TDC 2019
Porto Alegre
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Containers Criando soluções escaláveis, estáveis e distribuídas na nuvem

Estamos passando por uma onda de transformação diginal, e a área de Cloud Computing tem um papel fundamental neste processo. Para nos prepararmos precisamos entender que Cloud Computing é um grande guarda-chuva com vários áreas relacionadas: containers, cloud native, migração, arquitetura, machine learning, etc.

Esta trilha é dedicada para troca de experiências e disseminação de novos conhecimentos, mostrando como esta área está se posicionando e como a utilização de containers tem papel importante neste universo.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Contêineres Linux na unha
Wellington F Silva

Docker tem mudado o paradigma de como montamos e entregamos aplicações usando contêineres. Essa palestra é baseada no artigo de Julian Friedman e nas apresentações de Liz Rice onde mostraremos o que são contêineres Linux e montaremos nossos próprios com algumas poucas linhas de código em GO.

11:10 às 12:00 Kubernetes Reliability by Security Policies (SRE & Security)
Bruno S. Brasil

Quando o assunto é Kubernetes, muito se fala sobre as possibilidades de escalabilidade, resiliência, imutabilidade, ambientes dinâmicos e o auxilio para a cultura DevOps em diversos tipos de organizações. Mas a confiabilidade que o Kubernetes pode entregar aos produtos de TI vai MUITO além dessas estratégias!

Precisamos falar sobre estratégias que possibilitem ambientes seguros, homogêneos e com políticas que entreguem, junto das aplicações, mais confiança pela segurança, sem onerar a produtividade dos times e o desempenho das aplicações altamente disponíveis.

Durante a palestra vou abordar: - SRE vs Security - Admission Controllers - Vault - OPA: Open Policy Agent

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 A definir
14:10 às 15:00 Usando operadores bash no Kubernetes
Alexandre Mioranza / Leonardo Ieggli

Um padrão de aplicação desenvolvido para rodar dentro do Kubernetes foi criado pela CoreOS e denominado Operator Model, ou operators. Usamos um modelo de operadores com bash para fazer ajustes em objetos do cluster em resposta a eventos que ocorrem nesses objetos.

FaaS (Function as a Service) em containers
Rafael Barbosa

Com a popularização do Function as a Service dentre todas as clouds publicas de grande porte como AWS lambda e Google Cloud Functions, como quem não quer lock-in poderia agir? Tecnologias como OpenFaaS e Kubeless surgiram a partir dessa demanda e vem crescendo muito com vários casos de arquiteturas em produção. Quer entender, tirar suas duvidas sobre o assunto e ainda ver uma demo rodando e ter acesso ao código para reproduzir no seu projeto? Esse é o momento. Vamos começar a usar essa tecnologia que já vem ajudando muitos desenvolvedores e sysadmins.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Docker e Ansible para automatizar o monitoramento
Allan Miguel da Silva Moraes

Você que gosta de saber de tudo que acontece no seu ambiente, que gosta de ter tudo sob controle, monitorado , com alertas e métricas. A vida nunca foi fácil, sempre foram dias implementando uma solução de monitoramento, outros tanto testando e por fim integrando com os sistemas da empresa. Pois bem, saiba que os dias sombrios podem ter um fim. Desde o boom inicial do Docker era possível prever que as mudanças que viriam era duradouras, e agora, aquelas semanas para monitorar seu ambiente passaram a ser minutos. Duvida? Então participa dessa apresentação, onde mostrarei como isso é possível, usando containers.

Traefik - Infraestrutura para containers
José Henrique Honjoya / Felipe Gadelha Ruoso

Esta palestra tem como objetivo apresentar uma visão geral sobre a problemática de como criar ambientes escaláveis em produção utilizando containers e sua solução adotando o Traefik.

16:40 às 17:30 Provisionando plataformas com kubernetes operators e custom resources
Guilherme Vierno

Nesta talk irei mostrar como estamos usando operators e CRDs para provisionar a plataforma da globo.com, composta por vários serviços que são consumidos por outros times de desenvolvimento para criar os produtos do Grupo Globo. Operators e custom resources são ferramentas muito poderosas e ainda pouco exploradas dentro das empresas que operam clusters de k8s, irei apresentar as partes boas, as más e as feias da adoção desse modelo para provisionamento de serviços.

17:40 às 18:30 A definir
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 30 de Novembro de 2019

10 às 19 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Pessoas com experiência em Arquitetura de Software, Desenvolvimento, Infraestrutura e/ou interessadas em tendências tecnológicas na área de TI.


Investimento

presencial:R$ 220,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Alexandre Mioranza
Alexandre Mioranza
Zenvia Mobile
Bruno S. Brasil
Bruno S. Brasil
Getup Cloud
Wellington F Silva
Wellington F Silva
Cabify / Easytaxi

Patrocinadores

Diamond



Silver



Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira