Trilha iOS

Debutando no TDC, a trilha iOS de 2012 focará naqueles que estão iniciando no desenvolvimento iOS. Além disso, serão discutidos alguns tópicos indispensáveis para qualquer desenvolvedor Mobile, como UX (user experience), segurança e design patterns voltados à plataformas Mobile.


Público Alvo

Estudantes e iniciantes no desenvolvimento para iOS


Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 E se eu tivesse um DeLorean?! (Dicas para o Eu do passado)
E se eu tivesse um DeLorean?! (Dicas para o Eu do passado)
Marcelo Fabri
Já imaginou como seriam as coisas se você soubesse o que você sabe hoje, alguns anos atrás? Essa palestra tem como objetivo dar algumas dicas que eu queria ter recebido, em relação ao ecossistema iOS, performance, código, e muito mais!

Marcelo Fabri
11:10 às 12:00 Mapas e Localização com iOS
Mapas e Localização com iOS
Madson Cardoso
Serão apresentados alguns recursos disponíveis no iOS SDK que facilitam a utilização dos recursos de geolocalização e também como exibir informações em mapas na tela do dispositivo. - O hardware de geolocalização; - Conhecendo o CoreLocation framework; - Obtendo a localização atual; - Conhecendo o MapKit framework; - Visualizando um mapa na tela; - Adicionando informações ao mapa.

Madson Cardoso
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Gerenciamento de Memória e ARC
Gerenciamento de Memória e ARC
José Renato Pequeno
Com o iOS 5, o desenvolvedor ganha um grande aliado relacionado ao gerenciamento de memória, o (ARC) Automatic Reference Counting. Para entender o funcionamento do ARC, temos que conhecer como os dispositivos iPhone e iPad trabalham com objetos em memória. - Tomando posse de objetos - Como ocorre a contagem de referências - Entendendo os pools de liberação automática - Compreendendo as zonas de memórias - Regras para posse de objetos - Avisos relacionados a memória insuficiente - Entendendo o (ARC) Automatic Reference Counting

José Renato Pequeno
14:10 às 15:00
Rockstar Core Data
Rockstar Core Data
Marcos Garcia
Como persistir e recuperar objetos de forma sábia. Descrever brevemente o que é o Core Data, falar sobre consultas, predicados e como usar alguns elementos para facilitar a vida do desenvolvedor.

Marcos Garcia
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Segurança em iOS - Protegendo os dados de seus aplicativos
Segurança em iOS - Protegendo os dados de seus aplicativos
Guilherme Andrade
Segurança de dados é uma característica importante de qualquer aplicação. Conheça os mecanismos de segurança disponíveis para a plataforma iOS e aprenda a usa-los para garantir a seguranças dos aplicativos.

Guilherme Andrade
16:40 às 17:30 Melhore sua vida e sua interface e diga adeus à UIAlertView
Melhore sua vida e sua interface e diga adeus à UIAlertView
Gustavo Pelosi Ambrozio
A UIAlertView é com certeza muito útil e prática para caixas de diálogo modais rápidas. Mas usar esta classe é um inferno: Delegates, switch cases... Sem falar no visual que não pode mudar. Resolva tudo isto com a classe BlockAlertView. - Apresentação da classe e motivação - Como transformar UIAlertViews em BlockAlertViews - Como customizar o look and feel - Usando a BlockActionSheet para se livrar também da UIActionSheet

Gustavo Pelosi Ambrozio
17:40 às 18:30 iOS6 - O que vem por aí?
iOS6 - O que vem por aí?
Breno Masi
Conheça as novidades do iOS6 vindas direto do WWDC.

Breno Masi
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Bruno Koga

Bruno Koga


Formado em Sistemas de Informação pela USP, trabalha desde 2009 exclusivamente com desenvolvimento para iOS. Hoje viaja o mundo atendendo conferências aprendendo e trazendo o que há de mais novo e de melhor para fortificar o desenvolvimento iOS no Brasil. Embaixador de Appsterdam Brasil.


Samuel Menezes de Araujo

Samuel Menezes de Araujo


Formado em Ciência da Computação, tem experiência em projetos B2B e B2C para dispositivos móveis, tendo trabalhado para clientes nacionais e internacionais. Hoje é Designer de Experiência e Interface na Buscapé Company e co-fundador da 2thinkers.


Breno Masi

Breno Masi


Breno Masi tem 29 anos, é empresário, fundador da FingerTips e da Monster Juice, especializada em desenvolvimento de aplicativos e games mobile que desde 2011 faz parte da principal empresa de mobile marketing e advertising da Am. Latina, o Grupo.Mobi ? onde atua como Diretor de Marketing e Produtos. Fundou também Finggers.com, primeira rede social de aplicativos além de ser co-founder do MacMagazine. Fã de tecnologia, estudou Ciência da Computação e Administração de empresas. Ficou conhecido por ser o primeiro brasileiro a desbloquear o iPhone no Brasil, e a partir daí investiu no ramo Mobile e se consolidou no mercado.


Gustavo Pelosi Ambrozio

Gustavo Pelosi Ambrozio


Programo profissionalmente há mais de 20 anos e para iOS desde que o SDK foi liberado para o público. Meu primeiro projeto foi o Brasileirão 2009 que chegou ao segundo lugar no iTunes Brasil em poucos dias e foi posteriormente vendido à Abril para se tornar o Brasileirão Placar 2009 e 2010. Desde então realizei vários projetos pessoais e para clientes tanto no Brasil como fora. Sou também membro do time de escritores de tutoriais no site www.raywenderlich.com, o maior site de tutoriais de iOS.


Guilherme Andrade

Guilherme Andrade


Atua como Arquiteto de Software iOS na área mobile da Ci&T, participando de projetos nacionais e internacionais de clientes como Coca-Cola, Grupo Pão de Açúcar, DivX e Editora Abril.


Marcos Garcia

Marcos Garcia


Já foi graduando em Ciências da Computação e Design Gráfico e, atualmente, cursa Tecnologia e Análise em Desenvolvimento de Sistemas pela Udesc. Trabalha com desenvolvimento em PHP desde 2007, com uma pausa de seis meses para trabalhar com ferramentas Microsoft e Oracle, em 2009. Começou a trabalhar com projetos iOS neste ano.


José Renato Pequeno

José Renato Pequeno


Neste ano não vai ministrar palestras, mas vai atuar na coordenação para a avaliação e seleção de temas que serão ministrados como palestras na trilha Big Data. Profissional com 27 anos de experiência, atua em projetos Big Data e aqui está representando a Fundação Instituto de Administração FIA, onde atua como monitor e/ou instrutor para os cursos de pós-graduação e MBA em Análise Big Data. Também pertence ao LABDATA-FIA como pesquisador


Marcelo Fabri

Marcelo Fabri


Desenvolvedor iOS desde quando a contagem de referências era manual e Xcode e Interface Builder eram apps distintos. Trabalha na Movile desde 2012, onde participou do desenvolvimento de apps como o PlayKids e mais recentemente tem trabalhado com Swift em tempo integral.


Madson Cardoso

Madson Cardoso


Trabalha com desenvolvimento de software desde 2003, participou em desenvolvimento de vários projetos para desktop e web, e desde 2009 trabalha com desenvolvimento de apps para iOS.


Data e Local

Quarta-feira, 4 de Julho de 2012

Das 8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP

Mais informações


Patrocinadores TDC 2012 SP Microsoft Oracle Amazon Web Services Concrete Solutions Nokia DevMedia Positivo PagSeguro Intel Software Google Plusoft InfoQ Brasil Octo Technology Esquilo.Mobi Anhembi Morumbi Globalcode