Trilha Games

Desenvolvimento de games, de brincadeira à coisa séria!

A cada ano que passa, o desenvolvimento de games se torna uma atividade mais divertida, interessante e lucrativa, principalmente com as novas oportunidades oferecidas pelos dispositivos móveis e redes sociais. Venha tomar contato ou aprimorar seus conhecimentos de todos os passos do processo de produção de um game em nossa trilha, e conhecer os grandes casos de sucesso do mundo do entretenimento digital brasileiro.


Público Alvo

Desenvolvedores de games, designers, ilustradores, profissionais de áudio, empreendedores


Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Desempenho computacional como chave do entretenimento
Desempenho computacional como chave do entretenimento
Juliano Barbosa Alves / Mitikazu Koga Lisboa
A empresa Hive é a maior desenvolvedora de games do Brasil e um dos principais estúdios de marketing digital do país. Durante sua palestra o CEO irá comentar sua experiência e como o desempenho computacional foi essencial para a Hive desenvolver projetos publicados em diversos países e como a parceria da Intel pode ajudar nesse processo.

Juliano Barbosa Alves / Mitikazu Koga Lisboa
11:10 às 12:00 Introdução ao desenvolvimento de jogos em HTML5
Introdução ao desenvolvimento de jogos em HTML5
Ricardo Bittencourt
Cada vez mais, o HTML5 se consolida entre os desenvolvedores de games, oferecendo um amplo suporte em múltiplas plataformas, que vão de desktops a celulares. Nesta apresentação, mostraremos como utilizar os novos recursos do HTML5 na confecção de jogos.

Ricardo Bittencourt
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Desenvolvimento de Jogos Mobile
Desenvolvimento de Jogos Mobile
Bruno Cicanci
Conheça como está o mercado de jogos para dispositivos móveis, uma das plataformas que mais cresceu nos últimos anos, e está presenta em todo o mundo. Com tantas opções de plataformas mobile para desenvolver jogos e aplicativos, é preciso conhecer como melhor aproveitar essa tecnologia e garantir que seu produto seja um sucesso. O HTML5, novo padrão web, veio para ajudar também o desenvolvimento de webapps e jogos multiplataformas. Saiba como escolher a melhor tecnologia para desenvolver um jogo, como funciona o processo de desenvolvimento de um game, e conheça algumas dicas para estudar e desenvolver sua carreira como desenvolvedor de jogos.

Bruno Cicanci
14:10 às 15:00
Desenvolvendo jogos com Libgdx
Desenvolvendo jogos com Libgdx
Matheus Augusto Bodo
Libgdx é um poderoso framework para desenvolvimento de jogos multi-plataforma utilizando a linguagem Java. Com ele, você pode desenvolver praticamente qualquer tipo de jogo, seja ele 2D ou 3D. Nesta palestra pretendo apresentar as principais características e alguns exemplos de código do framework.

Matheus Augusto Bodo
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Desenvolvimento multiplataforma com XNA e Mono
Desenvolvimento multiplataforma com XNA e Mono
Alexandre Zollinger Chohfi
Aprenda a desenvolver jogos para diversas plataformas utilizando XNA e Mono. Nesta palestra você terá uma noção geral de como desenvolver jogos multiplataforma com XNA, saindo um pouco do mundo Microsoft e se aventurando no iOS, Android, MacOSX e várias outras plataformas!

Alexandre Zollinger Chohfi
16:40 às 17:30 Game Design na Era da Imersão Espacial
Game Design na Era da Imersão Espacial
Alvaro Gabriele Rodrigues
NUI, 3D Estereoscópico, Realidade Aumentada estão mudando a forma de criarmos entretenimento digital. Venha saber nesta palestra como o mundo do game design está tirando proveito destas novas tecnologias e filosofias.

Alvaro Gabriele Rodrigues
17:40 às 18:30 Game Development on Hard Mode
Game Development on Hard Mode
Guto Maia
Engines, engines, engines. Facilitar o desenvolvimento de games com linguagens de alto nível e API?s robustas se tornou o novo foco da indústria. Mas e a paixão por simplesmente desenvolver? Escovar bit a bit na busca por performance e qualidade? Nesta palestra, vamos ver as aventuras de dois desenvolvedores decididos a criar jogos para Nintendinho, entendendo como o 6502 funciona, culminando no desenvolvimento de uma IDE para entusiastas do desenvolvimento para NES, criada 100% em Javascript (editor de sprites, código, compilador e emulador).

Guto Maia
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Mauricio Tadeu Alegretti

Mauricio Tadeu Alegretti


Mauricio Tadeu Alegretti ("Malegra") é desenvolvedor veterano de games, envolvido na produção de mais de vinte jogos que obtiveram milhões de downloads e diversos prêmios para plataformas mobile, consoles e PC/Steam. É fundador do Indústria de Jogos, empresa de conteúdo e serviços com a missão de auxiliar os estúdios e profissionais a tornar possível o sonho de criar games no Brasil, e conselheiro da ABRAGAMES. Foi co-fundador do estúdio de games Smyowl, Microsoft Most Valuable Professional (MVP), chair do capítulo Sorocaba da International Game Developers Association (IGDA) e co-fundador do Portalxbox


Ricardo Dorta Bernardes

Ricardo Dorta Bernardes


Nomeado como Microsoft MVP(Most Valuable Professiona) em C#, trabalha com desenvolvimento em tecnologias Microsoft há 9 anos. Apaixonado por arquitetura de sistemas e por inovação é Gerente de Desenvolvimento da Smyowl, especializado em alta tecnologia e desenvolvimento de aplicativos multi-plataforma. Especialista em Windows 8, foi líder técnico do desenvolvimento dos 2 primeiros jogos brasileiros aprovados na Windows Stor


Alexandre Zollinger Chohfi

Alexandre Zollinger Chohfi


Alexandre é ex-desenvolvedor profissional de jogos e atualmente desenvolvedor de Apps Mobile na Lambda3, onde trabalha com Xamarin, Cordova e outros frameworks de desenvolvimento multiplataforma. Desde 2013 é reconhecido pela Microsoft como MVP, atualmente em Windows Platform Development.


Alvaro Gabriele Rodrigues

Alvaro Gabriele Rodrigues


Coordenador de Projetos de Inovação na Assessoria de Inovação do Centro Paula Souza, autarquia do Governo do Estado de São Paulo. Foi fundador e diretor de Inovação e Novos Negócios da Trixter Interactive, empresa brasileira atuante na área de Games entre os anos de 2011 e 2018 e diretor de Criação da Ortiz Gaming. Atua há dois anos como consultor de projetos para captação de recursos financeiros em editais e outros programas de crédito especificamente na área de Inovação. Foi coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais da FATEC. É doutorando no programa de Comunicação da UNESP, com pesquisa na área de XR (Extended Reality).


Bruno Cicanci

Bruno Cicanci


Programador com 14 anos de experiência, sendo 9 anos com desenvolvimento de jogos para Android e iOS. Passei por empresas como Glu Mobile, Electronic Arts, 2Mundos, e atualmente trabalho na Aquiris Game Studio. Mantenho um blog sobre desenvolvimento de jogos desde 2009: https://gamedeveloper.com.br


Guto Maia

Guto Maia


Guto Maia deixou de lado os titulos de certificação e abdicou das nomeclaturas superlativas como de ?Desenvolvedor? e ?Arquiteto?. É Programador por definição, traduz da linguagem ao código de máquina. É pesquisador de paradigmas e linguagens de programação, principalmente em plataformas clássicas como o 6502, Z-80 e o 68k.



Matheus Augusto Bodo

Matheus Augusto Bodo


Formado em Ciências da Computação pela USP São Carlos, atua como desenvolvedor Java há 4 anos. É adepto da utilização de metodologias ágeis, e tem grande interesse em aprimorar as boas práticas de desenvolvimento. Durante o ano de 2011, trabalhou no desenvolvimento de jogos para mobile, principalmente para a plataforma Android.


Mitikazu Koga Lisboa

Mitikazu Koga Lisboa


Mitikazu Koga Lisboa é CEO da Hive Digital Media, maior desenvolvedora de games brasileira e líder no mercado de advergames no país. Seu currículo inclui passagens por grandes desenvolvedoras e publicadoras de games no mundo como Capcom, SNK, Real Games e SEGA.


Ricardo Bittencourt

Ricardo Bittencourt


Ricardo Bittencourt é engenheiro eletrônico formado pela Poli/USP, e autor de diversos emuladores, entre eles os pioneiros BrMSX e BrSMS (MSX, Master System, Game Gear, Colecovision). Atualmente trabalha como engenheiro de software no Google, e mantém um blog pessoal em blog.ricbit.com


Data e Local

Domingo, 8 de Julho de 2012

Das 8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP

Mais informações


Patrocinadores TDC 2012 SP Microsoft Oracle Amazon Web Services Concrete Solutions Nokia DevMedia Positivo PagSeguro Intel Software Google Plusoft InfoQ Brasil Octo Technology Esquilo.Mobi Anhembi Morumbi Globalcode