TDC 2016
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Android Desafios no desenvolvimento de aplicações para plataforma mais popular do mundo.

A mobilidade já faz parte de nosso cotidiano. E muitos dos produtos lançados no mercado aplicam o conceito de Mobile First. O maior desafio é desenvolver uma aplicação que atenda as necessidades do usuário e que além de tudo seja rentável. Para isso é preciso estar preparado, conhecer as diversas práticas recomendadas, estar por dentro das bibliotecas mais utilizadas e aplicar as metodologias necessárias para desenvolver um app de sucesso.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Android Nativo x Híbrido? Quando? Quanto? Por que?
Darlan Borges / Pierry Borges
Com a concorrência e prazos cada vez menores para a entrega de MVPs que mais parecem o produto final, escolher entre desenvolver uma aplicação nativa ou híbrida é uma tarefa complicada, porque devemos considerar diversos aspectos. Responderemos essas perguntas e outras perguntas na palestra: Que pontos devemos considerar? Quais os cenários para cada aplicação? Qual o custo para cada projeto? O público alvo importa?
Android Studio 2.0 What?s new?
Thiago Nunes Cechetto
Palestra relâmpago para apresentar as novidades do novo Android Studio. O grande foco da versão mais recente da principal IDE para desenvolvimento Android é a melhora da velocidade de instalação e execução dos aplicativos em desenvolvimento. Nesta palestra, mostraremos de forma rápida as melhorias de velocidade, além das outras novidades que agilizam o desenvolvimento Android, incluindo o esperado novo emulador.
11:10 às 12:00 Melhora de performance em aplicativos Android
Aruanã Kaique Ferreira
Em um ecossistema cada vez mais competitivo de aplicativos, um cuidado extra com a performance pode fazer toda diferença em engajar e manter seus usuários. A palestra vai mostrar algumas técnicas e ideias para fazer app robustas e fluidas.
Usando o UiAutomator como uma ferramenta de controle
Gabriel Alan Gehm Marques
"O UiAutomator é ferramenta para testes unitários de usabilidade para o Android, porém este uso pode ser extendido para controlar um dispositivo Android por meio de um computador. Para conseguir isso utilizou-se uma arquitetura cliente-servirdor, sendo o dispositivo Android o servidor e o computador o cliente. No dispositivo Android utiliza-se um programa escrito em Java utilizando o UiAutomator, para ler um socket e executar determinadas ações conforme as mensagens recebidas pelo socket. No computador utiliza-se um telnet para enviar mensagens ao dispositivo Android. Esta arquitetura é possível pois utilizando o adb podemos redirecionar um socket local do computador para um socket do dispositivo Android."
12:10 às 13:00 Entrando no mundo nativo com o Android NDK
Eduardo Carrara de Araujo
"Você acredita que desenvolve aplicações nativas para a plataforma Android? Já ouviu falar do Android NDK mas não sabe muito bem o que fazer com ele? Nesta palestra serão abordadas aplicações do Android NDK, como começar a explorá-lo, os desafios envolvidos e as ferramentas disponíveis. Se você tem interesse em começar a aproveitar essa parte do SDK e não sabia muito bem como ou porque esta é a sua chance! " Portanto serão exploradas algumas aplicações do NDK em áreas como visão computacional e jogos, e apresentados alguns conceitos básicos para iniciar o uso desta parte do Android SDK. Espera-se que ao final desta palestra você seja capaz de começar a explorar o NDK com seus próprios experimentos. "
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Turbinando a Build usando Gradle
Eduardo Felipe Ewert Bonet
Para você build.gradle é só o arquivo onde adiciona depndências? Gradle é muito (MUITO) mais que isso: aprenda a usar a ferramenta para automatizar o processo de build, customizando totalmente o seu app para diversos ambientes (free, pro, dev, test, prod). Troque a url da API, o ícone, o nome do package, até mesmo o código de uma classe. Gradle é uma ferramenta essencial no cinto de utilidades de qualquer dev Android.
15:10 às 16:00 Criando um app Android utilizando Kotlin
Luiz Sant'Ana / André Luiz Cardoso
"Kotlin é uma nova linguagem de programação, criada pela JetBrains, com a intenção de rodar em qualquer ambiente que tenha uma JVM. A motivação para criar essa linguagem foi de trazer clareza ao código, segurança e ferramentas que auxiliem na construção de um app."
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Testes no Android
Rafael Toledo
Se antes havia a desculpa de ferramentas imaturas, ambientes problemáticos, IDEs pobres em suporte a testes, hoje a realidade é outra. Nessa apresentação veremos que testes dentro da plataforma Android já são realidade e devem ser parte integrante do dia-a-dia de todo aquele que desenvolve seus aplicativos utilizando o sistema da Google. Espresso, Robolectric e JUnit são só algumas das ferramentas que veremos nessa apresentação.
17:40 às 18:30 Por que você deveria estar usando Dagger
Rodrigo Lessinger
"Está começando um projeto do zero? Não está? É um projeto pequeno? Enorme? Médio? Precisa testar? Não quer nem saber disso? Não importa, Dagger está aqui para te ajudar. Vamos ver como o Framework de injeção de dependências da Google pode facilitar seu trabalho e de quebra deixar seu código mais desacoplado."
Introdução à Reactive Programming no Android
Guilherme Pereira Branco
"Palestra voltada aos que ouviram falar sobre RxJava e querem aprender sobre a biblioteca que todos os programadores legais estão comentando."
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 13 de Maio de 2016

10:00 às 18:30 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Estudantes, profissionais e entusiastas do mundo mobile.


Investimento

R$ 200,00


Patrocinadores

DIAMOND


GOLD

SILVER



REALIZAÇÃO