TDC 2019
Porto Alegre
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Arquitetura Java Venha conhecer as novidades e tendências de arquitetura java para alavancar seus projetos.

A trilha tem com objetivo apresentar novas tecnologias, arquitetura de sistemas, praticas e modelos aplicados a desenvolvimento de sistemas em Java que irão maximizar sua produtividade, melhorar o desempenho e a vazão de seus sistemas.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 A definir
11:10 às 12:00 Service Mesh e Sidecars com Istio e Envoy
Rafael Benevides

A primeira geração de micro-serviços, foram primeiramente construídas em cima do Netflix OSS e mais algumas anotações do Spring Cloud annotations misturados com a lógica de negócios. A próxima geração de micro-serviços utilizará sidecars e service mesh. Nesta sessão, você terá um contato com Envoy e Istio. Dois projetos opensource que irão mudar a forma que você escreve aplicações Java usando Kubernetes. Vejo como utilizar o Envoy e o Isto para gerenciar o tráfego, introduzir falhar A/B testing, dark launches, mirroring, e talvez muito mais.

12:10 às 13:00 Onde se encaixam as regras e processos de negócio na sua arquitetura?
Karina Macedo Varela

Na sua última arquitetura você entregou: linguagem, apis, segurança, pipelines de CI/CD, monitoramento, circuit-breaker, single sign-on...

Mas... O que aconteceria caso fosse identificado em produção, um desconto de 100% ao invés de 10% no preço de um produto durante a black friday? Quanto tempo levaria até seu time identificar onde está a regra, atualizá-la e publicá-la em produção?

Ferramentas de BPMS e arquiteturas centralizadas como SOA ficaram no passado dando lugar a arquiteturas desacopladas, escaláveis e cloud-native.

Entenda na prática como e onde ferramentas de automação como jBPM e Kogito são a solução para a implementação de requisitos de negócio ao estilo BizDevOps.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Consolidando dados com microservices de forma simples e baixo custo
Marcel de Souza Borges / Cássio Ghislandi Cúnico

Com o crescimento exponencial da quantidade de dados nas aplicações Cloud, é cada vez mais importante obter visões consolidadas para melhorar a experiência do usuário e até mesmo ter melhores decisões de negócios. Em cenários mais simples e com tempo escasso, ferramentas de Big Data podem acarretar maior complexidade e custo desnecessariamente. O objetivo desta palestra é demonstrar como foi construída uma ferramenta de consolidação de dados completa, de fácil manutenção, baixo custo e menor complexidade, capaz de criar várias visões do mesmo dado, como uma alternativa para diversos cenários, utilizando microservices Java EE para comunicação e processamento dos dados.

Micronaut & Quarkus: O segredo por trás deles
Luram Archanjo

Ao longo dos anos a arquitetura de microservices vem sendo amplamente adotada em conjunto com o Spring Boot. Mas recentemente, estamos presenciando a ascensão dos microframeworks como Micronaut e Quarkus, que inovou o modo de como construímos microservices provendo baixo consumo de memória, rápido startup, non-blocking e outras importantes características.

Ambos frameworks provém startup em milissegundos e consumo de memória em megabytes, mas como eles fazem essa ?mágica??

Pois bem, nesta palestra irei desmistificar essa ?mágica?, trazendo conceitos como Ahead of time compilation (AOT), Just in time compiler (JIT), GraalVM e aplicações nativas.

15:10 às 16:00 Mantendo seu monolito vivo em um ambiente de alta disponibilidade
Guilherme Carreiro / Paulo Martins

Desde a popularização de arquiteturas baseadas em microsserviços, ambientes de produção desenvolveram-se visando a escalabilidade horizontal. Ferramentas baseadas em containers surgiram para tornar sua infraestrutura mais poderosa do que nunca.

Mas será que você precisa estrangular seu monolito para tirar o máximo dessas ferramentas?

Nessa palestra você vai entender na prática como tornamos cloud-ready uma aplicação Java com mais de 10 anos utilizando eventos CDI para gerenciamento de um cluster, e como decisões simples e concisas podem mudar radicalmente o comportamento de sua aplicação em um ambiente de alta disponibilidade.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Microservices e EDA (Event Driven Architecture)
Leonardo Piedade / Luiz Paulo Rocha Yanai

Hoje vivemos em uma era de turbilhões de dados e eventos, é possível processá-los de uma forma performática e distribuída? Sim meu caro viajante, pegue sua toalha e junte-se a nós nesta palestra para chegarmos ao numero 42.

17:40 às 18:30 A definir
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 28 de Novembro de 2019

10 às 19h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores Java, Arquitetos e Operações


Investimento

presencial:R$ 220,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Leonardo Piedade
Leonardo Piedade
Amazon Web Services
Luiz Paulo Rocha Yanai
Luiz Paulo Rocha Yanai
Amazon Web Services

Patrocinadores

Diamond



Silver



Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira