TDC 2019
Porto Alegre
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Diversidade Somos todos diferentes e queremos oportunidades iguais.

Na trilha diversidade você irá conhecer histórias de superação de pessoas em condição de minoria que enfrentaram desafios para chegar onde estão, e qual o nosso papel enquanto profissionais e empresas de tecnologia para auxiliar para que histórias como essas se multipliquem em nosso meio. A trilha Diversidade é um local de encontro e liberdade para todxs que desejam encontrar na tecnologia uma ferramenta para barrar o preconceito.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Criando uma cultura empresarial com foco em Diversidade e Inclusão
Juliana Helena

Inclusão e diversidade são assuntos que estão sendo cada vez mais discutidos em vários setores da sociedade (Ainda bem). Este é um indicador positivo de avanço, mas você já parou para pensar se sua empresa, ou você mesmo, está agindo de forma inclusiva em seu ambiente de trabalho ou ao desenvolver um produto?

Como trazer essa discussão para o ambiente corporativo e qual sua importância? Iremos discutir os principais desafios e dificuldades em se realizar esta jornada.

Você é Incrível! Vencendo a síndrome do impostor e incentivando a autopromoção de grupos minorizados socialmente.
Amanda Nery

Nessa talk, apresentarei inicialmente alguns dados relacionados a síndrome do impostor que afeta especialmente os grupos que são minorizados socialmente, por seu gênero, sexualidade e/ou etnia. Também falarei como a autopromoção no ambiente de trabalho costuma ser percebida de forma negativa, mas explicarei como é importante que pessoas que fazem parte de grupos sub-representados aprendam a fazê-la (baseada em fatos de suas carreiras que elas devem se orgulhar). Explicarei como venho incentivando isso na empresa que atuo e fecharei com um exercício simples para todos os presentes.

11:10 às 12:00 O único preto do rolê
Fausto Vanin

Nesse papo, trago reflexões ao público sobre o quanto os espaços de inovação são ocupados por pessoas pretas, o quanto cada um de nós tem pessoas pretas na sua trajetória e que nos permite estar onde estamos.

12:10 às 13:00 A Diversidade Social e integração com o sociedade como Deaf Developers. Profissional de TI no mercado de trabalho
Joaquim Amado da Silva Júnior / Ivan Diesel

Proporcionar á diversidade como surdos usuários da LIBRAS e Surdos oralizados que pode ser qualidade de vida diversidade social neste vai ser ampliação quando pode ser comunicação eficaz , que estiver tecnologia neste possibilidade acessibilidade, inovação e cidadania, então pode ser volubilidade , controle de seu ambiente, possibilidades de seu aprendizagem , trabalho e integração com a família, amigos e sociedade.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Detalhes da Homofobia
Julius Breyer

Trazendo vivências pessoais, aspectos histórico culturais e ações contra o preconceito, a palestra mostra onde a homofobia está inserida, não só na sociedade diariamente, mas nas empresas e ambientes sociais.

15:10 às 16:00 A definir
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Por que pensar em diversidade e inclusão na pesquisa em UX?
Aline Tusset De Rocco / Helena Agra

Fala-se muito em design centrado no usuário, mas quantas pesquisas contemplam pessoas usuárias de diferentes gêneros, raças/etnias ou com deficiência? Se projetar produtos é uma maneira de impactar a vida das pessoas, é preciso que este impacto também inclua a diversidade humana. Assim, nesta palestra será abordada a importância de levar-se em conta a diversidade e inclusão nas pesquisas de UX, considerando-se aspectos raciais/étnicos, de gênero e também acessibilidade. Vamos aprender a pesquisar em um contexto que busque atender a diversidade humana e que tenha como requisito um produto sustentável e mais acessível a todos?

EducaTRANSforma - Transformando o mundo através da inclusão de pessoas transgênero no mercado de tecnologia
Noah Scheffel

EducaTRANSforma é um projeto de impacto social, focado no recorte transgênero, que visa, através da inclusão de pessoas deste recorte no mercado de tecnologia através de capacitações técnicas e de desenvolvimento profissional, criar uma ponte entre o mercado de trabalho e estas pessoas que hoje vivem à margem da sociedade. O projeto é responsável por todo o acompanhamento e oportunização da pessoa transgênero na sua vivência, desde a sua inserção da forma mais segura possível na sociedade, na dignidade adquirida pela atuação no mercado de trabalho, na inserção da pessoa na área de tecnologia, na interlocução com a universidade, no direito de exercer sua autenticidade.

17:40 às 18:30 A solidão de ser uma backend .net negra
Luciana Regina Rocha

Uma reflexão sobre a capacidade da mulher no domínio de alguma tecnologia.

Kanban para depressivos: como um quadro kanban me ajudou a não chegar no fundo do poço
MAISA FONSECA

Depressão é a doença do século, é invisível e seus sintomas são debilitantes. Essa palestra é sobre como um quadro kanban ajudou uma agilista a lutar contra uma crise de depressão.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 30 de Novembro de 2019

10 às 19 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Todas as pessoas interessadas em diversidade, RHs de empresas que desejam implantar processos seletivos focados em diversidade.


Investimento

presencial:R$ 220,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Amanda Nery
Amanda Nery
Globo.com
Fausto Vanin
Fausto Vanin
OnePercent
Helena Agra
Helena Agra
Tecnopuc Crialab
Ivan Diesel
Ivan Diesel
ThoughtWorks
Juliana Helena
Juliana Helena
ThoughtWorks
MAISA FONSECA
MAISA FONSECA
Knowledge21
Noah Scheffel
Noah Scheffel
EducaTRANSforma

Patrocinadores

Diamond



Silver



Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira