TDC 2019
Recife
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Android Conheça as novidades da plataforma mobile mais popular do mundo!

O Android é a plataforma do Google para dispositivos móveis que se tornou líder absoluta no mercado mundial. Com uma a quantidade de recursos disponibilizada para os desenvolvedores, é possível criar uma envolvente e estimulante interação do usuário com o dispositivo. Nessa trilha serão abordados os assuntos mais atuais e relevantes para o desenvolvimento de aplicações Android.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Aplicações assíncronas no Android com Coroutines & Jetpack
Nelson Glauber

Para usufruir dos múltiplos núcleos existentes nos processadores dos smartphones atuais, podemos realizar chamadas assíncronas de modo a paralelizar o fluxo de execução da aplicação. Normalmente isso é feito por meio de threads e callbacks que acabam por adicionar uma complexidade ao código que pode comprometer sua leitura e manutenção. Nessa apresentação, veremos como utilizar a API de Coroutines do Kotlin em conjunto com diversas bibliotecas do Jetpack do Android de modo a implementar programação assíncrona forma simples e eficiente.

11:10 às 12:00 Construindo uma arquitetura baseada em eventos para o Android
Larissa Navarro Passos de Araujo

Cada vez mais aplicações e bibliotecas Android são compostas de módulos independentes, tornando-as mais simples, escaláveis e testáveis. No entanto, esses módulos podem ter ciclos de vida diversos ou até executar tarefas em threads diferentes, gerando desafios para a comunicação assíncrona entre eles. Algumas bibliotecas, como EventBus e RxJava, são utilizadas neste contexto. Mas e se for necessário construir sua própria infraestrutura? Nessa palestra, exploraremos a ideação e desenvolvimento de uma arquitetura baseada em eventos. Discutiremos os prós e contras dessa abordagem e apresentaremos uma lista de próximos passos a serem tomados para obtermos um ferramental robusto e escalável.

Desenvolvendo aplicativos acessíveis
Diego Malone
Muitas pessoas concordam que é importante desenvolver aplicativos acessíveis, mas muitos desses não sabem nem por onde começar. Pensar em deixar seu aplicativo mais acessível pode parecer muito complicado, mas não é. Além disso, será que alguém com necessidade especial utiliza nossos aplicativos? Ou vamos gastar tempo à toa com acessibilidade? O número de pessoas que dependem de recursos de acessibilidade nos seus aplicativos pode ser bem maior do que você imagina. Nessa palestra vamos ver como pode ser simples e fácil desenvolver aplicativos mais acessíveis com poucas linhas de código.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Por que eu devo usar Android Navigation ?
Diego Nascimento
Navegação no android sempre foi algo trabalhoso, as vezes para controlarmos as entradas e saidas de uma chamada com "startActivityForResult" ou tendo que gerenciar o stack de fragment pelo "fragmentManager", mas hoje existe um componente que pode nos ajudar a implementar uma navegação completa. Desde um clique do botão, ou até padrões mais elaborados como toolbars e bottom navigations.
ViewModel + LiveData em Kotlin de forma idiomática
Eduardo Maia / PATRICK PAMPONET STEIGER
No Google IO de 2017 foram introduzidos duas grandes novidades para facilitar a vida dos desenvolvedores: o Kotlin como linguagem de programação oficial da plataforma, e o Android Architecture Components do Android Jetpack, um conjunto de bibliotecas da Google que objetivam ajudar os desenvolvedores a seguir a arquitetura oficialmente recomendada, Model-View-ViewModel. Nessa talk, mostraremos como implementar o componente LiveData do Android Architecture Components em Kotlin de forma idiomática, através do uso de recursos como extention functions, generics e sealed classes.
14:10 às 15:00 Arquitetura limpa nas apps: utilizando VIPER no Android
Diogo Cabral

Quantas vezes já nos deparamos com um projeto Android com uma estrutura confusa, muitas vezes com classes infladas e sem responsabilidades e objetivos únicos? Isso claramente nos traz uma série de dificuldades: desde a sua manutenção até a forma como testamos o nosso código. Nessa talk, uma alternativa será proposta para você: a utilização do VIPER, que é uma arquitetura baseada nos conceitos do Clean Architecture. Irei explicar todos os detalhes dessa arquitetura, além de fazer comparativos com outras conhecidas atualmente e mostrar como utilizamos na prática em uma app que é desenvolvida por uma equipe distribuída, além de ser utilizada por milhares de pessoas.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Explorando CameraX no Android
Wellington Cabral / Jose Carlos De Moura Júnior
Se você já usou as APIs de câmera no Android, talvez tenha sentido muita dor de cabeça para usá-las. As APIs da Camera 1 e Camera 2 tinham como objetivo fornecer aos desenvolvedores uma melhor experiência ao lidar com APIs de câmeras no Android. No entanto, ainda havia muito código envolvido ao usar estas APIs (mesmo para casos de uso simples) e muitas dificuldades quando se tratava de implementar recursos de câmera em aplicativos Android. Felizmente para nós, a nova CameraX API visa aliviar esses pontos problemáticos para nós, fornecendo uma solução mais simples para o desenvolvimento.
Trabalhando nos bastidores: executando tarefas em background em 2019
Pedro Atanásio

Executar tarefas quando o usuário não está interagindo com o app é algo quase que inevitável em um aplicativo moderno, seja para carregar antecipadamente conteúdo, seja para renovar os parâmetros de funcionamento da aplicação. A cada versão do Android, novas restrições e mecanismos de funcionamento em segundo plano são introduzidos. Nessa talk falaremos sobre a evolução das APIs utilizadas para executar tarefas em background, indo do Service ao WorkManager, e como elas são afetadas pelo Doze e pelo sistema App Standby Buckets introduzido no Android Pie.

16:40 às 17:30 Desacoplando a navegação com estados e deeplinks
Weverson Nascimento / Thiago Moura
Realizar a navegação entre telas no android de forma desacoplada do SDK ou através de modulos é uma tafera um pouco complicada, a navegação baseada em estados e deeplinks são formas simples de desacoplar essa navegação e fazer com que seus flows sejam testáveis e tenha um alto grau de abstração.
Teste no Android. Porque? Como? O que utilizar?
Alex Soares
Qual a importância de testar uma aplicação Android? Como eu posso implementar testes na minha aplicação? Vamos ver como funciona testes unitários locais e instrumentais no Android e quais as ferramentas que podemos utilizar para garantir uma qualidade melhor na entrega do nosso app.
17:40 às 18:30 Prepare seu ambiente Espresso para usar Coroutines
Haldny Santos / Rodrigo Perazzo

Você já tentou testar um aplicativo assíncrono? Não é simples!

Muitos aplicativos estão sendo criados/evoluídos utilizando Kotlin e Coroutines, e os testes precisam também mudar a forma como eram escritos.

Nesta talk iremos mostrar desde o setup até o primeiro teste utilizando essa abordagem.

Android Bundle & Dynamic Delivery: Otimizando o tamanho do seu Aplicativo
Adham Lucas da Silva OLiveira
Os aplicativos mobile a cada dia vem incorporando funcionalidades mais robustas que facilitam o nosso dia-a-dia, porém o tamanho das aplicações ainda é uma barreira para os usuários de smartphones mais básicos devido o pouco espaço de memória. Nessa talk vou mostrar os resultados que obtive com Android Bundle & Dynamic Delivery e qual a importância de otimizar o tamanho do seu App.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 11 de Outubro de 2019

10 às 19 h

Universidade Católica De Pernambuco - UNICAP

Rua Almeida Cunha (estacionamento dos alunos)
Boa Vista, Recife - PE

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Estudantes e profissionais de tecnologia da informação interessados no desenvolvimento de aplicações Android.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Android

Diogo Cabral
Diogo Cabral
ThoughtWorks
Wellington Cabral
Wellington Cabral
C.E.S.A.R (Centro de estudos e sistemas avanças do Recife)

Patrocinadores

Diamond



Silver



Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira

TDC Online