TDC 2018
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM SÁBADO Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.


Contaremos com intérpretes de libras nas trilhas Stadium, tanto presencial como online, ampliando a acessibilidade do conteúdo do TDC.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Benefícios de microserviços em sistemas de Automação Industrial, com Docker e Kafka - um case no Parque Tecnológico de Itaipu
Frederick Moschkowich / Roberto Klein

Em um cenário onde temos sistemas críticos coletando e produzindo milhares e até milhões de informações simultaneamente, precisamos de aplicações que sejam capazes de receber esses dados e tratá-los de forma eficaz, sendo assim, a utilização de sistemas monolíticos podem ocasionar congestionamento na rede e acabam não conseguindo garantir a consistência e garantia de entrega dessas informações. E como resolver este problema? Arquitetura de microserviços e serviço de mensageria distribuída.

11:10 às 12:00 Não temos dinheiro! Lean Inception Remota - Desafios e Ferramentas
Carolina Vieira / Joseane Wichrowski Gauterio

Vamos conversar sobre as experiências do nosso time em realizar uma inception remota com 3 fusos horários diferentes. Vamos contar os desafios, as ferramentas e resultados atingidos! Teve uma experiência parecida? Vem compartilhar com a gente!

Aplicação do Sistema Toyota de Produção na Indústria de Software
Luís Aguirre

Soluções para promover a qualidade do software vêm sendo empregadas desde o surgimento do próprio software, com a finalidade de minimizar ou eliminar perdas no processo de desenvolvimento. Neste sentido, esse estudo analisou a aplicação do Sistema Toyota de Produção em uma linha de desenvolvimento de software, com intuito de ser uma solução para esse problema. Para isso foram utilizados os pilares que o Sistema dispõe, sendo eles o Just-in-Time e o Jidoka. Como resultado, obteve-se uma lista das ferramentas que podem ser aplicadas na indústria de software agregando qualidade ao produto final.

12:10 às 13:00 Mudança de mentalidade - o Design de Código para aplicativos seguros
Sean Wykes

Em um mundo hiperconectado, repleto de ameaças digitais, criminosos virtuais e monitoramento massivo, as técnicas e metodologias de design seguro de código estão se tornando obrigatórias. É preciso melhorar significativamente a forma pela qual projetamos, desenvolvemos e validamos software, e essa melhoria contempla necessariamente o seguinte ?tripé?: pessoas, processos e tecnologia. Nesta palestra, vamos mostrar um pouco desse universo fascinante de design e desenvolvimento seguro, com base em arquiteturas e sistemas do mundo real.

13:10 às 14:00 NLP: ou simplesmente como máquinas podem entender melhor as pessoas
Joana Souza

Esta palestra tem o intuito de apresentar o que é Processamento de Linguagem Natural (ou NLP, do inglês Natural Language Processing), seus conceitos base, funcionamento, aplicabilidade, além de tratar brevemente alguns dos desafios que a mesma tenta solucionar.

Bombardeie sua API: Pythonize seus testes de performance com Locust
Élysson Mendes Rezende / May Fernandes

Sua API aguenta pressão? E agora? Descubra os pontos fracos da sua APi e a torne poderosa para as batalhas em produção! Vamos apresenta o Locust, uma ferramenta para testes de performance que trás a simplicidade e o poder do Python para bombardear a sua API com testes de performance, carga e estresse.

14:10 às 15:00 Javascript: Deus me livre mas quem me dera
Camilla Martins / Thayse Onofrio Quadros dos Santos

Javascript nos permite fazer basicamente qualquer coisa, da forma que quisermos. Isso também permite que o código se torne uma bagunça difícil de ler, manter e testar. Tem gente que não gosta de Javascript, mas será que é porque não gosta mesmo ou não sabe programar na linguagem? Nessa talk, trazemos algumas dicas e ferramentas para desenvolver código limpo em Javascript e evitar surpresas em produção. Além de, claro, manter quem gosta de JS apaixonado e trazer ainda mais amantes dessa linguagem tão maravilhosa <3

Web Components com Vanilla.js
Alefe Souza

Você sabia que no front-end moderno você pode criar elementos customizados sem utilizar frameworks? Nessa talk teremos uma introdução a API de Custom Elements e saberemos mais sobre o futuro dessa tecnologia.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Deploy de aplicações com Openshift Cloud e .NET Core
Alexandre Brandão
Aprenda como funciona o OpenShift Cloud, a plataforma na nuvem da RedHat para gerenciamento e orquestração de contêiners. Nessa talk, irei demonstrar toda a configuração da aplicação e infra-estrutura, deploy e autoscale de microserviços, tudo isso em poucos minutos.
16:40 às 17:30 Plataforma Spark AR - Realidade Aumentada para todos
Argemiro Lima

Saiba como estamos transformando a câmera do Facebook na Plataforma de AR mais eslável do mundo e como isso está facilitando para que todos capturem e expressem sua criatividade. Também vamos explorar como as melhores experiências imersivas e interativas de grandes marcas com AR foram criadas e usadas no Facebook: Game of Thrones, Stranger Things, Assassins Creed entre outros.

Capacidades do AR Studio e demonstrando como usar: * Reconhecimento facial; * Reconhecimento do corpo; * Reconhecimento de imagens; * Reconhecimento de movimentos da mão; * Segmentation; * Patch Editor;

17:40 às 18:30 Crescendo o time de devs Mobile do Nubank em busca de mais autonomia
Vinicius Andrade

Essa apresentação vai mostrará o case do NuBank de crescimento do time de desenvolvedores mobile. Com o crescimento da empresa e lançamento de novos produtos enfrentamos dificuldades com um time de mobile centralizado. Serão discutidas as dificuldades desse modelo centralizado, as soluções que implementamos, como nossos squads estão organizados hoje, os problemas que temos encontrado nesse novo modelo de trabalho, e as perspectivas pro futuro.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 8 de Dezembro de 2018

10 às 19 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 265,00 /R$ 132,50 (estudante)

online: gratuito

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Alefe Souza
Alefe Souza
iMasters
Camilla Martins
Camilla Martins
ThoughtWorks
Carolina Vieira
Carolina Vieira
Thoughtworks
Frederick Moschkowich
Frederick Moschkowich
Parque Tecnológico de Itaipu - PTI
Joana Souza
Joana Souza
ThoughtWorks
Roberto Klein
Roberto Klein
Parque tecnológico de Itaipu
Sean Wykes
Sean Wykes
NASCENT Secure Technologies LTDA

Patrocinadores

Diamond





TDC +Diversidade


Patrocinio TDC Online


Patrocínios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial