TDC 2018
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Agile Coaching Agile coaching transformando times e organizações

Venha aprender e discutir sobre como promover e desenvolver agilidade e lean em times e organizações.

A trilha abordará abordagens e técnicas de coaching, mentoria, facilitação e treinamento para a transformação ágil, incluindo o domínio técnico e de negócio.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Lean Change - O caminho para experimentar e realizar mudanças
Ademir Silva

As mudanças nas organizações demandam abordagens, práticas e experimentos evolucionários. E uma alternativa é aplicar uma abordagem Lean para realizar experimentos que irão apoiar a evoluir as mudanças nos times ágeis e nas organizações. Nesse contexto como o Agente de mudanças pode promover o ambiente para que as pessoas colaborem no processo de mudanças?

O olhar cultural do Agile Coach
Samuel Cavalcante / Tadeu Marinho

Como agente de mudança o agile coach necessita olhar para a organização, equipes e outros como um prismas, dentre eles Negócio, Cultural, Organizacional e Técnico. Entender quais pontos olhar e quais métricas culturais podem ser utilizadas para entender o cenário em nível time e nível empresa.

11:10 às 12:00 Competências de Coaching pra profissionais de TI
Deisi Nara Bierende

Por entender que estamos vivendo em ambientes cada vez mais complexos, voláteis e incertos, o objetivo é inovar nas competências comportamentais dos profissionais da área, buscando agregar recursos e ferramentas de aplicação imediata no dia a dia da gestão. Através de uma metodologia de desenvolvimento pessoal cada participante será convidado a ampliar sua percepção sobre si mesmo, sua equipe e sua atuação profissional.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Marketing Ágil e os desafios do Agile Coaching
Carolina Ullian

Oi? Marketing Ágil? Sim, isso mesmo!

Uma nova área utilizando do manifesto ágil para se adequar as necessidades atuais do mercado e desconstruindo barreiras. A ideia desse talk é contar um pouco de como o Agile Marketing funciona e quais são os principais desafios de um Agile Coaching nesse contexto! Não sou Agile Coaching, mas sou a pessoa que está dentro do negócio, dentro do time de marketing ágil, vivendo todas as dificuldades, anseios, vitórias e fracassos dessa mudança!

O SCRUM além da TI ? Uma Contabilidade ágil, isso é possível?
Rafael Alves

Conheça como foi possível a implementação do SCRUM em atividades operacionais da área fiscal/ contábil. Entenda os desafios, como o time de contadores foi preparado, as dificuldades enfrentadas, o que deu errado e quais mudanças ajudaram a viabilizar as entregas. Como foi trabalhado o mindset ágil e valores do SCRUM para o desenvolvimento dessa nova mentalidade, necessária para enfrentar os desafios e dificuldades que impediam as entregas de valor no dia a dia.

O que diversidade tem haver com agilidade?
Juliana Martins

Falar de agilidade sem considerar pessoas não é apenas contraproducente, é também insustentável. O atual momento do mercado exige não apenas habilidades técnicas, como também competências comportamentais no gerenciamento de expectativas e estruturação de métodos que possibilitem a inclusão e engajamento dos colaboradores. O primeiro valor da agilidade (pessoas mais do que processos e ferramentas) tem muito haver com a diversidade e precisamos falar sobre como lidar com pessoas, como incluir e engajar.

14:10 às 15:00 Quando você, Agile Coach, vai pedir pra sair?
Daniel Wildt

Times ágeis deveriam operar de forma auto organizada. Toda pessoa atuando como agile coach em uma equipe deveria ter uma data de validade. Temos o Definition of Ready, Definition of Done e para uma pessoa Agile Coach deveríamos ter uma Definition of Expired.

Como pode ser funcionar em um papel onde seu sucesso na equipe significa o seu desligamento da mesma?

Como vender os benefícios da Agilidade para time e para os gestores?
Tiago Mello

Hoje em dia muitas empresas querem ser ágeis, mas poucas se abrem para se permitir experimentar agilidade de fato.

Programação em par, limit de WIP e outras práticas assustam gestores que podem dizer que isso é má utilização de "recursos" ou que vai "gastar mais tempo".

Dinâmicas em grupos, reuniões, alinhamento de expectativas e outras práticas podem assustar os desenvolvedores que podem dizer que isso é "perca de tempo" ou que "não preciso disso para codificar".

Eu já participei de alguns processos de adoção de agilidade em variados contextos e perfis. E vou compartilhar as melhorar argumentações para discussões frequentes na adoção da agilidade.

Por que você deveria saber o que é Psychological Safety
Robson Almeida

Você sabe o que é Psychological Safety? Você já deve ter ouvido falar, mas saberia explicar para outra pessoa?

O conceito sobre Psychological Safety ficou famoso após um estudo do Google sobre times de alta performance. Você vai entender como estas coisas se relacionam.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 O Agile Coach pode (e em alguns momentos deve) ser técnico
Elias

Você e eu vemos o que acontece no mercado: uma explosão de pessoas com o título de Agile Coach, focando muito no Coach e menos no Agile. Quando focam no Agile muitos se prendem a um único framework, mas todos esquecem de uma coisa importante: a agilidade foi criada para o desenvolvimento de software. Com isso o Agile Coach também passa a ser parte importante disso entendendo e ajudando tecnicamente times de desenvolvimento. Quero compartilhar a minha experiência, como Agile Coach, atuando exclusivamente na parte técnica com times de desenvolvimento.

Ferramentas de Assessment para conhecer e desenvolver equipes
Diraci Junior Trindade da Silva / Camila Capellão

As ferramentas de Assessment servem para medir a situação organizacional, avaliar modelos de processos, atendimento a práticas e técnicas, bem como traçar pontos fortes e oportunidades de melhorias. Ter o mapeamento do comportamento, rotina, competências, práticas e técnicas nos permite analisar, diagnosticar potenciais e conhecer com maior eficiência e critério as pessoas e como elas se relacionam como equipe e executam o trabalho, com objetivo de buscar evolução contínua.

16:40 às 17:30 Action Learning: uma nova forma de resolver problemas e desenvolver o time
Helena Miyahara

Agile Coach requer muito mais habilidades com comunicação, observação, facilitação, para influenciar e desenvolver o time, para que estes suportem todo o processo, buscando a melhoria constante. Action Learning é uma metodologia que agrega valor ao papel de Agile Coach pois além de resolver problema trabalhando com pequenos grupos, desenvolve habilidades de liderança e comunicação. Traz como benefício uma nova mentalidade para lidar com problemas, cria vínculos de confiança entre os membro do time, compartilhamento de saberes e protagonismo. É uma metodologia de fácil aplicação, em um tempo curso (média de 90 minutos por reunião), que traz resultados muito efetivos.

Diagnosticando a "saúde" da agilidade do seu time
Luis Medeiros

Imagine que você está entrando para atuar em um novo time, ou até mesmo está querendo iniciar atividades de agile coaching dentro de um time que você já atua. Quais seriam os primeiros passos? Por onde começar? Como detectar as principais dificuldades do time para a partir disso conduzir mudanças? Eu passei por esse dilema esse ano, e depois de testar diferentes técnicas em 3 times de desenvolvimento diferentes, trabalhando com mais de 20 pessoas através de ferramentas como pesquisas, Squad Health Check, Team Morale, entre outras, eu consegui atingir resultados muito satisfatórios que afetaram diretamente na produtividade dos times. Vai ser um prazer dividir essa experiência com você. :)

17:40 às 18:30 Open space
The Developer´s Conference Porto Alegre 2018
Open space
The Developer´s Conference Porto Alegre 2018
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 5 de Dezembro de 2018

10 às 19h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Agilistas que queiram ajudar seu time ou organização


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Camila Capellão
Camila Capellão
CWI Software
Daniel Wildt
Daniel Wildt
Zenvia | Wildtech
Deisi Bierende
Deisi Nara Bierende
ICA - Instituto de Coaching Avançado
Elias Nogueira
Elias
Sicredi
Helena Mihoko Miyahara
Helena Miyahara
HMM consultoria
Rafael  Alves
Rafael Alves
Group Indigo Brasil
Robson Almeida
Robson Almeida
Superplayer & Co
Tadeu Marinho
Tadeu Marinho
Knowledge21
Tiago Mello
Tiago Mello
Softplan

Patrocinadores


Silver


apoio


TDC +Diversidade


Patrocínios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial