a um resultado efetivo.
O canvas da proposta de valor
Bruno Loreto
"A palestra é com base no último livro de Alex Osterwalder ""Value Proposition Design"". Um conteúdo ferramental fantástico para ajudar empreendedores a tirar ideias do papel se debruçando sobre o canvas da proposta de valor como forma de encontrar o que realmente pode tornar seu negócio diferenciado aos olhos do cliente. Tópicos abordados na palestra: - O Canvas da proposta de valor - Entenda os Jobs to Be Done - Encontre o encaixe entre produto e cliente - Conheça técnicas para validar suas hipóteses - Aprenda a como conduzir entrevistas ao seu cliente
Criando valor na era social
Alex Magalhães
Esta apresentação é baseada no livro da Harvard Business Review, escrito por Nilofer Merchant, uma mulher que já faturou mais de 18 bilhões de dólares com o lançamento de centenas de produtos. A ideia é apresentar as 11 regras descritas por ela em seu livro. São regras que quando aplicadas resultam em inovação e crescimento. Além disso, mostrar o relacionamento destas regras com o dia-a-dia de projetos ágeis, em especial a importância delas para o analista de negócios e o product owner.
17:40 às 18:30 Use-Case 2.0 - Incorporando práticas ágeis aos Use-Cases
Jean Hauck
Desde que foi inicialmente proposta, em 1987, tendo sua notação posteriormente incorporada à UML, a técnica de Casos de Uso vem sendo aplicada com muito sucesso para diversos fins no desenvolvimento de software, sendo mais especificamente utilizada para coleta e análise de requisitos. Entretanto, com o passar dos anos, o crescimento das abordagens ágeis desafiou a adaptação dos Casos de Uso às demandas dos novos tempos da Engenharia de Software. A resposta foi proposta mais recentemente por Ivar Jacobson, o pai da criança, como Use-Case 2.0. O Use-Case 2.0 incorpora princípios e práticas de gerenciamento e modelagem ágeis aos conceitos já comprovados na modelagem de Casos de Uso. Nesta palestra serão apresentados: - A motivação para o Use-Case 2.0 - O histórico dos casos de uso - Os seis princípios - O conceito de Use-Case Slices - Como utilizar esses conceitos em um ambiente de desenvolvimento de software ágil
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 11 de Maio de 2016

10:00 às 18:30 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Analistas de negócios/sistemas, analistas de requisitos, POs, gerentes de projetos e todo profissional preocupado com a melhoria organizacional


Investimento

R$ 200,00


Patrocinadores

DIAMOND


GOLD

SILVER



REALIZAÇÃO