TDC 2018
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha .Net Explore o .NET, do console a nuvem

.NET é um Framework que proporciona um modelo de programação consistente e uma maneira compreensiva de se desenvolver aplicações visualmente fantásticas sem abrir mão da usabilidade, segurança e produtividade da pessoa desenvolvedora.

Nesta trilha vamos falar sobre suas linguagens, recursos e ferramentas disponíveis trazendo novidades do mundo .NET para profissionais que queiram se aprofundar no framework e seu uso com serviços na nuvem.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Regras de negócio loucas, imprevisíveis e um legado de 20 anos! Desafios na migração para C#
Gabriel Schmitt Kohlrausch

Você possui um ambiente legado grande e complexo? Onde regras de negócio estão dispersas em várias partes do código? E agora existe o desafio de migrar para uma plataforma ou framework novo? Se você passou ou está passando por algum destes problemas queremos compartilhar com você um pouco do que apreendemos ao fazer a migração de um sistema complexo com regras de negócio espalhadas por todas as camadas para um novo modelo de domínio.

11:10 às 12:00 Implementando API Gateways com Ocelot em arquiteturas .NET Core e microsserviços
Lenerson Velho Nunes

Aplicações baseadas em arquitetura de microsserviços é necessário unificar o ponto de entrada das requisições a nossas API's. Para tanto, devemos implementar o padrão chamado API Gateway. Nesta apresentação, veremos como implementar tal padrão com a utilização do Ocelot.

ASP.NET Core 2.2, Docker, Azure Container Service & App Service na prática
RAFAEL BENTO CRUZ

Neste palestra iremos conceituar as principais novidades do ASP.NET Core 2.2, Docker e Azure Container Service. Aprenda os principais conceitos do fenômeno dos containers e como publicar a sua primeira aplicação .NET Core com Docker no Azure.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Entregando Microsserviços com Arquitetura Limpa em .NET Core
Tiago Totti

Com o amadurecimento do .Net Core, a plataforma .Net tem se mostrado uma alternativa viável para a criação de arquiteturas escaláveis em núvem pública. Nessa palestra vamos demonstrar o uso do .Net core para a criação de soluções de microsserviços baseados em arquitetura limpa. Além disso, vamos discutir opções de bibliotecas open-source que podem auxiliar na composição de stack de um microsserviço.

Blazor : Utilizando C# no browser
Gustavo Bellini Bigardi

Já imaginou utilizar apenas um stack, uma linguagem, tanto no backend como no frontend? O Blazor é um novo framework que aposta nisso, utilizando o C# e .NET no frontend, fornecendo aplicações SPA através do Web Assembly. Nesta palestra vamos conhecer o Blazor, suas vantagens e desafios futuros, como evoluir de um projeto ainda experimental para um produto oficial da Microsoft.

14:10 às 15:00 Xamarin, como acrescentar um skill na sua carreira sem grande impacto!
Nouara Xavier

Você é um desenvolvedor .NET? Já domina web, services, desktop? Então venha descobrir como dominar mais uma habilidade técnica. Com Xamarin é possível desenvolver apps móveis nativas utilizando C# (ou F#). Venha conhecer de perto e veja como é fácil entrar no mundo mobile sem grandes impactos.

Xamarin.Forms - Do zero a publicação
Juliano Custódio

Nesta palestra, vamos falar sobre o Xamarin.Forms, demonstrando como criar apps nativos para diferentes plataformas e detalhando todo o processo até a publicação nas lojas.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Deploy de aplicações com Openshift Cloud e .NET Core
Alexandre Brandão Lustosa
Aprenda como funciona o OpenShift Cloud, a plataforma na nuvem da RedHat para gerenciamento e orquestração de contêiners. Nessa talk, irei demonstrar toda a configuração da aplicação e infra-estrutura, deploy e autoscale de microserviços, tudo isso em poucos minutos.
16:40 às 17:30 Decorator, Composite e Chain Patterns: O poder da extensão de código
Luis Gomes

Utilização de padrões de projetos para obter um código flexível e extensível, testável, com baixo acoplamento e alta coesão, seguindo os padrões SOLID. Como adicionar funcionalidade ao código existente, apenas alterando a ordem das injeções de dependência.

Codificação Defensiva vs Codificação Reativa!
Alexandre Rodrigues

Já encontrou funcionalidades e um sistema que nunca são usadas? Ao dar manutenção encontrou uma complexidade exagerada? Sua aplicação processa, grava e armazena dados que nunca são usados? Você você respondeu sim a qualquer uma dessas questões pode estar sendo vítima da "Codificação Reativa". Saiba como evitar isso usando técnicas oriundas do desenvolvimento ágil para dentro do código fonte da sua aplicação.

17:40 às 18:30 Os limites da sua realidade desafiados pela computação quântica
Igor França

Mesmo não sendo (ainda) um fisico, existem coisas que a maravilhosa internet nos ajuda a entender, e quando se trata do futuro, a computação quantica já está batendo na nossa porta! Com investimento pesado e muitas ferramentas pra surgir, a Microsoft (na minha opinião) teve a brilhante ideia de tentar aproximar engenheiros dessa maravilha, trazendo um simulador quântico para o .NET Core! E junto com isso a linguagem de programação Q#, linguagem desenhada para elaborar os mais complexos problemas de física quantica direto do seu notebook!

Reconhecimento facial utilizando o Azure Cognitive Services
Vinicius Mussak

Nessa apresentação vamos ver o quanto é fácil reconhecer pessoas utilizando os serviços cognitivos do Azure

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 8 de Dezembro de 2018

10 às 19 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores e entusiastas da plataforma .net que desejam se aprofundar em suas linguagens e formas de uso na nuvem.


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Lenerson Velho Nunes
Lenerson Velho Nunes
Lenerson Nunes - Software Engineering
Luis Gomes
Luis Gomes
Braspag
Nouara Xavier
Nouara Xavier
unico IDTech
RAFAEL BENTO CRUZ
RAFAEL BENTO CRUZ
Electric Dreams
Tiago Totti
Tiago Totti
DBServer
Vinicius Mussak
Vinicius Mussak
luizalabs | ada.tech

Patrocinadores

Diamond





TDC +Diversidade


Patrocinio TDC Online


Patrocínios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial