Trilha Mobile

Desenvolvimento mobile não tem lugar para fanboy! Venha discutir sobre as principais plataformas móveis!

A trilha mobile marca presença mais uma vez no TDC, e como sempre, vamos trazer conteúdo de mobilidade sem nenhum tipo de fanatismo ou preferência. O que conta aqui é gostar de desenvolver para dispostivos móveis. Se você gosta de Java, Android, iOS e mobile web, essa é a sua trilha!


Público Alvo

Desenvolvedores que gostam de dispositivos móveis e não se prendem a plataforma nenhuma.


Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Grandes mentes pensam iguais - Utilizando mobile como prova
Grandes mentes pensam iguais - Utilizando mobile como prova
Ricardo Ogliari
A palestra prova o que já ouvimos falar há muito tempo: grandes mentes pensam iguais. Não é por acaso o fato de Android e iOS estarem liderando o mercado muito a frente de seus concorrentes. Assim como não é por acaso a plataforma Windows Phone ter sido bem recebida pelos desenvolvedores. Não é por acaso que empresas como Nokia, BlackBerry e Palm tiveram seus domínios destruídos de uma maneira impressionante. Tudo isso aconteceu porque as arquiteturas das plataformas Android, iPhone e Windows Phone possuem muitos conceitos extremamente parecidos, divergindo apenas no nome e na linguagem. Neste contexto, a discussão apresentada nesta palestra serve para qualquer profissional de tecnologia que desenvolve ou pretende desenvolver em uma das plataformas. Mas serve principalmente para quem já domina uma destas plataformas e precisa de um ponto de partida para conhecer a outra.

Ricardo Ogliari
11:10 às 12:00 Desenvolvendo aplicações Móveis suportadas pela Nuvem
Desenvolvendo aplicações Móveis suportadas pela Nuvem
José Papo
Vamos rapidamente falar e mostrar exemplos de uso dos Kits de desenvolvimento da Amazon Web Services para desenvolvimento móvel. - SDK para iOS - SDK para Android - SDK para Windows Phone

José Papo
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Introdução ao desenvolvimento de aplicativos para Windows Phone ? oportunidades e desafios.
Introdução ao desenvolvimento de aplicativos para Windows Phone ? oportunidades e desafios.
Daniel Rocha / Henrique Schlatter Manfroi
Introdução ao desenvolvimento de aplicativos para Windows Phone ? oportunidades e desafios.

Daniel Rocha / Henrique Schlatter Manfroi
14:10 às 15:00
Mobile com HTML5+JavaScript, do cliente ao servidor
Mobile com HTML5+JavaScript, do cliente ao servidor
Bruno Oliveira (abstractj)
A evolução dos dispositivos, redes de dados, poder de processamento, armazenamento e independência de plataforma trouxeram novos desafios para o desenvolvimento web e mobile.

Bruno Oliveira (abstractj)
Sencha Touch 2: Aplicações Nativas para Android e iOS e apenas 1 código
Sencha Touch 2: Aplicações Nativas para Android e iOS e apenas 1 código
Loiane Groner
O mercado mobile está crescendo cada vez mais e as duas maiores plataformas (iOS e Android) estão ganhando cada vez mais adeptos. Fora que existe o Windows Phone, plataforma Blackberry que também tem uma fatia do mercado - tem para todo mundo! E como fica o desenvolvedor nessa história? Deve aprender várias linguagens? E como ficam as empresas? Contratam vários desenvolvedores com skills diferentes para desenvolver uma mesma aplicação, mas para plataformas diferentes? Nesta palestra vamos aprender um pouco mais sobre o Sencha Touch 2, um framework JS totalmente free e open source que permite desenvolver aplicações mobile nativas e empacotar para plataformas diferentes, sem precisar alterar o código. Apenas 1 código rodando nativamente no iOS, Android e Blackberry. Vamos ver um pouco de teoria e um pouco de código também, é claro!

Loiane Groner
Titanium Mobile
Titanium Mobile
Kaique Silva
Descrubra o grande poder que você tera ao utilizar essa ferramenta, que proporciona um desenvolvimento rápido de aplicações para iOS, Android, Blackberry e Web. Utilizando Javascript e outros padrões web. Para criar sua propria aplicação nativa.

Kaique Silva
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 JQuery Mobile - Desenvolvimento web multi-plataforma
JQuery Mobile - Desenvolvimento web multi-plataforma
Marcelo Quinta
JQuery Mobile é um poderoso framework baseado no HTML5 cujo objetivo é unificar e adaptar o padrão de interfaces web aos diferentes dispositivos através de um código leve e simples. Nessa palestra falaremos sobre as possibilidades, cases, aplicações técnicas (seja para sites ou web apps) e entenderemos o porquê da Nokia, Mozilla, Adobe e Blackberry patrocinarem o projeto.

Marcelo Quinta
16:40 às 17:30 Nokia S40 Full Touch e o J2ME
Nokia S40 Full Touch e o J2ME
Awdren de Lima Fontão
Aparelhos repaginados, novas APIs suportadas, uma grande base de usuários instalada, 55% de downloads de apps na Nokia Store são pra S40. Novas ferramentas. E tudo gratuito! Oportunidade para conhecer os novos devices, especificações, APIs suportadas e como desenvolver apps de qualidade para os novos aparelhos full touch da família Nokia Asha.

Awdren de Lima Fontão
17:40 às 18:30 Projetando Apps em poucos minutos
Projetando Apps em poucos minutos
Samuel Menezes de Araujo
Do que adianta ter aquela ideia genial se está difícil explicá-la? Através de artefatos visuais, a comunicação com sua equipe e cliente ficam muito mais fáceis. Nesta palestra, aprenda a projetar seu aplicativo com wireframes em poucos minutos.

Samuel Menezes de Araujo
Desenhando aplicativos na plataforma IOS
Desenhando aplicativos na plataforma IOS
Daniel Mack
Nos dias de hoje combinar design e inovação na plataforma Mobile nós exige um cuidado especial em usabilidade e design de interface. A medida que você começar a projetar um aplicativo iOS, certifique-se de compreender os padrões da Apple e aprenda a incorporar os princípios de design (HIG) para que você possa oferecer ao usuário uma experiência única.

Daniel Mack
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Neto Marin

Neto Marin


Neto Marin trabalha há 13 anos com desenvolvimento de software, com passagens por grandes empresas brasileiras e principalmente no mercado de comunicação / mobilidade. Há mais de 5 anos no Google trabalhando inicialmente na área de Andriod Developer Relations, Neto está agora como evangelista técnico da plataforma Actions on Google (AoG) que permite aos desenvolvedores a criarem apps que funcionam com o Google Assistant.



Marcelo Quinta

Marcelo Quinta


Desenvolvedor móvel (principalmente Android e iOS), atua como professor em Engenharia de Software na UFG e de vez em quando se arrisca em trabalhar UX. Google Developer Expert em Android, Intel Innovator e mentor do programa de startups do Google, já fez muitos aplicativos, que rodam desde o STF até a China. Na comunidade, coordenada o GDG Goiânia e participa do GOJava.


Awdren de Lima Fontão

Awdren de Lima Fontão


Evangelista de Desenvolvedores da Nokia. Diverte-se no Instituto Nokia De Tecnologia em Manaus. Cientista da Computação com interesse na área de Ecossistemas de Software e Apps! "Caboquinho" do Amazonas.


Bruno Oliveira (abstractj)

Bruno Oliveira (abstractj)


Bruno Oliveira aka abstractj é JBoss core developer pela Red Hat e apaixonado por opensource, colabora com os projetos Aerogear, TorqueBox, Immutant e DynJS.


Daniel Mack

Daniel Mack


Visual Designer na I.ndigo Daniel é Designer paulistano, com foco em Design e Experiência do Usuário. Trabalhou em projetos digitais, dentre eles grandes portais na Editora Globo. Em 2011 passou a se dedicar a criação de aplicativos para dispositivos móveis na I.ndigo (São Paulo). Com pouco tempo já acumulou projetos como Universidade de Stanford, NBC Universal, Minnesota Wild NHL, Banco Santander e Yahoo.


Daniel Rocha

Daniel Rocha


Graduado em Tecnologia de Informação pela University of Massachusetts, trabalha no mercado móvel há 10 anos. Durante este período, foi desenvolvedor de software em várias startups e empresas de grande porte, como Okto, TIM Brasil, Instituto Noki de Tecnologia e Nokia do Brasil. Após gerenciar a área de Serviços Técnicos do Forum Nokia nos Estados Unidos, retornou ao Brasil e hoje é o Gerente de Aplicativos e Serviços da Nokia do Brasil, onde tem a missão de desenvolver o ecossistema Nokia com Windows Phone em parceria com a Microsoft.


Henrique Schlatter Manfroi

Henrique Schlatter Manfroi


Formado em Artes Plásticas pela UFRGS e em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital pela UNISINOS. Trabalhou com jogos por mais de 8 anos como artista, programador e designer em empresas como Southlogic Studios e Ubisoft. Em 2010, fundou junto com o sócio Rodrigo Scharnberg a Sulistas, empresa de desenvolvimento de jogos mobile. Em 2011, trabalhou com Björk, Scott Snibbe e equipe no desenvolvimento do aplicativo Biophilia, do álbum homônimo da cantora. Trabalha hoje na Nokia como Gerente Técnico de Desenvolvimento para aplicativos.


José Papo

José Papo


José Papo é Developer Relations Program Manager no Google. Também já trabalhou na Amazon (AWS) e na Microsoft. É desenvolvedor de software, evangelista de novas tecnologias e mestre em engenharia da computação pelo IPT. Também atua como professor de pós-graduação na PUC-SP. Fala sobre tendências tecnológicas, computação em nuvem, agilidade, inovação e desenvolvimento de produtos em seu twitter @josepapo


Kaique Silva

Kaique Silva


Trabalhando com tecnologia desde de muito cedo, hoje tenho um grande foco em desenvolver minhas habilidades voltadas para a criação de negócios para internet, focando na inteligencia de cada um construindo e utilizando ferramentas para um algo desempenho e exito.


Loiane Groner

Loiane Groner


Possui 10+ anos de experiência em TI, trabalha como desenvolvedora FullStack em uma empresa multinacional e ama compartilhar conhecimento! Já palestrou por vários eventos no Brasil e ministrou cursos nos Estados Unidos. Autora de sete livros publicados pela editora Packt e lançados mundialmente em inglês (com tradução de alguns livros para chinês e coreano). Autora do livro Estrutura de Dados e Algoritmos em JavaScript lançado em português pela novatec. Entusiasta Java, Sencha, Angular e mobile híbrido (Phonegap/Ionic). Participa ativamente dessas comunidades. Escreve para o blog http://loiane.com e publica aulas e cursos em http://loiane.training.



Marcelo Quinta

Marcelo Quinta


Desenvolvedor móvel (principalmente Android e iOS), atua como professor em Engenharia de Software na UFG e de vez em quando se arrisca em trabalhar UX. Google Developer Expert em Android, Intel Innovator e mentor do programa de startups do Google, já fez muitos aplicativos, que rodam desde o STF até a China. Na comunidade, coordenada o GDG Goiânia e participa do GOJava.


Ricardo Ogliari

Ricardo Ogliari


Desenvolvedor Sênior Android. Bacharel em Ciência da Computação. Especialista em Web: Estratégias de Inovação e Tecnologia. MBA em Aplicativos e Jogos Móveis. Co-autor do livro Android: do Básico ao Avançado. Mais de 350 publicações entre livro, artigos em revistas e sites especializados, palestras e workshops. Um dos 10 nomes do Open-Hardware em 2013, eleito pela revista iMasters.



Samuel Menezes de Araujo

Samuel Menezes de Araujo


Formado em Ciência da Computação, tem experiência em projetos B2B e B2C para dispositivos móveis, tendo trabalhado para clientes nacionais e internacionais. Hoje é Designer de Experiência e Interface na Buscapé Company e co-fundador da 2thinkers.


Data e Local

Domingo, 8 de Julho de 2012

Das 8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP

Mais informações


Patrocinadores TDC 2012 SP Microsoft Oracle Amazon Web Services Concrete Solutions Nokia DevMedia Positivo PagSeguro Intel Software Google Plusoft InfoQ Brasil Octo Technology Esquilo.Mobi Anhembi Morumbi Globalcode