Trilha JavaEE

A plataforma madura e eficiente para desenvolvimento corporativo!

O JavaEE é uma plataforma utiliza em grande escala por pequenas e grande corporações munda a fora. Por meio de sua especificação entrega um conjunto ideal de funcionalidades para empresas que possuem uma visão moderna dos seus processos de negócio e produtos e demandam requisitos não funcionais, principalmente: disponibilidade, escalabilidade e manutenabilidade. Há tempos madura e consolidada, a plataforma Java EE mantém o processo de evolução alinhada as necessidades e os desafios do desenvolvimento corporativo. Nessa trilha veremos como tirar proveito das funcionalidades oferecidas pela versão atual do Java EE. Também vamos antecipar algumas novidades do Java EE 7, a nova versão da plataforma que ficará ainda mais simples para desenvolvimento em cloud, PaaS, HTML5, WebSocket, etc. Todo o conteúdo será oferecido por intermédio de palestrantes ativos na comunidade, protagonistas do mercado que atuam e fazem o JavaEE acontecer.


Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Java EE 7, na era do Cloud Computing
Java EE 7, na era do Cloud Computing
Eder Magalhães
O Java EE em sua essência provê uma série de serviços para o desenvolvimento de software corporativo. A nova versão da plataforma, o Java EE 7, vai além: "A plataforma Java EE é o servico!". O foco principal da nossa versão da plataforma Java é se aproximar, ainda mais, do desenvolvimento para cloud computing (computação em nuvem). Esta apresentação descreverá as novos recursos do Java EE 7.

Eder Magalhães
11:10 às 12:00 Usando os recursos de extensibilidade da API de CDI do Java EE 6
Usando os recursos de extensibilidade da API de CDI do Java EE 6
Alberto Lemos (Dr. Spock)
Dentre todas as APIs que compõem a especificação da plataforma Java EE 6, a API de Contextos e Injeção de Dependência (Contexts and Dependency Injection), ou simplesmente CDI, é a grande novidade que não existia nas versões anteriores desta plataforma. Esta API adiciona um suporte ao conceito de "Injeção de Dependências" como uma ferramenta de modelagem. Contudo, esta API suporta um conjunto de pontos de extensão que permitem uma aplicação adicionar novas funcionalidades na plataforma ou mudar o comportamento padrão definido pela especificação. Esta apresentação irá explorar recursos de extensibilidade do CDI para um uso avançado ao criar componentes numa aplicação enterprise baseada em beans CDI integrados à plataforma.

Alberto Lemos (Dr. Spock)
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 REST In Java 2.0
REST In Java 2.0
Eder Ignatowicz
A palestra "REST in Java 2.0" apresentará uma visão geral da arquitetura REST e o suporte que a plataforma Java EE fornece a este paradigma (através da especificação JAX-RS). Além disto serão apresentadas as novidades do JAX-RS 2.0 e um comparativo prático entre as principais implementações existentes desta especificação.

Eder Ignatowicz
14:10 às 15:00
GlassFish e Maven: Java EE sem dor!
GlassFish e Maven: Java EE sem dor!
Bruno Borges
O servidor de aplicação GlassFish oferece um plugin para o Apache Maven que permite desenvolvedores iniciarem um projeto Java EE sem precisar instalar e configurar o servidor. Vá de um esqueleto de projeto para uma aplicação completa sem complicações.

Bruno Borges
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Aplicativos JavaEE 6 modularizados com Web Fragments
Aplicativos JavaEE 6 modularizados com Web Fragments
Kleber da Silva Xavier / Vinicius Morandin Senger
Um dos principais objetivos da plataforma JavaEE 6 foi facilitar a extensibilidade e modularização de aplicativos JavaEE. Na plataforma JavaEE 5 era comum a necessidade de fazer configurações no deployment descriptor web.xml quando um framework era acrescentado ao aplicativo.Com a introdução do mecanismo de plugability e web fragments de Servlet 3.0 isso não é mais necessário. Nesta apresentação, iremos mostrar como utilizar este recurso para criar aplicativos web modularizados de maneira transparente, ou seja, acrescentar novos módulos web sem impacto na configuração do aplicativo principal.

Kleber da Silva Xavier / Vinicius Morandin Senger
16:40 às 17:30 JBoss Polyglot: aplicações enterprise além do Java
JBoss Polyglot: aplicações enterprise além do Java
Bruno Oliveira (abstractj)
O desenvolvimento de aplicações Java sempre foi predominante no servidor de aplicações JBoss. A evolução da JVM permitiu que linguagens dinâmicas e estaticamente tipadas pudessem coexistir no mesmo ambiente, abrindo novas possibilidades para o servidor de aplicações.

Bruno Oliveira (abstractj)
17:40 às 18:30 Novas Fronteiras do Cache para Aplicações Java
Novas Fronteiras do Cache para Aplicações Java
Julio Machado Faerman
O Cache é um elemento cada vez mais importante na arquitetura de sistemas, principalmente públicos e de grande escala, como os desenvolvidos pelo Google, Facebook, Twitter e outros. Tradicionalmente, o Cache tem sido usados na otimização de desempenho em diversas maneiras, mas as possibilidades vão muito além. Com o amadurecimento dos caches distribuídos, hoje podemos usá-los para tolerância à falhas, persistência, alta disponibilidade, computação em grade e diversas outras aplicações. Esta apresentação mostra os principais cenários onde o Cache é importante e demonstra seu uso na plataforma Java, incluindo exemplos com os principais produtos e especificações.

Julio Machado Faerman
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Eder Magalhães

Eder Magalhães


Trabalha profissionalmente com desenvolvimento de sistemas desde 2000. Atuou com diversas tecnologias, destaque para Java, no desenvolvimento de soluções para os segmentos: logística, call center, bancário, e-commerce, educacional. Instrutor da Globalcode desde 2006, aonde já ministrou mais 3000 horas-aula. É editor do portal InfoQ Brasil, colaborando com a publicação de artigos e notícias relacionadas a tecnologia. Pós-Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FIAP. Possui as certificações Java: SCJP (Programador), SCWCD (Desenvolvedor Web), SCBDC (Desenvolvedor Business) e SCEA (Arquiteto - Fase 1). Já apresentou palestras em vários eventos nacionais e escreveu artigos em revistas relacionadas a tecnologia Java.


Otávio Gonçalves de Santana

Otávio Gonçalves de Santana


Desenvolvedor entusiasta do mundo Open Source. Praticante da filosofia ágil e do desenvolvimento poliglota na Bahia, JUG Leader do JavaBahia, membro do SouJava, um dos fomentadores do grupo LinguÁgil. Presente nos maiores eventos Java e ágil em nível nacional, contribui para o projeto OpenJDK e a plataforma JSE, criador do Apache Easy-Cassandra, presente na comunidade Java mundial, membro ativo e/ou moderador dos maiores fóruns de língua portuguesa do mundo além de escrever artigos para DevMedia, revista espírito livre e java.net.


Kleber da Silva Xavier

Kleber da Silva Xavier


Formado em Engenharia Mecatrônica e mestre em Ciência da Computação pela USP, atua com desenvolvimento de softwares há mais de 15 anos e acumula mais de 6000 horas/aula. A vivência profissional inclui, dentre outras, experiências internacionais em Cingapura e Equador, desenvolvendo softwares críticos para plataformas de petróleo.


Luciano Molinari

Luciano Molinari


Trabalha com Java desde 2007 e atualmente atua como Arquiteto/Desenvolvedor na Trópico Telecomunicações em aplicações de missão crítica e de alto volume transacional. É formado em Processamendo de Dados pela Fatec Taquaritinga e Pós Graduado em Engenharia de Software Orientada a Serviços (SOA) pelo IBTA Campinas. Possui as certificações SCJP, SCWCD, SCBCD e SCEA.


Loiane Groner

Loiane Groner


Bacharel em Ciência da Computação, trabalha como Gerente de Desenvolvimento de Projetos no Citibank (maior instituição financeira do mundo), em São Paulo. Possui 8+ anos de experiência em TI. Autora dos livros Ext JS 4 First Look, Mastering Ext JS e Sencha Architect App Development, todos publicados pela editora Packt e lançados mundialmente em inglês. Evangelista Java e Sencha Community Leader no Brasil. Escreve nos blogs loiane.com e loianegroner.com (Inglês).


Bruno Oliveira (abstractj)

Bruno Oliveira (abstractj)


Bruno Oliveira aka abstractj é JBoss core developer pela Red Hat e apaixonado por opensource, colabora com os projetos Aerogear, TorqueBox, Immutant e DynJS.


Alberto Lemos (Dr. Spock)

Alberto Lemos (Dr. Spock)


Dr. Spock, as vezes também conhecido como Alberto Lemos, trabalha há mais de 13 anos no desenvolvimento de soluções para internet e Java. Formado em Física pela UFV em Viçosa, Já participou do desenvolvimento de dezenas de sistemas corporativos, realizando atividades desde o levantamento de requisitos, modelagem UML, definição de arquitetura, implementação, testes e otimização de aplicações. Com experiência em consultoria e ensino de informática, especializa-se em técnicas da orientação a objetos com foco na arquitetura de sistemas. Acumula mais de 1200 horas ministrando treinamento nas carreiras Globalcode, além de palestras e tutorais nos principais eventos nacionais e internacionais. Atualmente exercita a sua criatividade e experiência colaborando com a equipe de desenvolvimento da Vocado LLC, uma empresa sediada em Los Angeles, USA.


Eder Magalhães

Eder Magalhães


Trabalha profissionalmente com desenvolvimento de sistemas desde 2000. Atuou com diversas tecnologias, destaque para Java, no desenvolvimento de soluções para os segmentos: logística, call center, bancário, e-commerce, educacional. Instrutor da Globalcode desde 2006, aonde já ministrou mais 3000 horas-aula. É editor do portal InfoQ Brasil, colaborando com a publicação de artigos e notícias relacionadas a tecnologia. Pós-Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FIAP. Possui as certificações Java: SCJP (Programador), SCWCD (Desenvolvedor Web), SCBDC (Desenvolvedor Business) e SCEA (Arquiteto - Fase 1). Já apresentou palestras em vários eventos nacionais e escreveu artigos em revistas relacionadas a tecnologia Java.


Julio Machado Faerman

Julio Machado Faerman


Julio Faerman é engenheiro de software e professor, entre outros rótulos. Atualmente trabalha para a Amazon Web Services, ensinando o que aprendeu desenvolvendo aplicações corporativas e melhorando processos de software. Também contribui para projetos open source e trabalhou na Red Hat, na Borland, na NEC, em seus clientes e também em sua própria empresa, a Craftware. Tem interesse por assuntos que vão de inteligência artificial à guitarra, cozinha, ciclismo e tudo mais que se pode fazer só por prazer.


Vinicius Morandin Senger

Vinicius Morandin Senger


Trabalha com desenvolvimento de software desde os 13 anos de idade foi instrutor e consultor da Sun Microsystems e fundou a Globalcode.

Trabalha com Java desde há mais de 10 anos com foco em Java EE e embarcados.

Adepto ao movimento de hardware open source desenvolvendo projetos de automação e robótica de baixo custo.



Bruno Borges

Bruno Borges


Gerente de Produtos da Oracle na linha Java EE como GlassFish e WebLogic. Profissional da área há 10 anos, atuou em empresas como EDS/HP, CETIP, Summa Technologies, CETIP, Neociclo e agora arquiteto de sistemas na wdev; desenvolve softwares e soluções em padrões de integração (EIPs), aplicativos Web e aplicativos Android. Participante de comunidades de software livre (RioJUG, SouJava, Apache Software Foundation, #horaextra), fundou o grupo Wicket em Português e contribui para projetos Open Source da ASF.


Eder Ignatowicz

Eder Ignatowicz


Eder Ignatowicz (@ederign) é desenvolvedor ""full stack"" na Dextra e leciona em diversos cursos de graduação e pós-graduação na Faccamp e Unisal. Agilista, possui ampla experiência no desenvolvimento de sistemas distribuídos baseados em JEE, Cloud e NoSQL, especialmente em plataformas bancárias e governamentais. Eder é Doutorando e Mestre em Engenharia Elétrica na Unicamp (FEEC).http://www.infoq.com/br/author/Eder-Ignatowicz.


Data e Local

Sexta-feira, 6 de Julho de 2012

Das 8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP

Mais informações


Patrocinadores TDC 2012 SP Microsoft Oracle Amazon Web Services Concrete Solutions Nokia DevMedia Positivo PagSeguro Intel Software Google Plusoft InfoQ Brasil Octo Technology Esquilo.Mobi Anhembi Morumbi Globalcode