Lado B Sexta


Horário Sala 1 Sala 2
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00
11:10 às 12:00
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00
14:10 às 15:00 Java e AMQP: Uma alternativa ao JMS
Java e AMQP: Uma alternativa ao JMS
Luciano Davoglio Molinari
Quando se fala de mensageria em sistemas Java, a primeira solução que vem à mente dos desenvolvedores na maioria das vezes é JMS. Mas e quando os sistemas envolvidos são de plataformas diferentes?Nesse caso pode-se recorrer a algumas artimanhas para comunicação com sistemas não-Java ou então procurar um protocolo interoperável, que é o caso do AMQP. Nessa apresentação serão mostrados os conceitos do AMQP e uma comparação entre JMS x AMQP. Também será falado sobre o RabbitMQ, um broker AMQP que além de ser open-source, tem se mostrado bastante robusto e com excelente performance. Para finalizar, será apresentado um demo integrando Spring AMQP e RabbitMQ.

Luciano Davoglio Molinari
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Apps RIA com Sencha GXT 3 e GWT
Apps RIA com Sencha GXT 3 e GWT
Loiane Groner
Quando falamos em RIA, logo lembramos de código JavaScript, JQuery, primefaces, richfaces, etc. Mas porque não podemos ter uma aplicação com componentes ricos codificando apenas com código Java? O GWT (Google Web Toolkit) é um framework que nos permite fazer isso, mas para deixar a aplicação bonita, ainda temos que ter um grande trabalho com CSS para estilizar a aplicação. O GXT (Ext GWT) é um framework open-source que veio para complementar o GWT. Assim podemos programar apenas em Java, sem se preocupar com nenhum código javascript, ou html ou css e ainda assim tem componentes bonitos e ricos com o look and feel do ExtJS. Na palestra vamos aprender um pouco mais sobre o GXT, seus recursos, prós e contras, além de ver uma aplicação de exemplo e um pouco de código!

Loiane Groner
16:40 às 17:30
17:40 às 18:30
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Elias Nogueira

Elias Nogueira


Elias Nogueira é QA Engineer, Agile Coach & Trainer na Adaptworks e Professor de Pós Graduação na Unisinos/RS Sempre advoga no meio dos desenvolvedores a importância de testarmos qualquer tipo de aplicação e entre os testadores que a era do teste manual irá quase acabar, onde este precisa ser mais técnico. Colabora em diversas listas e grupos referente a teste de software e faz apresentações referente a teste e desenvolvimento de software em diversos eventos como o próprio TDC, JavaOne Latin America, Campus Party, Agile in Rio, Agile Trends e grupos locais.



Loiane Groner

Loiane Groner


Possui 9+ anos de experiência em TI e trabalha como IT Specialist numa instituição financeira, em São Paulo. Autora de 6 livros, todos publicados pela editora Packt e lançados mundialmente em inglês (com tradução de 2 livros para o Chinês e Coreano). Entusiasta Java, Phonegap e Sencha. Publica tutoriais e vídeo-aulas no blog http://loiane.com


Luciano Davoglio Molinari

Luciano Davoglio Molinari


Trabalha com Java desde 2007 e atualmente atua como Arquiteto/Desenvolvedor na Trópico Telecomunicações em aplicações de missão crítica e de alto volume transacional. É formado em Processamendo de Dados pela Fatec Taquaritinga e Pós Graduado em Engenharia de Software Orientada a Serviços (SOA) pelo IBTA Campinas. Possui as certificações SCJP, SCWCD, SCBCD e SCEA.


Coordenação

Elias Nogueira
Elias Nogueira


Data e Local

Sexta-feira, 6 de Julho de 2012

Das 8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP

Mais informações


Patrocinadores TDC 2012 SP Microsoft Oracle Amazon Web Services Concrete Solutions Nokia DevMedia Positivo PagSeguro Intel Software Google Plusoft InfoQ Brasil Octo Technology Esquilo.Mobi Anhembi Morumbi Globalcode