Trilha Stadium Sexta - presencial

Trilha Stadium: Um pouco de tudo

O TDC Stadium é uma seleção de palestras de todas as trilhas do evento que serão apresentadas no teatro da Universidade Anhembi Morumbi e que serão abertas para todas as pessoas que estiverem inscritas em qualquer trilha no dia. Desta forma, você que fez a inscrição em uma trilha pode dar uma "espiadinha" no conteúdo das outras trilhas participando das palestras que serão realizadas no auditório principal.


TDC 2012 Online

Se você não puder assistir o TDC2012 em São Paulo, conheça o TDC 2012 Online, as trilhas Stadium são transmitidas ao vivo, ou você pode assistir depois quando quiser.


Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Introdução ao Open Data
Introdução ao Open Data
Alexandre Gomes (SEA Tecnologia) / Christian Morya Miranda (Ministério do Planejamento)
Palestra ainda sem descrição.

Alexandre Gomes (SEA Tecnologia) / Christian Morya Miranda (Ministério do Planejamento)
Hackeando o Governo para uma sociedade melhor
Hackeando o Governo para uma sociedade melhor
Daniela B. Silva (Transparência Hacker)
Política Hacker: como hackers e comunidades de desenvolvedores podem colaborar para construir projetos e criar novas formas de participação na política.

Coding a better government


Daniela B. Silva (Transparência Hacker)
11:10 às 12:00 Tudo o que você precisa saber para começar com Arduino
Tudo o que você precisa saber para começar com Arduino
Marcelo Quinta
Quer começar com Arduino e não sabe por onde? O que que é isso? O que preciso comprar? Onde comprar? O que devo saber? Onde saber? O que posso fazer? Como fazer? O que não consigo construir? Tirando a última pergunta, essa palestra vai conseguir responder todas as outras, com exemplos.

Marcelo Quinta
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Google Shopping
Google Shopping
Tiago Luz - Doc Luz
Conheça e entenda o Google Shopping: o principal objetivo da ferramenta é exibir em destaque nos resultados de busca os produtos das lojas virtuais, mas para é isso é necessário um processo de cadastramento parecido com XML. Nesta palestra Doc Luz fala sobre funcionalidades, novidades e dicas sobre essa novo produto do Google.

Tiago Luz - Doc Luz
14:10 às 15:00
Caso real de sucesso: Thumba Photo Editor
Caso real de sucesso: Thumba Photo Editor
Pieter Zanirato Voloshyn
História da Thumba com o WP7, desde a ideia até o desenvolvimento. Apresentação do Thumba Photo Editor e Thumba Cam; comparação entre o faturamento com WP7 e iOS; principais desafios encontrados e como contornamos. Dicas fundamentais para quem quer começar a desenvolver apps.

Pieter Zanirato Voloshyn
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Aplicativos JavaEE 6 modularizados com Web Fragments
Aplicativos JavaEE 6 modularizados com Web Fragments
Kleber da Silva Xavier / Vinicius Morandin Senger
Um dos principais objetivos da plataforma JavaEE 6 foi facilitar a extensibilidade e modularização de aplicativos JavaEE. Na plataforma JavaEE 5 era comum a necessidade de fazer configurações no deployment descriptor web.xml quando um framework era acrescentado ao aplicativo.Com a introdução do mecanismo de plugability e web fragments de Servlet 3.0 isso não é mais necessário. Nesta apresentação, iremos mostrar como utilizar este recurso para criar aplicativos web modularizados de maneira transparente, ou seja, acrescentar novos módulos web sem impacto na configuração do aplicativo principal.

Kleber da Silva Xavier / Vinicius Morandin Senger
16:40 às 17:30 Criando bancos de dados de forma simples e ágil em minutos na Nuvem
Criando bancos de dados de forma simples e ágil em minutos na Nuvem
José Papo
Vamos mostrar como você pode criar bancos de dados relacionais como MySQL, Oracle ou MS SQL Server em minutos. Vamos mostrar como é fácil criar um banco de dados relcional completo, com alta disponibilidade e com updates, patches e backups automáticos.

José Papo
Criação de relatórios ricos com o PowerView
Criação de relatórios ricos com o PowerView
Diego Nogare
O PowerView é uma novidade do SQL Server 2012, e internamente está dentro do pilar do SQL Server Reporting Services. Esta interação do PowerView se dá através do navegador web com o Sharepoint 2010 e a familiaridade com o pacote Office.

Diego Nogare
Transformação poderosa de dados com Pentaho (PDI)
Transformação poderosa de dados com Pentaho (PDI)
Claudio Brancher Kerber
Vou apresentar na prática como o Pentaho pode ser usado para extrair dados de um arquivo com a pior formatação possível para leitura, a formatação para impressão, e gravá-los em um arquivo separado por vírgulas ou mesmo em uma base de dados. Também vou falar sobre como o processo pode ser implementado em um servidor e agendado para execução periódica ou a partir de outros eventos (chegada de arquivos à uma pasta, recebimento de e-mails entre outros).

Claudio Brancher Kerber
17:40 às 18:30 Mesa Redonda de Teste de Software
Mesa Redonda de Teste de Software
Jorge Alberto Diz / Leonardo Ribeiro Oliveira / Elias Nogueira
Mesa Redonda de Teste de Software

Jorge Alberto Diz / Leonardo Ribeiro Oliveira / Elias Nogueira
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Leonardo Ribeiro Oliveira

Leonardo Ribeiro Oliveira


Leonardo tem mais de 10 anos de experiência em testes e qualidade de software, é evangelista de métodos ágeis e automação de testes com uso ferramentas open source. Off-roader e internet troll nas horas vagas.


Christian Morya Miranda (Ministério do Planejamento)

Christian Morya Miranda (Ministério do Planejamento)


Christian Miranda é servidor público do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e membro do Time de Dados Abertos do Ministério. Trabalha no desenvolvimento do Portal Brasileiro de Dados Abertos (http://dados.gov.br ) e em projetos para melhorar os serviços de dados e informações prestados pela administração pública do Brasil.


Jorge Alberto Diz

Jorge Alberto Diz


Mestre em Engenharia Elétrica e Bacharel em Ciência da Computação, ambos pela UNICAMP. Com quase 3 décadas de estrada em tecnologia da informação, tem atuado nos últimos anos na implantação de práticas de engenharia para qualidade e testes. Foi idealizador da academia de testes da Globalcode. Atualmente trabalha na Maps, ajudando a desenvolver produtos para o mercado financeiro.


Daniela B. Silva (Transparência Hacker)

Daniela B. Silva (Transparência Hacker)


Co-founder and director at Esfera, coordinator at Transparência Hacker community


Marcelo Quinta

Marcelo Quinta


Desenvolvedor móvel (principalmente Android e iOS), atua como professor em Engenharia de Software na UFG e de vez em quando se arrisca em trabalhar UX. Google Developer Expert em Android, Intel Innovator e mentor do programa de startups do Google, já fez muitos aplicativos, que rodam desde o STF até a China. Na comunidade, coordenada o GDG Goiânia e participa do GOJava.


Pieter Zanirato Voloshyn

Pieter Zanirato Voloshyn


28 anos, casado, formado como engenheiro da computação pela UMESP. Atua a 10 anos na área de TI em diversos segmentos e atualmente como Líder de Fábrica de Software na Construtora Andrade Gutierrez. Fascinado por processamento de imagens e fotografia, desenvolveu App's para Windows Phone 7, como o Thumba Photo Editor e Thumba Cam e no momento estudando e desenvolvendo para Windows 8 também.


Diego Nogare

Diego Nogare


Graduado em Ciência da Computação, Pós-Graduado em Engenharia de Computação com ênfase em Desenvolvimento Web com .NET, possui 2 mestrados incompletos e está cursando Mestrado novamente. Autor do livro ?Do Banco de Dados Relacional à Tomada de Decisão?. É colaborador do Portal Linha de Código e das revistas SQL Magazine e codificando .Net e-Magazine. Líder do grupo de usuários Codificando .NET, Líder dos Microsoft Student Partners [MSP] de São Paulo entre 2008 e 2009, Microsoft Most Valuable Professional [MVP] em SQL Server desde 2008, possui certificações MCP (Microsoft Certified Professional), MCTS (Microsoft Certified Technology Specialist) e MCITP (Microsoft Certified IT Professional) em SQL Server, conquistou o titulo de MCT (Microsoft Certified Trainner) em 2010. Regional Mentor do PASS (Professional Association for SQL Server). É PASS Chapter Leader em São Paulo. Passou por grandes empresas como Deloitte, GE e Bayer. Trabalhou na fundação da SolidQ, no Brasil. Trabalhou no time de SQL Server na Microsoft, no Brasil, engajado no lançamento do SQL Server 2012. Atualmente trabalha como responsável pelos projetos de Business Intelligence no portal Minha Vida. É palestrante em eventos da Microsoft, Codificando .NET, INETA BR e PASS, mantém o site: www.diegonogare.net


Vinicius Morandin Senger

Vinicius Morandin Senger


Trabalha com desenvolvimento de software desde os 13 anos de idade foi instrutor e consultor da Sun Microsystems e fundou a Globalcode.

Trabalha com Java desde há mais de 10 anos com foco em Java EE e embarcados.

Adepto ao movimento de hardware open source desenvolvendo projetos de automação e robótica de baixo custo.



Alexandre Gomes (SEA Tecnologia)

Alexandre Gomes (SEA Tecnologia)


Alexandre Gomes é empresário, empreendedor, educador e grande entusiasta do uso da tecnologia para promoção do bem social. Membro do coletivo Transparência Hacker, representa a sociedade civil no processo colaborativo de desenvolvimento do Portal Brasileiro de Dados Abertos (http://dados.gov.br) e tem atuado ativamente com a comunidade internacional no compartilhamento das experiências brasileiras no âmbito dos trabalhos da Parceria para Governo Aberto - OGP (http://www.opengovpartnership.org).


Claudio Brancher Kerber

Claudio Brancher Kerber


Claudio Br trabalha com produtos digitais desde 97. Já brincou de software e hardware, com o site do motel da cidade e com o ERP de uma fábrica e encontrou na Análise de Negócios uma parceira para as empreitadas. Em 2008 estava tão empolgado que traduziu voluntariamente o BABOK 2.0 para o português. Um pouco antes disso, em 2007 estava sentindo que a AN, por melhor desempenhada que fosse, não evitava dificuldades sérias que envolviam a entrega do valor e se enveredou para a agilidade. Isso funcionou? Sim, hoje as suas empreitadas entregam mais valor e mais rápido, mas aprendeu que jogar AN é como jogar no "casual", já jogar AN ágil é como jogar no "hardcore".


Tiago Luz - Doc Luz

Tiago Luz - Doc Luz


Tiago doc Luz is a rockstar when he talks about Conversion Rate Optimizer, E-commerce and Market Online. He is an acclaimed international speaker, making the audience fall in love with him in Brazil, United States, Europe and China. After opened the market for VTEX in Europe, doc it?s now, the VTEX Chief Evangelist. Besides that he is a serial entrepreneur in many startups around the world.


Elias Nogueira

Elias Nogueira


Eu ajudo pessoas e empresas a aumentarem a qualidade de seus softwares para que eles possam ter menores índices de defeitos e perdas financeiras. É QA Engineer, Agile Coach & Trainer na Adaptworks e Professor de Pós Graduação na Unisinos/RS. Sempre advoga no meio dos desenvolvedores a importância de testarmos qualquer tipo de aplicação e entre os testadores que a era do teste manual irá quase acabar, onde este precisa ser mais técnico. Colabora em diversas listas e grupos referente a teste de software e faz apresentações referente a teste e desenvolvimento de software em diversos eventos como o próprio TDC, JavaOne Latin America, Campus Party, Agile in Rio, Agile Trends e grupos locais.



Kleber da Silva Xavier

Kleber da Silva Xavier


Formado em Engenharia Mecatrônica e mestre em Ciência da Computação pela USP, atua com desenvolvimento de softwares há mais de 15 anos e acumula mais de 6000 horas/aula. A vivência profissional inclui, dentre outras, experiências internacionais em Cingapura e Equador, desenvolvendo softwares críticos para plataformas de petróleo.


José Papo

José Papo


José Papo é Developer Relations Program Manager no Google. Também já trabalhou na Amazon (AWS) e na Microsoft. É desenvolvedor de software, evangelista de novas tecnologias e mestre em engenharia da computação pelo IPT. Também atua como professor de pós-graduação na PUC-SP. Fala sobre tendências tecnológicas, computação em nuvem, agilidade, inovação e desenvolvimento de produtos em seu twitter @josepapo


Coordenação

Yara Senger
Yara Senger
Globalcode

Data e Local

Sexta-feira, 6 de Julho de 2012

Das 8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP

Mais informações


Patrocinadores TDC 2012 SP Microsoft Oracle Amazon Web Services Concrete Solutions Nokia DevMedia Positivo PagSeguro Intel Software Google Plusoft InfoQ Brasil Octo Technology Esquilo.Mobi Anhembi Morumbi Globalcode