TDC 2018
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha NoSQL NoSQL, no Limits, lots of Fun!

Volumes de dados e capacidade de processamento como nunca vimos antes: essa é a nossa nova realidade e para tirarmos proveito disso, precisamos também de novas formas de armazenamento de dados.

O movimento NoSQL surgiu em 2009 para trazer novas opções de ferramentas e modelos de dados capazes de atender as necessidades de uma nova geração de aplicações.

Nesta trilha, iremos discutir diversas ferramentas NoSQL, tendências, as últimas novidades da área e como VOCÊ pode usar essa tecnologia para criar aplicações incríveis.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Primeiros passos com NOSQL
Leonardo Pedroso

Nessa seção iremos abordas os primeiros passos para trabalhar com bancos NOSQL. Será abordado desde o download do instalador do banco, configuração baseada em melhores práticas até o uso real de dados no NOSQL.

11:10 às 12:00 Autenticação e Autorização no MongoDB - Além da instalação default
Leandro Domingues

Pela simplicidade de se colocar uma instância de MongoDB no ar, muitas vezes nos esquecemos de um item super importante para ambientes de produção: Autenticação e Autorização. No MongoDB, esses dois itens são tratados de forma diferentes e nesse talk iremos falar sobre o que cada um deles faz e como implementá-los.

12:10 às 13:00 PostgreSQL + NoSQL
Johnes Castro

O PostgreSQL + NoSQL é a poderosa combinação de tecnologias de banco de dados não estruturadas e relacionais em um único sistema de gerenciamento de banco de dados corporativo. O Postgres NoSQL fornece a liberdade, flexibilidade e desempenho de manipular dados não estruturados e semi-estruturados, preservando a sua viabilidade de longo prazo como informações corporativas.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Azure Cosmos DB: Um banco de dados como serviço, distribuído globalmente e multi-model
Igor de Paula

O Azure Cosmos DB é um serviço de banco de dados distribuído globalmente, multi-modelo e que permite desenvolver soluções hibridas com as principais API´s atuais, como Cassandra e MongoDB. Nesta seção vamos entender o funcionamento do Azure CosmosDB e mostrar na prática suas caracteristicas.

15:10 às 16:00 Event Hub, Queue and Stack with Redis and .Net Core
Brandão

O Redis é conhecido e largamente utilizado como cache chave valor, que é um recurso sensacional, no entanto é uma poderosa ferramenta que pode agregar muito em outros cenários como recursos de Queue, Stack e Observer (pubish/subscriber event hub) que aliados com o .Net Core potencializam soluções e dão novas possibilidades de arquiteturas de sistemas com ganho estatégico.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 LiteDB v5 - Muito além do NoSQL
Mauricio David

Após 4 anos de desenvolvimento, o LiteDB (um banco de dados open-source NoSQL escrito em .NET) está chegando a versão 5.0 e com isso muitas funcionalidades para atender aos desenvolvedores de plataforma .NET. Suporte a transações, controle de versões (snapshots) e o LiteSQL - linguagem de acesso e manipulação de dados. Vamos aprender como funciona um plano de execução e como criar índices rápidos e eficientes.

17:40 às 18:30 A definir
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 5 de Dezembro de 2018

10 às 19h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Arquiteto de dados, desenvolvedores e interessados em NOSQL.


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Johnes Castro
Johnes Castro
Tecnisys Tecnologias Inovadoras
Leandro Domingues
Leandro Domingues
Cluster Consultoria

Patrocinadores


Silver


apoio


TDC +Diversidade


Patrocínios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial