TDC 2019
Porto Alegre
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha DevTest Qualidade garantida ou seu bug de volta", você concorda? Se sim, essa trilha é para você, venha aprimorar seu mindset.

Qualidade de software é responsabilidade de todos, e para que isso ocorra com sucesso sua estratégia precisa ser definida conforme as necessidades de cada contexto.

Com base nisso, conhecimento técnico, do negócio e de trabalho em equipe mostram-se essenciais em todos os papéis dentro de um time.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Testes de aceitação com o RobotFramework
Romenigue Thier / Diego Garcia

Gostaria que os testes automáticos fossem auto documentáveis? Quer testar sua aplicação através de critérios de aceitação? Acha massa gherkin mas não curte muito o cucumber?

Então está na hora de você conhecer o RobotFramework!!! Uma framework de automação de testes super completa focada em critérios de aceitação, e construída em Python \o/

Batalha de performance: Jmeter vs Gatling
Bruna De Almeida Cruz

A ideia desta apresentação é explicar o conceito de testes de performance, demonstrar as ferramentas Gatling (Scala) e Jmeter (JavaScript) de forma prática e objetiva, além de fazer um comparativo entre estas, a de que os espectadores saibam os pontos positivos e limitações de cada uma. O objetivo é que ao final da talk, todos entendam o conceito e aplicação de testes de performance e consigam escolher dentre as ferramentas apresentadas qual se adequa melhor em contextos de diferentes projetos.

11:10 às 12:00 Implantando testes funcionais herméticos
Roger Silva

Implementar testes de UI em apps mobile é uma tarefa difícil. Tornar o resultado desses testes confiáveis é muito difícil devido a fatores externos (tais como sinal de internet, bloqueio da tela do dispositivo, dentre outros). Ou seja, devemos isolar as variáveis que podem tornar testes de UI instáveis. Desta forma, será mostrado como dar vida a testes de UI herméticos, testes, esses, que eliminam a incerteza sobre o correto funcionamento de testes de UI automatizados.

12:10 às 13:00 Estratégia de testes para arquitetura de micro serviços
Raphael Monteiro

Arquitetura de micro serviços distribuídos proporciona diversos benefícios, porém agrega grande complexidade e diferentes cenários de falha, com isso os testes automatizados se tornam ainda mais importantes e consideravelmente mais complexos do que testes em sistemas monolíticos. Uma boa estratégia de testes precisa garantir que cada serviço funciona bem isoladamente e também garantir o comportamento do sistema como um todo. O objetivo da palestra é abordar a estratégia de testes que utilizamos para garantir qualidade, performance e resiliência dos nossos micro serviços. Irei abordar 5 níveis de testes exemplificando suas implementações e trazendo os benefícios e complexidades de execução

Validando interação de gadget com aplicação Java
Lucas Lopes

Acredito que tanto testadores quanto desenvolvedores já estiveram em situações inusitadas quanto a validação de sistemas, agora imaginem uma validação de uma interface que depende de um gadget e você não tem ele no momento. Você desiste de testar? Você espera a disponibilidade de um gadget? Não e não, juntos, testadores e desenvolvedores devem criar uma aplicação para validação. Conheçam o case da Technow Processamento de Dados que trabalha com gamification para educação e desenvolveu uma aplicação Java para os testes de jogos com o gadget que serve de monitoramento de ondas cerebrais.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Melhores práticas em Arquitetura de Automação de Testes
Paulo Casanova

Projetos de Automação podem se tornar caóticos. Qual a melhor forma de estruturar um projeto de automação utilizando Java e Selenium? Quais práticas posso seguir para manter uma boa qualidade de código e uma manutenção simples? Como posso aumentar a cobertura de testes com menos código? Nessa talk trago algumas boas práticas no desenvolvimento de automação de testes com foco em automação por fluxo, utilizando Design Patterns, coesão, acoplamento, DRY e muito mais.

Benchmark entre ferramentas para End-to-End Testing no Node.js
Julio Alexander Sieg / Gabriel Baierle

End-to-End Testing (E2E) é uma metodologia de testes que permite testar o fluxo de uma aplicação do início ao fim. Nessa palestra, vamos mostrar algumas ferramentas que permitem essa metodologia de testes, com exemplos, utilizando Node.js. Ainda, vamos fazer um comparativo entre as ferramentas, mostrando o que cada uma tem de melhor e qual foi o desempenho delas nos testes realizados.

15:10 às 16:00 Como TDD facilitou a implementação de um interpretador para uma linguagem escrita em português
Alex Garzão

Já pensou em como TDD poderia facilitar a implementação de um interpretador? Nesta palestra irei demonstrar como foi implementado, em Go, usando apenas a biblioteca padrão, um interpretador para um subset de G-Portugol, uma linguagem de programação totalmente em português. Deixarei claro quais as vantagens e desvantagens percebidas em utilizar o desenvolvimento guiado por testes na construção de uma ferramenta não muito convencional.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 A definir
17:40 às 18:30 Verificação de Software para Detecção de Falhas em Controladores de Veículos Aéreos Não-Tripulados
Lennon Chaves

Durante as últimas décadas, técnicas de verificação de modelos tem sido utilizadas para melhorar a confiabilidade de sistemas, no que diz respeito a veículos aéreos não-tripulados (VANTs). Contudo, existem poucos esforços focados em aplicar esses métodos ao controle de sistemas, especialmente os relativos à investigação de erros de implementação de baixo nível, os quais estão relacionados a controladores digitais e compatibilidade de hardware. A presente palestra tem como objetivo apresentar resultados de pesquisas que utilizam técnicas de verificação de software para detectar falhas de baixo nível nesses sistemas que dificilmente são encontrados em simulação e ferramentas de teste.

Porque eu não testo ?
Cristiano Araújo

Muitos desenvolvedores são avessos a testes ou preferem deixar isso para uma equipe especializada e se focar no código. Na prática, isso causa atrasos ou entregas com testes não relacionados, mais do que isso, defeitos que poderiam ser detectados e corrigidos em poucas horas causam iterações no processo que variam de dias a semanas.

Como desconstruir a idéia de que testar é difícil ou algo de somente uma equipe precisa escrever os testes. Nessa conversa vamos ver os principais pontos de resistência a testes automatizados e quais os contra-argumentos.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 28 de Novembro de 2019

10 às 19h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Qualquer pessoa que deseja ajudar o seu time, tecnicamente, a entregar um software de qualidade.


Investimento

presencial:R$ 220,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Diego Garcia
Diego Garcia
ThoughtWorks
Lennon Chaves
Lennon Chaves
SIDIA Instituto de Ciência e Tecnologia
Lucas Lopes
Lucas Lopes
Technow Processamento de dados Ltda
Romenigue Thier
Romenigue Thier
ThoughtWorks

Patrocinadores

Diamond



Silver



Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira