TDC 2018
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Arquitetura Java Venha conhecer as novidades e tendências de arquitetura java para alavancar seus projetos.

A trilha tem com objetivo apresentar novas tecnologias, arquitetura de sistemas, praticas e modelos aplicados a desenvolvimento de sistemas em Java que irão maximizar sua produtividade, melhorar o desempenho e a vazão de seus sistemas.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 A definir
11:10 às 12:00 MicroProfile for the busy developer
Víctor

During the previous years, many key players in the Java Ecosystem have been developing microservices capabilities for Java EE in the Eclipse MicroProfile initiative, starting as complements for well known APIs but being expanded to a new ecosystem of "micro-additions".

In this session we will take talk about your actual EE skills, and how these skill will help you to build and integrate a complete MicroProfile implementation, including new concepts like API Gateways, Service Registries, Load Balancers discussing how "old" skills could be useful with the new micro approach, patterns and standard implementations.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Configurações distribuídas com Spring Cloud Config
Emmanuel Neri

Com as arquiteturas voltadas à microserviços um possível problema que possa vir a ocorrer durante o mantimento das aplicações é o gerenciamento de configurações, principalmente falando de aplicações Spring Boot onde temos grande parte das configurações baseados em arquivos, pode-se gerar um cenário repetitivo e desorganizado quando aplicado em várias aplicações. Com isso, essa palestra tem como objetivo apresentar uma solução para centralização dos arquivos de configuração em um serviço externo, possibilitando versionamento, reaproveitamento entre as aplicações, atualizações em runtime e criptografia nas propriedades de configurações utilizando o Spring Cloud Config.

Integrando modelos de Machine Learning com sistemas em produção
Cristofer Weber

Machine Learning vem sendo implantado em aplicativos que exigem previsões precisas, em tempo real e em diferentes volumes de acesso. No entanto, a maioria das bibliotecas e sistemas de Machine Learning focam apenas o treinamento de modelo, e não a implantação.

Nesta talk cobrirei algumas alternativas arquiteturais com uma implementação open source de referência para disponibilização de modelos em produção, utilizando um exemplo desde o treino até a publicação e acesso aos serviços de previsão.

14:10 às 15:00 A definir
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Revolucione sua forma de arquitetar e desenvolver software: Low code apps com orientação a processos
Karina Varela

Nós da TI e principalmente usuários de negócio tem cada vez mais traçado metas agressivas para gastar menos dinheiro e tempo, aumentando a produtividade e o lucro.

Nós temos papel indispensável nesta meta e nesta palestra será apresentado como a forma em que arquitetamos e implementamos aplicações pode ajudar organizações a se sobressaírem ao atender o time-to-market.

Com o coração da transformação digital em mãos, possibilitaremos aumento da flexibilidade e adaptabilidade de nossa corporação ao criar, implementar e disponibilizar cloud-native low-code apps com automação de regras e processos de negócios através da utilização do Jbpm.

Keep calm and embrace changes!

Function as a Service com Java: isso é uma boa ideia?
Evandro Pires da Silva

Nesta apresentação mostrarei um ponto de vista sobre a utilização de Java com Function as a Service fazendo um benchmark com Java, Python e NodeJS. Falarei de boas práticas para utilizar Java e os conceitos envolvidos que podem viabilizar (ou não) a utilização de Java neste tipo de arquitetura e mostrarei uma arquitetura FaaS com Java culminando em uma demonstração prática. Para a parte prática utilizarei IBM Cloud Functions.

16:40 às 17:30 Spring 5.0 Meets Reactive Programming
Claudio de Oliveira

Atualmente as companhias estao buscando por sistemas que sao robustos, resiliente, flexiveis. Em outras palavras elas buscam sistemas reativos. Sistemas Reativos construidos sob o Manifesto Reativo sao mais flexiveis, possuem baixo grau de acoplamento e sao altamente escalaveis. O Spring 5.0 traz suporte completo para utilizacao de programacao reativa no framework e implementacoes de drivers para conexao com banco de dados como MongoDb, Cassandra e Redis possuem 100% implementacao utilizando o Paradigma Reativo. Nesta sessao serao apresentadas as novas features do framework e algumas comparacoes com as versoes anteriores, especialmente com foco na performance do framework.

17:40 às 18:30 Akka: Arquitetura Orientada a Atores
Fabiano Modos

Akka é um framework que permite desenvolver soluções orientadas a atores na JVM. Está sendo muito utilizado em sistemas de alta concorrência por grandes empresas devido a facilidade em trabalhar de forma transparente com threads, comunicação remota, controle de resiliência e conceitos non blocking . Nessa palestra vamos entender o conceito de atores e como desenvolver utilizando funcionalidades do Java 8 com foco em supervisores, routers e clustering.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 6 de Dezembro de 2018

10 às 19h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores Java, Arquitetos e Operações


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Evandro Pires da Silva
Evandro Pires da Silva
Cresol Confederação
Víctor Orozco
Víctor
Nabenik

Patrocinadores


Silver


apoio


TDC +Diversidade


Patrocínios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial