Trilha Games

Desenvolvimento de games, de brincadeira à coisa séria!

A cada ano que passa, o desenvolvimento de games se torna uma atividade mais divertida, interessante e lucrativa, principalmente com as novas oportunidades oferecidas pelos dispositivos móveis e redes sociais. Venha tomar contato ou aprimorar seus conhecimentos de todos os passos do processo de produção de um game em nossa trilha, e conhecer os grandes casos de sucesso do mundo do entretenimento digital brasileiro.


Público Alvo

Desenvolvedores de games, designers, ilustradores, profissionais de áudio, empreendedores


Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Desempenho computacional como chave do entretenimento
Desempenho computacional como chave do entretenimento
Juliano Barbosa Alves / Mitikazu Koga Lisboa
A empresa Hive é a maior desenvolvedora de games do Brasil e um dos principais estúdios de marketing digital do país. Durante sua palestra o CEO irá comentar sua experiência e como o desempenho computacional foi essencial para a Hive desenvolver projetos publicados em diversos países e como a parceria da Intel pode ajudar nesse processo.

Juliano Barbosa Alves / Mitikazu Koga Lisboa
11:10 às 12:00 Introdução ao desenvolvimento de jogos em HTML5
Introdução ao desenvolvimento de jogos em HTML5
Ricardo Bittencourt
Cada vez mais, o HTML5 se consolida entre os desenvolvedores de games, oferecendo um amplo suporte em múltiplas plataformas, que vão de desktops a celulares. Nesta apresentação, mostraremos como utilizar os novos recursos do HTML5 na confecção de jogos.

Ricardo Bittencourt
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Desenvolvimento de Jogos Mobile
Desenvolvimento de Jogos Mobile
Bruno Cicanci Rodrigues de Sousa
Conheça como está o mercado de jogos para dispositivos móveis, uma das plataformas que mais cresceu nos últimos anos, e está presenta em todo o mundo. Com tantas opções de plataformas mobile para desenvolver jogos e aplicativos, é preciso conhecer como melhor aproveitar essa tecnologia e garantir que seu produto seja um sucesso. O HTML5, novo padrão web, veio para ajudar também o desenvolvimento de webapps e jogos multiplataformas. Saiba como escolher a melhor tecnologia para desenvolver um jogo, como funciona o processo de desenvolvimento de um game, e conheça algumas dicas para estudar e desenvolver sua carreira como desenvolvedor de jogos.

Bruno Cicanci Rodrigues de Sousa
14:10 às 15:00
Desenvolvendo jogos com Libgdx
Desenvolvendo jogos com Libgdx
Matheus Augusto Bodo
Libgdx é um poderoso framework para desenvolvimento de jogos multi-plataforma utilizando a linguagem Java. Com ele, você pode desenvolver praticamente qualquer tipo de jogo, seja ele 2D ou 3D. Nesta palestra pretendo apresentar as principais características e alguns exemplos de código do framework.

Matheus Augusto Bodo
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Desenvolvimento multiplataforma com XNA e Mono
Desenvolvimento multiplataforma com XNA e Mono
Alexandre Zollinger Chohfi
Aprenda a desenvolver jogos para diversas plataformas utilizando XNA e Mono. Nesta palestra você terá uma noção geral de como desenvolver jogos multiplataforma com XNA, saindo um pouco do mundo Microsoft e se aventurando no iOS, Android, MacOSX e várias outras plataformas!

Alexandre Zollinger Chohfi
16:40 às 17:30 Game Design na Era da Imersão Espacial
Game Design na Era da Imersão Espacial
Alvaro Gabriele Rodrigues Junior
NUI, 3D Estereoscópico, Realidade Aumentada estão mudando a forma de criarmos entretenimento digital. Venha saber nesta palestra como o mundo do game design está tirando proveito destas novas tecnologias e filosofias.

Alvaro Gabriele Rodrigues Junior
17:40 às 18:30 Game Development on Hard Mode
Game Development on Hard Mode
Guto Maia
Engines, engines, engines. Facilitar o desenvolvimento de games com linguagens de alto nível e API?s robustas se tornou o novo foco da indústria. Mas e a paixão por simplesmente desenvolver? Escovar bit a bit na busca por performance e qualidade? Nesta palestra, vamos ver as aventuras de dois desenvolvedores decididos a criar jogos para Nintendinho, entendendo como o 6502 funciona, culminando no desenvolvimento de uma IDE para entusiastas do desenvolvimento para NES, criada 100% em Javascript (editor de sprites, código, compilador e emulador).

Guto Maia
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Mauricio Tadeu Alegretti

Mauricio Tadeu Alegretti


Mauricio Tadeu Alegretti ("Malegra") é sócio e diretor de tecnologia da empresa Smyowl (desenvolvedora e publicadora de jogos e aplicativos multiplataforma), Microsoft Most Valuable Professional (MVP) em Kinect for Windows (após 4 anos como MVP de Xbox), fundador e editor do site BR Jogos (painel da indústria brasileira de videogames), fundador e chair do capítulo Sorocaba do IGDA (International Game Developers Association), fundador do Portalxbox (a maior comunidade sobre consoles Xbox da América Latina), e membro-fundador da ACIGAMES (Associação Comercial, Industrial e Cultural dos Games).


Ricardo Dorta Bernardes

Ricardo Dorta Bernardes


Nomeado como Microsoft MVP(Most Valuable Professiona) em C#, trabalha com desenvolvimento em tecnologias Microsoft há 9 anos. Apaixonado por arquitetura de sistemas e por inovação é Gerente de Desenvolvimento da Smyowl, especializado em alta tecnologia e desenvolvimento de aplicativos multi-plataforma. Especialista em Windows 8, foi líder técnico do desenvolvimento dos 2 primeiros jogos brasileiros aprovados na Windows Stor


Alexandre Zollinger Chohfi

Alexandre Zollinger Chohfi


Alexandre é ex-desenvolvedor profissional de jogos e atualmente desenvolvedor de Apps Mobile na Lambda3, onde trabalha com Xamarin, Cordova e outros frameworks de desenvolvimento multiplataforma. Desde 2013 é reconhecido pela Microsoft como MVP, atualmente em Windows Platform Development.


Bruno Cicanci Rodrigues de Sousa

Bruno Cicanci Rodrigues de Sousa


Bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em Produção e Programação de Games. Trabalhou alguns anos como analista de sistemas e atualmente é engenheiro de software na Electronic Arts. Possui um blog sobre desenvolvimento de jogos: http://gamedeveloper.com.br .


Guto Maia

Guto Maia


Guto Maia deixou de lado os titulos de certificação e abdicou das nomeclaturas superlativas como de ?Desenvolvedor? e ?Arquiteto?. É Programador por definição, traduz da linguagem ao código de máquina. É pesquisador de paradigmas e linguagens de programação, principalmente em plataformas clássicas como o 6502, Z-80 e o 68k.


Ricardo Bittencourt

Ricardo Bittencourt


Ricardo Bittencourt é engenheiro eletrônico formado pela Poli/USP, e autor de diversos emuladores, entre eles os pioneiros BrMSX e BrSMS (MSX, Master System, Game Gear, Colecovision). Atualmente trabalha como engenheiro de software no Google, e mantém um blog pessoal em blog.ricbit.com


Mitikazu Koga Lisboa

Mitikazu Koga Lisboa


Mitikazu Koga Lisboa é CEO da Hive Digital Media, maior desenvolvedora de games brasileira e líder no mercado de advergames no país. Seu currículo inclui passagens por grandes desenvolvedoras e publicadoras de games no mundo como Capcom, SNK, Real Games e SEGA.


Alvaro Gabriele Rodrigues Junior

Alvaro Gabriele Rodrigues Junior


Mestre em Educação, Arte e História da Cultura e especialista em Criação Visual e Multimídia. Professor da FATEC e do SENAC, ministra aulas de Roteiros e Oficinas para Criação de Jogos, Ficção Interativa, Fundamentos de Game Design, Realidade Virtual e Criação de Web Games. Atua como analista de negócios em projetos educacionais interativos da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e como desenvolvedor independente de games.



Matheus Augusto Bodo

Matheus Augusto Bodo


Formado em Ciências da Computação pela USP São Carlos, atua como desenvolvedor Java há 4 anos. É adepto da utilização de metodologias ágeis, e tem grande interesse em aprimorar as boas práticas de desenvolvimento. Durante o ano de 2011, trabalhou no desenvolvimento de jogos para mobile, principalmente para a plataforma Android.


Data e Local

Domingo, 8 de Julho de 2012

Das 8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP

Mais informações


Patrocinadores TDC 2012 SP Microsoft Oracle Amazon Web Services Concrete Solutions Nokia DevMedia Positivo PagSeguro Intel Software Google Plusoft InfoQ Brasil Octo Technology Esquilo.Mobi Anhembi Morumbi Globalcode