TDC 2016
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha UX Design Validando ideias e construindo negócios centrados no usuário

"O mercado digital hoje encontra-se altamente competitivo, com clientes e usuários extremamente exigentes. Esse cenário tem obrigado as soluções a irem além das funcionalidades básicas baseadas no ponto de vista do desenvolvedor ou do dono da empresa. Muitos negócios já perceberam esta necessidade de propor boas experiências focadas no entendimento das necessidades do usuário como fator fundamental para o sucesso e competitividade de seu produto no mercado. O user experience design é um conceito que envolve os vários aspectos da relação entre a empresa/produto e o cliente/usuário ao longo de vários pontos de contato. Ao fim dessa jornada pode-se alcançar uma percepção positiva e satisfação plena por parte dos clientes que refletem diretamente o quanto suas expectativas e necessidades foram contempladas ou surpreendidas. Temas relacionados: _Processos de design _Métodos de pesquisa / UX Research _Lean UX e Ágil _Integração desenvolvedores e designers _Service Design _Visualização de dados"

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 O usuário está bêbado
Adriano Schmidt
Seu site deveria ser tão simples que uma pessoa bêbada poderia utilizá-lo. Se um bêbado conseguir, a chance de outras pessoas conseguirem também é alta! E como fazer isso? Essa palestra explicará conceitos, técnicas e ferramentas e dará dicas de usabilidade e UX para fazer seu site, app ou sistema à prova de bêbados.
Entendendo nossos usuários
Simone Beltrame / Glauco Cardoso de Oliveira
Nesta palestra vamos apresentar nossas primeiras experiências com pesquisa de campo e observação de usuários no time de produto da Resultados Digitais. Nosso principal objetivo é entender os nossos usuários, conhecer a fundo suas atividades, atitudes e motivações. Posicionar o usuário no centro de um processo de design é a chave para o sucesso sustentável de um produto. Ao observamos nossa base de usuários percebemos que existem perfis bem diversificados, cada qual com diferentes necessidades e expectativas. Por isso a importância de observar metódicamente os usuários do produto e entender quais são os padrões comportamentais apresentados pelas pessoas que usam o serviço. Com este conhecimento é possível projetar produtos que respondem às necessidades de todos esses grupos de usuários. Estamos utilizando a ferramenta Personas como método de pesquisa para definir arquétipos de usuários a partir de padrões comportamentais observados em pesquisa qualitativa. Cada persona representa um grupo de pessoas que possui características semelhantes. Vale ressaltar que entender o usuário é um processo contínuo, não acaba nunca. Uma vez que são definidas as personas que utilizam o nosso serviço, é preciso estar constantemente em contato com os nossos usuários. Suas necessidades, objetivos e motivações não são estáticas, elas estão em constante evolução.
Teste de usabilidade na Sprint; Entrega contínua de boas experiências
Glauber Laender
?A maioria das ferramentas e processos ensinados para trabalhar UX de um produto conflitam com os métodos ágeis em sua premissa de trabalhar todos juntos com o mesmo objetivo em suas iterações. Quero apresentar conceitos da UX aplicadas nos métodos ágeis e alguns cases de testes de usabilidade aplicados durante a Sprint. Primeiro paradigma a ser quebrado é de que esses testes devem ser feitos por um profissional especialista. Desenvolvedores, POs, SMs também podem realizar testes e resolver user stories usando técnicas simples de Design Centrado no Usuário. Isso tudo durante a Sprint.
11:10 às 12:00 Interfaces Naturais
Edu Agni
Entenda quais são os princípios de design fundamentais no contexto Mobile para projetarmos Interfaces para dedos, e não para cursores.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Guia de sobrevivência para designers em um time de desenvolvedores
Lívia Vasconcelos de Arruda Amorim
Quando comecei a trabalhar como designer de produto, me vi rodeada por desenvolvedores. Todas as metodologias e processos eram voltados para a área de desenvolvimento. Em 2 anos aprendi algumas coisas que podem te ajudar a integrar design e desenvolvimento em um único processo. Apresentarei várias dicas para vocês colocarem isso em ação!
Dev e designer em projetos de UX, vai ter briga?!
Christian Spilhere / Diego Motta
Em um projeto de UX, desenvolvedores e designers tem uma relação bastante intensa e por que não dizer, tensa, na maioria das vezes. São duas áreas complexas mas que precisam estar alinhadas com o escopo do trabalho e seus objetivos. Desenvolvedores pensam de uma forma, designers de outra. Mas qual a melhor forma destes dois perfis trabalharem juntos? Nesta palestra, contaremos um pouco do dia a dia de trabalho destes profissionais, contando suas ângustias (algumas), felicidades (muitas) e dicas de como melhorar o trabalho em equipe.
Desenvolvedores dentro do processo de solução
Luciano Medeiros Marcelino / Lucas André de Alencar
Descubra quais os prós e contras quando desenvolvedores são integrados no processo de ideação da solução de um produto. Você verá que há muito mais vantagens do que desvantagens!
14:10 às 15:00 Sketch + Zeplin
Giovane Berny Possebon
Como melhorar a relação entre designer e desenvolvedor? A combinação entre Sketch e Zeplin vai aumentar muito a produtividade de ambos.
Material Design - Mesmice ou inovação?
Ivan Henrique Tavares Pauletti
O Material Design dividiu o mercado de profissionais de UI e UX. Estamos vivendo um momento de ouro da experiência de usuário e das interfaces então vamos explorar um pouco a importância dessa linguagem visual e questionar os benefícios e falhas de utilizá-la
A experiência do usuário no contexto cultural
Lais Célem
Quando projetamos seguimos guidelines e tendências globais, acreditamos em "leis" absolutas e projetamos de acordo. E usamos nossa parcela de conhecimento intrínseco, intuitivo, nosso background de experiências e referências para criar algo novo e interessante. Mas o que acontece quando projetamos para um diferente contexto cultural? Sabemos que o contexto cultural do usuário afeta suas necessidades e desejos, mas como esse contexto afeta também usabilidade e interface gráfica?
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 A definir
16:40 às 17:30 FishBowl - Discussões de temas polêmicos.
Txai Wieser
Formato de encontro que funciona em cima de uma discussão em que os debatedores não são fixos, quebrando-se assim um velho conceito de apenas consumir a informação, mas também interagir e compartilhar conhecimentos e experiências. A dinâmica acontece em cima de um tema inicial conduzido pelo moderador e um timer diz a hora de trocar de tema, que vai sendo alterado de acordo com o feedback da platéia. Todos participantes podem (e devem) contribuir nas discussões dos assuntos! :) Alguns dos temas: ? O futuro das plataformas da Apple. ? Tendencias de arquitetura de aplicativos. ? Gerenciadores de dependências. ? Storyboards vs. Código. ? Entre outros assuntos. Aceitamos sugestões. :)
Inspetor Bugiganga ou como as pesquisas criativas podem enriquecer o processo de desenvolvimento
Luciana H Terceiro
Quando pensamos em pesquisa com usuário, o primeiro pensamento que vem à cabeça é que este pode ser um processo longo e demorado e que não combina com os métodos ágeis. Na verdade, as formas de testar e validar conceitos e interfaces também podem ser ágeis e criativas, trazendo resultados rápidos e colocando em prática o design centrado no usuário mesmo em situações bastante dinâmicas. Nessa palestra, iremos abordar algumas formas de testes rápidos e que podem ser usados por todos.
17:40 às 18:30 UX design como estratégia para conquistar clientes e impactar negócios
Priscilla Albuquerque / Cilene Ribeiro
"Com o aumento da competitividade e maturação do mercado foi ficando claro que grandes negócios que hoje se destacam existem essencialmente para resolver problemas reais de pessoas reais. As metodologias do user experience design que focam em entender a fundo esses usuários e suas ?dores? acabam por gerar soluções muito mais coerentes e assertivas causando impactos significantes na proposta de valor das empresas. Dessa forma o UX design tem se tornado uma estratégia indispensável para o sucesso e conquista em diferentes mercados, principalmente os digitais e inovadores como startups e empresas de tecnologia."
Projetando negócios com sentido
Bárbara Thiele
A competitividade no segmento financeiro e, em especial na área de meios de pagamento e adquirência considerando as inúmeras soluções entrantes, faz com que cada vez as empresas busquem se diferenciar na relação com o cliente e a clareza e simplicidade nas informações dispostas nos meios digitais são fundamentais nesse processo. Foi pensando no usuário e na complexidade das informações que a empresa brasileira líder desse segmento viu a necessidade de projetar uma nova experiência online - um novo portal do cliente. Será apresentado o case completo do projeto, desde pesquisas e análises até o desenvolvimento do wireframe - protótipo visual do sistema.
10 coisas que aprendi trabalhando com UX
Guilherme Marques
Apresentarei um compilado de pontos importantes que pude aprender trabalhando em diversos projetos de UX pelo Brasil.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 13 de Maio de 2016

10:00 às 18:30 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Designers, desenvolvedores, PO (Product Owner), empreendedores e curiosos.


Investimento

R$ 200,00


Patrocinadores

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REALIZAÇÃO