Trilha Mobile

Desenvolvimento mobile não tem lugar para fanboy! Venha discutir sobre as principais plataformas móveis!

A trilha mobile marca presença mais uma vez no TDC, e como sempre, vamos trazer conteúdo de mobilidade sem nenhum tipo de fanatismo ou preferência. O que conta aqui é gostar de desenvolver para dispostivos móveis. Se você gosta de Java, Android, iOS e mobile web, essa é a sua trilha!


Público Alvo

Desenvolvedores que gostam de dispositivos móveis e não se prendem a plataforma nenhuma.


Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Grandes mentes pensam iguais - Utilizando mobile como prova
Grandes mentes pensam iguais - Utilizando mobile como prova
Ricardo da Silva Ogliari
A palestra prova o que já ouvimos falar há muito tempo: grandes mentes pensam iguais. Não é por acaso o fato de Android e iOS estarem liderando o mercado muito a frente de seus concorrentes. Assim como não é por acaso a plataforma Windows Phone ter sido bem recebida pelos desenvolvedores. Não é por acaso que empresas como Nokia, BlackBerry e Palm tiveram seus domínios destruídos de uma maneira impressionante. Tudo isso aconteceu porque as arquiteturas das plataformas Android, iPhone e Windows Phone possuem muitos conceitos extremamente parecidos, divergindo apenas no nome e na linguagem. Neste contexto, a discussão apresentada nesta palestra serve para qualquer profissional de tecnologia que desenvolve ou pretende desenvolver em uma das plataformas. Mas serve principalmente para quem já domina uma destas plataformas e precisa de um ponto de partida para conhecer a outra.

Ricardo da Silva Ogliari
11:10 às 12:00 Desenvolvendo aplicações Móveis suportadas pela Nuvem
Desenvolvendo aplicações Móveis suportadas pela Nuvem
José Papo
Vamos rapidamente falar e mostrar exemplos de uso dos Kits de desenvolvimento da Amazon Web Services para desenvolvimento móvel. - SDK para iOS - SDK para Android - SDK para Windows Phone

José Papo
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Introdução ao desenvolvimento de aplicativos para Windows Phone ? oportunidades e desafios.
Introdução ao desenvolvimento de aplicativos para Windows Phone ? oportunidades e desafios.
Daniel Rocha / Henrique Schlatter Manfroi
Introdução ao desenvolvimento de aplicativos para Windows Phone ? oportunidades e desafios.

Daniel Rocha / Henrique Schlatter Manfroi
14:10 às 15:00
Mobile com HTML5+JavaScript, do cliente ao servidor
Mobile com HTML5+JavaScript, do cliente ao servidor
Bruno Oliveira (abstractj)
A evolução dos dispositivos, redes de dados, poder de processamento, armazenamento e independência de plataforma trouxeram novos desafios para o desenvolvimento web e mobile.

Bruno Oliveira (abstractj)
Sencha Touch 2: Aplicações Nativas para Android e iOS e apenas 1 código
Sencha Touch 2: Aplicações Nativas para Android e iOS e apenas 1 código
Loiane Groner
O mercado mobile está crescendo cada vez mais e as duas maiores plataformas (iOS e Android) estão ganhando cada vez mais adeptos. Fora que existe o Windows Phone, plataforma Blackberry que também tem uma fatia do mercado - tem para todo mundo! E como fica o desenvolvedor nessa história? Deve aprender várias linguagens? E como ficam as empresas? Contratam vários desenvolvedores com skills diferentes para desenvolver uma mesma aplicação, mas para plataformas diferentes? Nesta palestra vamos aprender um pouco mais sobre o Sencha Touch 2, um framework JS totalmente free e open source que permite desenvolver aplicações mobile nativas e empacotar para plataformas diferentes, sem precisar alterar o código. Apenas 1 código rodando nativamente no iOS, Android e Blackberry. Vamos ver um pouco de teoria e um pouco de código também, é claro!

Loiane Groner
Titanium Mobile
Titanium Mobile
Kaique Silva
Descrubra o grande poder que você tera ao utilizar essa ferramenta, que proporciona um desenvolvimento rápido de aplicações para iOS, Android, Blackberry e Web. Utilizando Javascript e outros padrões web. Para criar sua propria aplicação nativa.

Kaique Silva
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 JQuery Mobile - Desenvolvimento web multi-plataforma
JQuery Mobile - Desenvolvimento web multi-plataforma
Marcelo Quinta
JQuery Mobile é um poderoso framework baseado no HTML5 cujo objetivo é unificar e adaptar o padrão de interfaces web aos diferentes dispositivos através de um código leve e simples. Nessa palestra falaremos sobre as possibilidades, cases, aplicações técnicas (seja para sites ou web apps) e entenderemos o porquê da Nokia, Mozilla, Adobe e Blackberry patrocinarem o projeto.

Marcelo Quinta
16:40 às 17:30 Nokia S40 Full Touch e o J2ME
Nokia S40 Full Touch e o J2ME
Awdren de Lima Fontão
Aparelhos repaginados, novas APIs suportadas, uma grande base de usuários instalada, 55% de downloads de apps na Nokia Store são pra S40. Novas ferramentas. E tudo gratuito! Oportunidade para conhecer os novos devices, especificações, APIs suportadas e como desenvolver apps de qualidade para os novos aparelhos full touch da família Nokia Asha.

Awdren de Lima Fontão
17:40 às 18:30 Projetando Apps em poucos minutos
Projetando Apps em poucos minutos
Samuel Menezes de Araujo
Do que adianta ter aquela ideia genial se está difícil explicá-la? Através de artefatos visuais, a comunicação com sua equipe e cliente ficam muito mais fáceis. Nesta palestra, aprenda a projetar seu aplicativo com wireframes em poucos minutos.

Samuel Menezes de Araujo
Desenhando aplicativos na plataforma IOS
Desenhando aplicativos na plataforma IOS
Daniel Mack
Nos dias de hoje combinar design e inovação na plataforma Mobile nós exige um cuidado especial em usabilidade e design de interface. A medida que você começar a projetar um aplicativo iOS, certifique-se de compreender os padrões da Apple e aprenda a incorporar os princípios de design (HIG) para que você possa oferecer ao usuário uma experiência única.

Daniel Mack
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Neto Marin

Neto Marin


Neto Marin é Developer Advocate do Google no Brasil e tem como principal objetivo ajudar os desenvolvedores a criarem aplicativos de alta qualidade para as plataformas Android. Um apaixonado pelas tecnologias móveis, começou a desenvolver para telefones celulares em 2005 com Java ME, tendo experiência em diversas outras plataformas e trabalhando com Android desde os primeiros SDKs em 2007. Além de smartphones, é um entusiasta de tecnologias embarcadas e do mundo maker, se divertindo com Android Things e também outras plataformas como Arduino, Raspberry Pi, ESP e até automatizando produções de cerveja caseira.



Marcelo Quinta

Marcelo Quinta


Desenvolvedor móvel (principalmente Android e iOS), atua como professor em Engenharia de Software na UFG e de vez em quando se arrisca em trabalhar UX. Google Developer Expert em Android, Intel Innovator e mentor do programa de startups do Google, já fez muitos aplicativos, que rodam desde o STF até a China. Na comunidade, coordenada o GDG Goiânia e participa do GOJava.


Loiane Groner

Loiane Groner


Possui 10+ anos de experiência em TI, trabalha como desenvolvedora FullStack em uma empresa multinacional e ama compartilhar conhecimento! Já palestrou por vários eventos no Brasil e ministrou cursos nos Estados Unidos. Autora de sete livros publicados pela editora Packt e lançados mundialmente em inglês (com tradução de alguns livros para chinês e coreano). Autora do livro Estrutura de Dados e Algoritmos em JavaScript lançado em português pela novatec. Entusiasta Java, Sencha, Angular e mobile híbrido (Phonegap/Ionic). Participa ativamente dessas comunidades. Escreve para o blog http://loiane.com e publica aulas e cursos em http://loiane.training.



Henrique Schlatter Manfroi

Henrique Schlatter Manfroi


Formado em Artes Plásticas pela UFRGS e em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital pela UNISINOS. Trabalhou com jogos por mais de 8 anos como artista, programador e designer em empresas como Southlogic Studios e Ubisoft. Em 2010, fundou junto com o sócio Rodrigo Scharnberg a Sulistas, empresa de desenvolvimento de jogos mobile. Em 2011, trabalhou com Björk, Scott Snibbe e equipe no desenvolvimento do aplicativo Biophilia, do álbum homônimo da cantora. Trabalha hoje na Nokia como Gerente Técnico de Desenvolvimento para aplicativos.


Samuel Menezes de Araujo

Samuel Menezes de Araujo


Formado em Ciência da Computação, tem experiência em projetos B2B e B2C para dispositivos móveis, tendo trabalhado para clientes nacionais e internacionais. Hoje é Designer de Experiência e Interface na Buscapé Company e co-fundador da 2thinkers.


Daniel Mack

Daniel Mack


Visual Designer na I.ndigo Daniel é Designer paulistano, com foco em Design e Experiência do Usuário. Trabalhou em projetos digitais, dentre eles grandes portais na Editora Globo. Em 2011 passou a se dedicar a criação de aplicativos para dispositivos móveis na I.ndigo (São Paulo). Com pouco tempo já acumulou projetos como Universidade de Stanford, NBC Universal, Minnesota Wild NHL, Banco Santander e Yahoo.


Kaique Silva

Kaique Silva


Trabalhando com tecnologia desde de muito cedo, hoje tenho um grande foco em desenvolver minhas habilidades voltadas para a criação de negócios para internet, focando na inteligencia de cada um construindo e utilizando ferramentas para um algo desempenho e exito.


Bruno Oliveira (abstractj)

Bruno Oliveira (abstractj)


Bruno Oliveira aka abstractj é JBoss core developer pela Red Hat e apaixonado por opensource, colabora com os projetos Aerogear, TorqueBox, Immutant e DynJS.


Ricardo da Silva Ogliari

Ricardo da Silva Ogliari


Desenvolvedor Sênior Android. Bacharel em Ciência da Computação. Especialista em Web: Estratégias de Inovação e Tecnologia. MBA em Aplicativos e Jogos Móveis. Co-autor do livro Android: do Básico ao Avançado. Mais de 340 publicações entre livro, artigos em revistas e sites especializados, palestras e workshops. Um dos 10 nomes do Open-Hardware em 2013, eleito pela revista iMasters.



Awdren de Lima Fontão

Awdren de Lima Fontão


Evangelista de Desenvolvedores da Nokia. Diverte-se no Instituto Nokia De Tecnologia em Manaus. Cientista da Computação com interesse na área de Ecossistemas de Software e Apps! "Caboquinho" do Amazonas.


Marcelo Quinta

Marcelo Quinta


Desenvolvedor móvel (principalmente Android e iOS), atua como professor em Engenharia de Software na UFG e de vez em quando se arrisca em trabalhar UX. Google Developer Expert em Android, Intel Innovator e mentor do programa de startups do Google, já fez muitos aplicativos, que rodam desde o STF até a China. Na comunidade, coordenada o GDG Goiânia e participa do GOJava.


Daniel Rocha

Daniel Rocha


Graduado em Tecnologia de Informação pela University of Massachusetts, trabalha no mercado móvel há 10 anos. Durante este período, foi desenvolvedor de software em várias startups e empresas de grande porte, como Okto, TIM Brasil, Instituto Noki de Tecnologia e Nokia do Brasil. Após gerenciar a área de Serviços Técnicos do Forum Nokia nos Estados Unidos, retornou ao Brasil e hoje é o Gerente de Aplicativos e Serviços da Nokia do Brasil, onde tem a missão de desenvolver o ecossistema Nokia com Windows Phone em parceria com a Microsoft.


José Papo

José Papo


José Papo é Developer Relations Program Manager no Google. Também já trabalhou na Amazon (AWS) e na Microsoft. É desenvolvedor de software, evangelista de novas tecnologias e mestre em engenharia da computação pelo IPT. Também atua como professor de pós-graduação na PUC-SP. Fala sobre tendências tecnológicas, computação em nuvem, agilidade, inovação e desenvolvimento de produtos em seu twitter @josepapo


Data e Local

Domingo, 8 de Julho de 2012

Das 8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP

Mais informações


Patrocinadores TDC 2012 SP Microsoft Oracle Amazon Web Services Concrete Solutions Nokia DevMedia Positivo PagSeguro Intel Software Google Plusoft InfoQ Brasil Octo Technology Esquilo.Mobi Anhembi Morumbi Globalcode