Lado B Domingo


Horário Sala 1 Sala 2
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00
11:10 às 12:00 Games: Como criar uma arquitetura elástica e confiável para seus jogos multiplayer e móveis
Games: Como criar uma arquitetura elástica e confiável para seus jogos multiplayer e móveis
José Papo
Nessa palestra vamos mostrar como criar arquiteturas escaláveis, com alta disponibilidade e robustas para suportar o desenvolvimento de jogos. Vamos falar como a Nuvem facilita o processo de criação e evolução de um jogo. Mostraremos exemplos práticos de arquiteturas de empresas como Zynga, Vostu, Playfish, Wooga, 6waves, entre outros

José Papo
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00
14:10 às 15:00 Front-end: O elo perdido: sincronizando webapps offline Demonstrar como podemos criar aplicações offline com html5 que sincronizem com o servidor
Front-end: O elo perdido: sincronizando webapps offline Demonstrar como podemos criar aplicações offline com html5 que sincronizem com o servidor
Jean Carlo Nascimento
Demonstração prática de como integrar o módulo de cache offline, storage, navigator.on/offline entre outras tecnologias para criar uma aplicação que guarde seu estado atual enquanto esteja offline e possa sincronizar com um servidor quando ficar online.

Jean Carlo Nascimento
Node.js: JavaScript com Google V8 no servidor
Node.js: JavaScript com Google V8 no servidor
Luciano Ramalho
Com Node.js, JavaScript liberta-se do navegador e torna-se uma linguagem dinâmica de uso geral assim como Python e Ruby. Node.js usa o mesmo motor V8 de alto desempenho do Google Chrome, roda em Linux, Windows e Mac OSX, e oferece APIs assíncronas para criar servidores e clientes que lidam com muitas requisições concorrentes de modo eficiente. Saiba o que é programação assíncrona e tenha uma visão panorâmica de como usar o Node.js e seu rico eco-sistema de ferramentas e bibliotecas.

Luciano Ramalho
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Agile e Startups, a importância do aprendizado contínuo.
Agile e Startups, a importância do aprendizado contínuo.
Flávio Fonseca Alves
Startupar é aprender! Nesta mini palestra irei contar as experiências positivas e negativas que tivemos nesse quase um ano de startup. Como as metodologias ágeis nos ajudaram a estruturar e organizar nosso trabalho e aprendizado.

Flávio Fonseca Alves
Agile: Agile como Framework
Agile: Agile como Framework
Vitor Monteiro Puente
Pretendo fazer comparação entre frameworks existentes atualmente e as práticas das metodologias ágeis, principalmente destacando a importância da simplicidade, da comunicação e do feedback. Em seguida, citar rapidamente algumas práticas que têm o efeito contrário, ou seja, fazem com que uma equipe deixe de ser ágil.

Vitor Monteiro Puente
Agile: 7 Padrões Para Implantar Métodos Ágeis
Agile: 7 Padrões Para Implantar Métodos Ágeis
Suelen Goularte Carvalho
Esta apresentação irá apresentar 7 padrões para a implantação de métodos ágeis. Esses padrões podem servir como um guia para pessoas que desejam implantar métodos ágeis em seus times ou organização.

Suelen Goularte Carvalho
Agile: Automação de testes para aplicações em QT usando dispositivos Nokia
Agile: Automação de testes para aplicações em QT usando dispositivos Nokia
Suelyne Dias Batista
A automação de testes vêm tornado-se necessária principalmente quando se trabalha com metodologias ágeis, interagir com eficácia e velocidade proporciona maior produtividade às equipes de testes. Por isso, nesta apresentação serão abordadas as vantagens, desvantagens e demonstrações de duas ferramentas open source para automação de testes: Tdriver e QtQuickTest.

Suelyne Dias Batista
Cloud: Construindo aplicações web interativas baseadas em Kinect com Kinesis no Windows Azure
Cloud: Construindo aplicações web interativas baseadas em Kinect com Kinesis no Windows Azure
Fabrício Lopes Sanchez
O que você acharia de navegar em aplicações web sem mouse ou teclado sendo seus gestos ó único elemento necessário? Saiba como construir esse tipo de aplicação para Kinect com Kinesis, HTML 5, Javascript e .NET.

Fabrício Lopes Sanchez
16:40 às 17:30 Agile: Democracia organizacional: o próximo passo depois da agilidade
Agile: Democracia organizacional: o próximo passo depois da agilidade
Giovanni Bassi
Auto-organização, auto-gestão, descentralização de poder são todos valores da comunidade ágil. Mas por algum motivo eles terminam dentro do time de desenvolvimento. O que aconteceria se esses valores fosse além? Se toda a empresa trabalhasse com liderança servidora? Se toda a hierarquia fosse meritocrática e flexível? Se não houvessem gerentes comandando e controlando, em nenhum ponto da empresa? Teríamos uma empresa democrática. E é possível. Há décadas temos casos de sucesso que seguem a filosofia da democracia organizacional. Nesta palestra faremos uma análise histórica das origens da hierarquia e avaliaremos suas consequências. Avaliaremos então as opções democráticas e alguns casos de sucesso, demonstrando como eles fizeram para dar certo.

Giovanni Bassi
17:40 às 18:30 Game Music Técnicas e Especificidades
Game Music Técnicas e Especificidades
Thiago Adamo
Numa abordagem dinâmica e recheada da exemplos e estudos de caso, a palestra conta desde uma breve linha do tempo da evolução da música de games até especificidades da composição da música de games e do sound design, passando por engines de áudio até música adaptiva.

Thiago Adamo
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Elias Nogueira

Elias Nogueira


Eu ajudo pessoas e empresas a aumentarem a qualidade de seus softwares para que eles possam ter menores índices de defeitos e perdas financeiras. É QA Engineer, Agile Coach & Trainer na Adaptworks e Professor de Pós Graduação na Unisinos/RS. Sempre advoga no meio dos desenvolvedores a importância de testarmos qualquer tipo de aplicação e entre os testadores que a era do teste manual irá quase acabar, onde este precisa ser mais técnico. Colabora em diversas listas e grupos referente a teste de software e faz apresentações referente a teste e desenvolvimento de software em diversos eventos como o próprio TDC, JavaOne Latin America, Campus Party, Agile in Rio, Agile Trends e grupos locais.



Giovanni Bassi

Giovanni Bassi


Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é melhor que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP depois que notaram que gostava de se envolver com a comunidade. Já palestrou sobre .NET, Ruby, Node.js, Front-end e Backend, Agile, etc. No Brasil, e no exterior. Lidera diversos grupos de usuários, como o Brasil .NET, o .NET Architects, e o Docker SP. É instrutor da Scrum.org e fundador da Lambda3.



Suelen Goularte Carvalho

Suelen Goularte Carvalho


Suelen Carvalho é pós-graduada pelo ITA e mestranda em Ciência da Computação pela USP. Trabalha com desenvolvimento de software há mais de 9 anos. Palestrante em diversos eventos de tecnologia sobre desenvolvimento, java, android, mobilidade e agilidade. Também escreve sobre estes assuntos no blog suelengc.com/blog. Atualmente trabalha como instrutora e desenvolvedora na Caelum e é Manager do GDG-SP Android Meetup.


Thiago Adamo

Thiago Adamo


Analista de sistemas e produtor musical, 29 anos, estudou teoria e canto com a professora Lu Mancini e em conservátórios por 4 anos, estudou produção musical com João Rizk(produtor/engenheiro de som do selo Energybr). Produz trilhas para jogos desde 2008, já teve trilhas publicadas em jogos da Xbox Live Indie Games, Facebook, Windows Phone 7. Como músico já cantou e produziu bandas de rock e atua como DJ no projeto PxlDJ Experience onde remixa e fez performances de mixagem com temas de games, é DJ formado pela Pacha Skol School.


José Papo

José Papo


José Papo é Developer Relations Program Manager no Google. Também já trabalhou na Amazon (AWS) e na Microsoft. É desenvolvedor de software, evangelista de novas tecnologias e mestre em engenharia da computação pelo IPT. Também atua como professor de pós-graduação na PUC-SP. Fala sobre tendências tecnológicas, computação em nuvem, agilidade, inovação e desenvolvimento de produtos em seu twitter @josepapo


Vitor Monteiro Puente

Vitor Monteiro Puente


Consultor na OCTO Technology, Evangelista do uso de ferramentas open source e de metodologias ágeis, possui experiência em metodologias como eXtreme Programing (XP), Scrum, Kanban e atualmente estou participando do processo de implantação de DaD e Kanban em um grande player na área de seguros. Mais recentemente tenho atuado como editor do site InfoQ Brasil e comecei a estudar e participar do projeto HyperGraphDB


Luciano Ramalho

Luciano Ramalho


Autor do livro Fluent Python (O'Reilly) / Python Fluente (Novatec) e consultor na ThoughtWorks, Inc.



Suelyne Dias Batista

Suelyne Dias Batista


Trabalho há 6 anos com desenvolvimento de teste de software para aplicativos embarcados (celular e TV). Sou certificada CTFL. Minha áreas de conhecimentos são: Liderança da implementação do processo de teste de software; Experiência com softwares de controle de versão: Git e Rational ClearCase: Ferramentas auxiliares de Builds: Gerrit e Jenkins; Linguagens de Programação: C, Shell script, Ruby, Pascal, Java, Javascript; Linux (desenvolvimento e teste de aplicações para sistemas embarcados- Maemo, Meego);


Jean Carlo Nascimento

Jean Carlo Nascimento


É evangelista de novas tecnologias como NoSQL e Node.js as quais estão em voga atualmente; também palestra sobre Javascript, Frontend, PHP, Node.js e MongoDB. Organizador dos eventos FrontinSampa e Sampa.js. Atualmente esta iniciando sua empresa voltada em produtos, cursos, treinamentos e consultorias ao desenvolvimento de sistemas flexíveis e escaláveis com Node.js e NoSQL.


Fabrício Lopes Sanchez

Fabrício Lopes Sanchez


Fabrício Lopes Sanchez has more than fifteen years of experience with software development, distributed applications, cloud architecture and teams management. He has a degree in Computer Science and a Master graduation in Electrical Engineering by University of São Paulo. He is a former ASP.NET/IIS and Azure MVP (Most Valuable Professional) named by Microsoft in January 2012. He worked as a university professor in technology undergraduate courses along six years. He worked as web solutions architect for seven years. He was product specialist (Microsoft Azure) at Microsoft Brazil for a good time, where worked on large projects using cloud computing platform from company. He was CEO of Conio Soluções em Tecnologia for three years. Currently h



Flávio Fonseca Alves

Flávio Fonseca Alves


Empreendedor apaixonado por inovação, combina ao seus estudos conceitos de software craftsmanship, technology education, social innovation, design thinking and lean startup. É formado em Computação pela Universidade de Brasília (UnB) e dedicou boa parte de sua carreira a projetos de Pesquisa & Desenvolvimento de novos produtos no Brasil e na Europa. Nas horas vagas gosta de tocar violão, treinar Jiu Jitsu e andar de longboard.


Coordenação

Elias Nogueira
Elias Nogueira


Data e Local

Domingo, 8 de Julho de 2012

Das 8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP

Mais informações


Patrocinadores TDC 2012 SP Microsoft Oracle Amazon Web Services Concrete Solutions Nokia DevMedia Positivo PagSeguro Intel Software Google Plusoft InfoQ Brasil Octo Technology Esquilo.Mobi Anhembi Morumbi Globalcode