TDC 2019
Recife
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Java Venha conhecer as principais novidades da linguagem e da plataforma Java

Desde o seu surgimento, a evolução do Java como linguagem e como plataforma tem sido acompanhada ativamente pela comunidade brasileira.

Renova-se continuamente, sempre incorporando novos paradigmas e recursos selecionados pela comunidade a cada novo lançamento.

A trilha apresentará palestras sobre a evolução da linguagem e da plataforma, ciclo de atualizações, bem como experiências de mercado sobre a utilização da versão atual reunindo profissionais reconhecidos pelo mercado. Também são discutidas nesta trilha aspectos relacionados à arquitetura da linguagem Java e plataforma enterprise.


Tópicos:

Java, Java EE, Spring, Jakarta EE, JCP e outras tecnologias relacionadas a Java

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Aplicações nativas com Java
William Siqueira
A execução de aplicações Java exige uma máquina virtual, com isso o código Java, compilado para bytecode é interpretado pela máquina virtual, executando a aplicação. Através da GraalVM aplicações Java podem ser re-compiladas novamente para código de máquina, tornando a execução mais rápida e o executável final ainda menor. No entanto, a GraalVM não compila qualquer bytecode para código nativo, trazendo algumas limitações. Vamos discutir essas limitações e mostrar como ferramentas, como o Quarkus, ajudam no desenvolvimento de aplicações nativas e como portar aplicações em JavaFX para o modo nativo no desktop e no browser.
11:10 às 12:00 The quest to the language Graal: one JVM to rule them all
Elder Moraes

É, Frodo... não é fácil ter que trabalhar em projetos com múltiplas linguagens que não se integram nativamente. É como uma jornada rumo a Mordor: cheia de perigos, ciladas e batalhas épicas contra hordas de Bugs (pode chamar também de Orcs). Nessas horas, todo programador gostaria de ter amigo igual ao Sam. Alguém que lhe desse interoperabilidade entre Elfos, Anões, Java, Python, Scala, Node.js... e que ainda permitisse você criar uma nova linguagem! Esse amigo existe. E não é o Sam. O Sméagol o chamaria de Precioso, mas seu nome é Graal VM. E nessa sessão mostraremos como ele vai revolucionar a forma como você pensa e constrói software.

Jakarta NoSQL: Meets the first Jakarta EE specification in the code.
Otávio Santana

Jakarta NoSQL is the first specification of the new era of Java EE now in the Eclipse Foundation home and new home: Jakarta EE. The goal of this specification is to ease integration between Java® Applications and NoSQL databases, with a standard API to work with different types and vendors of NoSQL databases, that currently, it has support to more than 30 NoSQL vendors and increasing. This presentation will introduce this new API on the code only way.

12:10 às 13:00 Design patterns e Code Smell em Java
Lucas Simas / Giulia Falcão

No desenvolvimento de um sistema, espera-se alguns requisitos que sejam garantidos, como por exemplo: desempenho, robustez, facilidade na reutilização, modificação e uso.

Os Design Patterns foram criados com o objetivo de tornar componentes reutilizáveis que facilitem a padronização, que permitam agilidade para as soluções de problemas recorrentes no desenvolvimento do sistema.

Nessa palestra, abordaremos algumas técnicas para padronizar e melhorar o código, deixando ele coeso, legível e extensível.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Supersonic, Subatomic Java with Quarkus
Rafael Benevides

Uma aplicação Java inicializando e pronta para atender requisições em menos de 10ms e ocupando menos de 40MB no disco? Com Hibernate ORM conectado a um banco de dados, servidor web Undertow, Resteasy, CDI e JTA? Venha ver como o Quarkus torna isto possível em cima do Graal/SubstrateVM. Além disso, o Quarkus ainda oferece uma excelente experiência para o desenvolvedor, blindando-o da complexidade do GRaal VM. Você não precisa aprender uma nova tecnologia por quê o Quarkus suporta os melhores padrões como Hibernate/JPA, JTA, CDI, JAX-RS, Eclipse MicroProfile e muito mais! Uma demo de 5 ms está inclusa

15:10 às 16:00 Java & Reactive Streams: O que são? Onde, quando e como utilizar?
Ironi Junior Medina
Grandes volumes de dados, milhares de usuários concorrentes, alta performance e baixo tempo de resposta. Essas são algumas características de sistemas distribuídos, e para que isso seja possível, muitas vezes recorremos à assincronicidade, o que pode tornar nosso código difícil de entender e manter. Atualmente, existem várias ferramentas e paradigmas para nos auxiliar nesse tipo de desenvolvimento, mas, para isso, precisamos entender alguns conceitos. Vamos abordar o que são Reactive Streams, como (não) podemos usar com Java, e, também, uma breve introdução às diferenças entre Reactive Streams e programação reativa.
Padrões essenciais de mensageria para integração de sistemas
Helder da Rocha
Os 65 padrões de integração de sistemas (enterprise integration patterns) permitem construir aplicações distribuídas integrando serviços independentes com baixíssimo acoplamento. Aprender a identificar e usar esses padrões fornece ao arquiteto de software recursos para projetar soluções de integração entre sistemas que normalmente não se comunicariam entre si. Esse conhecimento é essencial quando precisa integrar com serviços na nuvem, IoT, microserviços, Big Data, serviços legados, entre outros. A palestra destacará alguns padrões essenciais discutindo suas aplicações, e exemplos de implementação usando Java: Camel, Spring Integration e Reactive Streams.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Centenas de Entidades, uma Única Pesquisa: Busca Textual com Elasticsearch
Adam Brandizzi

Antes mesmo de ser customizado, um portal construído com Liferay possui duas centenas de entidades, persistidas em tabelas SQL. A essas, acrescentam-se diversas bases de dados customizadas por nossos clientes. Usuários, porém, precisam de uma busca textual simples. Veja como Elasticsearch nos ajudou a superar esse desafio ao prover uma engine de busca textual centralizada, rápida e mais customizável.

17:40 às 18:30 Utilizando eventos de aplicação com Spring
Lucas Farias
O Spring é um framework muito popular. Contudo, algumas das suas funcionalidades são desconhecidas para muitos, e as vezes, as que podem fazer grande diferença na confiabilidade e qualidade da aplicação. Nesta palestra será apresentado o sistema de eventos de aplicação do Spring e como podemos utilizá-lo para resolver alguns problemas relacionados à confiabilidade dentro do escopo de transações.
Java Fish Bowl
Uma discussão aberta sobre vários temas relacionados a Java, que terá a participação de palestrantes convidados e participantes da trilha. Qualquer participante da trilha poderá votar nos temas a serem discutidos ou sugerir outros. Os cinco temas mais votados serão debatidos.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 12 de Outubro de 2019

10 às 19 h

Universidade Católica De Pernambuco - UNICAP

Rua Almeida Cunha (estacionamento dos alunos)
Boa Vista, Recife - PE

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Arquitetos, desenvolvedores, programadores que utilizam ou que tem interesse na plataforma Java


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Java

Adam Brandizzi
Adam Brandizzi
Liferay Latin America
Lucas Simas
Lucas Simas
Mobilicidade

Patrocinadores

Diamond



Silver



Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira

TDC Online