TDC 2018
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Design de Código Desenhando seu código para excelência.

Nesse ambiente de mudanças intensas em que vivemos há algo que tem se mantido intacto: não importa a linguagem, paradigma, ou o padrão a ser utilizado, na hora de escrever o código devemos escrevê-lo com qualidade. Fazemos isso não apenas porque achamos bonito (e, sim, achamos) ou porque somos apaixonados por isso (e, sim, somos), mas porque temos a convicção de que escrever código de qualidade é um diferencial estratégico para nossos projetos.

Saber pensar sobre o design do código faz a diferença entre ser restrito a uma linguagem ou framework e ser um desenvolvedor de software capaz de entregar valor em qualquer projeto ou empresa. Aprender uma sintaxe nova é fácil, o que tem valor mesmo para nossas carreiras é saber escolher o caminho certo para resolver cada tipo de problema.

Tópicos a serem cobertos, escolhidos por seu impacto em Design de Código:

  • Diferença entre paradigmas: Funcional, Orientação a Objetos, etc
  • Domain Driven Design
  • Test Driven Design
  • Testes
  • Reactive Programming
  • Linguagens estáticas ou dinâmicas
  • Event Sourcing
  • Palestras

    Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
    Conteúdo
    08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

    Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

    09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

    Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

    Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

    10:10 às 11:00 Garantindo qualidade no app do Nubank
    Francesco Perrotti-Garcia @fpg1503 / Victor Maraccini

    Nesta palestra, dois engenheiros de software mobile falam sobre como a cultura de testes impacta positivamente a qualidade do código produzido e como arquitetar seu código para conseguir testá-lo de maneira eficiente.

    11:10 às 12:00 Design com influência de TDD
    Raphael Monteiro / Leonardo Amarilho

    Iremos explorar a influência de se utilizar TDD para um bom design, tornando transparente o entendimento do código e natural sua evolução. Escrever código sem pensar em modificações futuras é muito difícil, porque a única certeza que temos é que o software vai mudar. Outro ponto que queremos explorar é o de modificar o design de códigos legados, trazendo a segurança necessária com auxílio de TDD. O grande desafio é o de alterar funcionalidades existentes, com a preocupação de realmente ter entendido o código que algumas vezes nem testes possuem, para nos apoiar. Vamos mostrar como TDD nos auxília a pensar em design e refatoração de códigos legados.

    Pensando fora da caixa ao programar
    Catarina

    As vezes sabemos empiricamente como algo deve ser feito e nunca pensamos o real motivo, ou até mesmo não percebemos que mudanças simples na hora de escrever o código possam fazer toda a diferença, e é nesse meio que vamos navegar! Falaremos sobre como algumas decisões na hora de codar podem ajudar em eficiência, refactoring etc, procurando os reais motivos para tal no processador ou na maneira de implementação das bibliotecas que usamos!

    12:10 às 13:00 Message Patterns com RabbitMQ, Azure ServiceBus e .Net core
    Brandão

    Apresentar e propor soluções de desacoplamento de workflows utilizando padrões de mensageria com RabbitQMe Azure Service Bus. Integrações com APIs sincronas e assincronas, Event Sourcing e RPC. Tudo isso integrado com .Net core de maneira simples e fácil

    13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
    Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
    14:10 às 15:00 API-First Design: Padrões de design para APIs REST com foco em Developer Experience (DX)
    Guilherme Farto

    Hoje vivemos o mundo de colaboração e compartilhamento! Um dos principais movimentos que torna possível e impulsiona a Transformação Digital de empresas e startups é a capacidade de se integrar a distintas plataformas de serviços e produtos. A estratégia de APIs permite que aplicações se conectem a diferentes plataformas, expandindo e complementando o ecossistema de aplicações para um determinado mercado ou segmento de atuação.

    Serão apresentados e discutidos conceitos, padrões e boas práticas de uma abordagem API-First, além de relacionar estes pilares do mundo #tech com Developer Experience (DX) - iniciativa que se assemelha a User Experience, porém com maior ênfase nos desenvolvedores.

    15:10 às 16:00 Mudança de mentalidade - o Design de Código para aplicativos seguros
    Sean Michael Wykes

    Em um mundo hiperconectado, repleto de ameaças digitais, criminosos virtuais e monitoramento massivo, as técnicas e metodologias de design seguro de código estão se tornando obrigatórias. É preciso melhorar significativamente a forma pela qual projetamos, desenvolvemos e validamos software, e essa melhoria contempla necessariamente o seguinte ?tripé?: pessoas, processos e tecnologia. Nesta palestra, vamos mostrar um pouco desse universo fascinante de design e desenvolvimento seguro, com base em arquiteturas e sistemas do mundo real.

    16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

    Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

    Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

    16:40 às 17:30 Porque você deveria se apaixonar por código legado?
    Daniel Wildt

    Todo código após a primeira publicação em produção se torna código legado. Deveria ser um código que passamos a ter respeito, pois ele está hoje resolvendo um problema de algum cliente / usuário do nosso sistema.

    Toda vez que se faz necessário modificar este tal de código legado, temos uma divisão clássica nas equipes, entre os que acham ridículo ter que modificar código antigo, e os que tem medo. O meu trabalho com este tipo de equipe é ajudar a reduzir o medo de atuar com o código legado,

    Buzzwords that matters
    Luiz Marques

    Law of Demeter, Broken Windows theory, DRY, Liskov... Tudo isso a gente escuta diariamente, seja do colega do lado ou em uma sessão de pair programming. Mas e aí, quem criou, onde surgiu e porquê tem buzzword que tá com a gente fazem 30 anos e ainda nos guiam como ser bons profissionais? Sem código, sem "techiniquês", 25 min.

    Código limpo: um passo de cada vez
    Ana Clara Bragança / Thai Braga

    Você é daquelas pessoas que pensam que fazer um código limpo é saber arquitetar todo o código e abusar de padrões de projeto? Já parou pra pensar que mudanças pequenas de mindset se bem aplicadas podem ser extremamente eficientes? Utilizando práticas como pareamento, revisão de código e feedbacks, é possível aprender e praticar continuamente visando um dia-a-dia saudável de desenvolvimento. E o resultado? Menos bugs em produção, refatoração constante, melhoria na manutenção de código e paz no coração.

    17:40 às 18:30 A definir
    18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

    No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

    Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

    Data e Local

    Sábado, 8 de Dezembro de 2018

    10 às 19 h

    UniRitter

    Rua Orfanotrófio, 555
    Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

    Informações sobre Data e Local


    Público Alvo

    Pessoas apaixonadas por código <3


    Investimento

    presencial:R$ 200,00

    Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
    TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

    Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


    Palestrantes desta trilha

    Ana Clara Di Bragança
    Ana Clara Bragança
    Thoughtworks Porto Alegre
    Catarina Nogueira
    Catarina
    Sicredi
    Daniel Wildt
    Daniel Wildt
    Zenvia | Wildtech
    Luiz Fernando Nunes Marques
    Luiz Marques
    @Creditas
    Sean Wykes
    Sean Michael Wykes
    NASCENT Secure Technologies LTDA
    Thaiane Braga
    Thai Braga
    ThoughtWorks

    Patrocinadores


    Silver


    apoio


    TDC +Diversidade


    Patrocínios e Apoios Trilha e Workshop


    Realização

    Companhia Aérea Oficial