Trilha Web

Tecnologia, inovação e tendências na Web.

Vamos mostrar as tendências e inovações da web de hoje e o seu futuro. Será abordado de forma técnica com palestras sobre HTML5, CSS3, JQuery, Desenvolvimento Web para Mobile, SEO, Portais Corporativos e Usabilidade.


Público Alvo

Estudantes, Desenvolvedores, Designers e interessados pelo mundo Web.


Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Desenvolvimento de Portais Corporativos com Liferay
Desenvolvimento de Portais Corporativos com Liferay
Mayara M. Trevisol / Cleo Belmonte da Silva
O que é Portal Corporativo -Quais seus principais objetivos- - Liferay como plataforma de desenvolvimento - Apresentar principais features - O Poder da Customização - Facilidade no desenvolvimento - Plataforma SOA - Gestão de conteúdos (Web content) - Gestão de páginas e layouts. - Apresentação de Case para o público

Mayara M. Trevisol / Cleo Belmonte da Silva
11:10 às 12:00 JavaScript não é Java+Script: Uma (re)introdução ao JavaScript
JavaScript não é Java+Script: Uma (re)introdução ao JavaScript
Rodrigo Bastos Vieira
"Essa palestra se destina a iniciantes em programação Web, ou a desenvolvedores .NET, Java etc que há anos ""quebram o galho"" em JavaScript, mas nunca pararam para estudar a linguagem a fundo. Pretendo iniciar com um breve histórico da linguagem, para contextualização, e depois explicar os fundamentos da linguagem, chegando a aspectos mais avançados como OO em JavaScript, prototipação, uso correto do ""this"", ""call"" e ""apply"" etc, e finalizando com dicas como minificação e bundling para melhorar o desempenho de sites."

Rodrigo Bastos Vieira
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Desenvolvimento em tempos de UX - Como projetar para usuários exigentes.
Desenvolvimento em tempos de UX - Como projetar para usuários exigentes.
Priscilla Albuquerque
Inicialmente abordamos o panorama atual e princípios de UX na prática, aplicados a comunicação digital e em seguida fazemos um apanhado geral de 'como chegamos aqui', relacionando a evolução do comportamento do consumidor e do marketing com a evolução das formas de se comunicar com esses usuários. O objetivo da palestra é levantar a reflexão de que a sociedade está em constante mudança e o quanto isso reflete diretamente no papel do projetista e desenvolvedores ao lidar com as novas maneiras das pessoas interagem e absorvem as informações.

Priscilla Albuquerque
14:10 às 15:00
Comet/WebSocket em uma aplicação JSF com PrimePush
Comet/WebSocket em uma aplicação JSF com PrimePush
Claudemar Batista Júnior
A palestra tem como objetivo introduzir as tecnologias Comet/WebSocket, também conhecidas como Push e Ajax Reverso, que ao contrário do Ajax, realizam a comunicação do servidor para o cliente utilizando recursos avançados como threads não bloqueantes e escrita IO assíncrona. Demonstrará que apesar de toda a tecnologia e arquitetura envolvida, a facilidade que os novos padrões HTML5 por meio dos WebSockets trouxeram na implementação de recursos Comet e suas vantagens em relação as tecnologias atuais. Abordará os frameworks disponíveis, como o Atmosphere Framework, que estão preparados para trabalhar com múltiplas linguagens, browsers e servidores de aplicação. Serão demonstrados alguns exemplos em aplicações Web ricas utilizando o PrimePush que é uma implementação do Atmosphere Framework no PrimeFaces JSF Framework, totalmente portável, tornando a implementação independente de browser e servidor de aplicação. Tópicos: ? Introdução ao Comet ? Tecnologias Comet ? Vantagens do WebSocket ? Arquitetura ? Frameworks Comet ? PrimePush ? Demonstração

Claudemar Batista Júnior
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Minicurso de Encoding: resolvendo problemas com acentuação
Minicurso de Encoding: resolvendo problemas com acentuação
Andrei Tognolo
Você já perdeu a cabeça e a paciência tentando entender de onde vêm aqueles caracteres malignos que misteriosamente tomam o lugar das palavras acentuadas? Você não se conforma que o ser humano já foi pra lua mas ainda não conseguiu garantir que um mísero texto chegue corretamente ao seu destino? Você não entende o que diabo é Unicode, LATIN-1, UTF-8, UTF-16, UTF-32 e como essas coisas influenciam a sua vida? Seus problemas acabaram!! - ou não... Na verdade, eles vão continuar. Mas pelo menos você vai aprender a lidar melhor com eles! Neste minicurso, serão explicados os conceitos básicos do mundo mágico do encoding e da representação dos diferentes caracteres ao redor do mundo. Veremos por que motivos as coisas podem ficar feias e o que podemos fazer para elas ficarem bonitas. Veremos maneiras de programar defensivamente para evitar, dentro do possível, o infeliz problema. Compareça!

Andrei Tognolo
16:40 às 17:30 Mitos do desenvolvimento front-end.
Mitos do desenvolvimento front-end.
Zeno Rocha
A palestra busca explorar alguns mitos do ecossistema de desenvolvimento front-end como CSS Sprites é muito difícil, JavaScript não é nada modular, Não existe arquitetura em projetos JavaScript, Código não é consistente, Código não é de qualidade, Código não é testado, ""Preciso do browser para rodar testes"", ""Comunidade não é ativa"", ""HTML5 é futuro"", ""HTML5 não funciona no IE"", ""HTML5 vai matar o Flash"", entre outras. Sempre rebatendo esses mitos com argumentos fortes e consolidados. "

Zeno Rocha
17:40 às 18:30 Um pouco de Media Queries
Um pouco de Media Queries
Wellington Rodrigues de Oliveira
Hoje em dia sabemos da variedade de dispositivos existentes que exibem paginas em HTML e através do Media Queries podemos definir precisamente quais dispositivos se aplicam a determinado CSS para que seu site, blog ou portal seja exibido da forma correta.

Wellington Rodrigues de Oliveira
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Alexandre Francisco Rosa

Alexandre Francisco Rosa


Desenvolvedor de Software a mais de 10 anos, desenvolvendo soluções Java para Web, Desktop e Mobile. Coordenador de Desenvolvimento de Software, no Portal Unimed. Entusiasta em metodologias ágeis, como: Scrum, XP, FDD e Lean.


Victor Cavalcante

Victor Cavalcante


Victor Cavalcante é Microsoft MVP na tecnologia ASP.Net, trabalha com desenvolvimento web a 12 anos,é focado em padrões de desenvolvimento para web. Trabalha na Lambda3 (www.lambda3.com.br) empresa ágil que fundou com outros MVPs e amigos, e que insiste em fazer software certo. É ainda professor universitário e atua no grupo .NET Architects desde seu início. Acompanhe seu twitter para saber as novidades: @vcavalcante.


Andrei Tognolo

Andrei Tognolo


Um idealista que busca transformar utopias em realidade através de well crafted software. Tenho trabalho com desenvolvimento de software desde 2007, com focus em metodologias ágeis, principalmente usando Java, Ruby e JavaScript.

Atualmente sou Senior Consultant Developer na ThoughtWorks, onde trabalho como membro do time de desenvolvimento do Snap CI


Priscilla Albuquerque

Priscilla Albuquerque


Graduada em Design de Produto pelo Instituto Federal de Santa Catarina, pós graduada no MBA em Gestão Estratégica do Design pela Univali e especialista em Design Centrado no Usuário pela Universidade Positivo. Diretora de negócios e consultora de UX design na Catarinas Design de Interação. Possui mais de 9 anos de vivência na área de projetos digitais e hoje participa do IxDA (Interaction Design Association) Florianópolis como líder local.


Cleo Belmonte da Silva

Cleo Belmonte da Silva


Formado em Automação Industrial com pós-graduação em gerenciamento de projetos, atuou por muitos anos em consultoria de TI em metodologias de mapeamento e implantação de processos, metodologias de desenvolvimento de softwares e gerenciamento de projetos. Atualmente é gerente de TI no Portal Nacional Unimed.


Mayara M. Trevisol

Mayara M. Trevisol


Descrição da sua carreira: Graduada em ciência da computação e pós graduada em engenharia de projetos de software, atua como desenvolvedora desde 2007. Em 2010 assumiu o curso de qualificação profissional de lógica de programação e orientação a objetos com JAVA.


Claudemar Batista Júnior

Claudemar Batista Júnior


Leonardo é um especialista em arquitetura de software com um grande conhecimento da plataforma Java e trabalha atualmente como arquiteto de software na Trier Sistemas. Ele é apaixonado por novas tecnologias, programação e pesquisa. No seu tempo livre, ele também gosta de palestrar em eventos como o TDC e ministrar cursos de programação.


Rodrigo Bastos Vieira

Rodrigo Bastos Vieira


Rodrigo Vieira (@rodbv) Trabalha com desenvolvimento web desde os tempos do Netscape e Altavista. Atualmente é desenvolvedor sênior na Tribal, empresa líder no mercado de serviços e software para educação.



Wellington Rodrigues de Oliveira

Wellington Rodrigues de Oliveira


Desenvolvedor web e estudante de Design Gráfico, natural de Cotia SP, apaixonado por Java script, CSS, HTML5, Wordpress e tudo que for relacionado a Web. Atualmente trabalha como desenvolvedor de sistemas na Nexxera.


Data e Local

Sábado, 25 de Agosto de 2012

Das 8:30 às 19:00 h

Universidade Estácio de Sá

Av. Leoberto Leal, 431 CEP 88117-001
São José - SC

Mais informações


Patrocinadores TDC 2012 Floripa Microsoft Oracle Amazon Web Services Concrete Solutions PagSeguro DevMedia Intel Software Positivo Google Plusoft Senior Betha InfoQ Brasil Octo Technology Estácio de Sá V.Office Globalcode