Trilha Arquitetura

Tendências, tecnologias, futuro e o arquiteto!

A arquitetura das aplicações é uma peça chave para o sucesso do seu projeto de software. Esta trilha vai apresentar as principais tendências de mercado em termos de tecnologias e métodos com palestras que são úteis para as mais diversas linguagens e plataformas de programação.


Público Alvo

Desenvolvedores experientes, gestores técnicos e arquitetos.


Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Arquitetura / ALM
Arquitetura / ALM
Vinicius Morandin Senger
Arquitetura / ALM

Vinicius Morandin Senger
11:10 às 12:00 Introdução a Arquiteturas Cloud na Amazon Web Services
Introdução a Arquiteturas Cloud na Amazon Web Services
José Papo
Nessa palestra vamos mostrar padrões arquiteturais e práticas de arquiteturas Cloud recomendadas, a partir de exemplos reais de clientes da Amazon Web Services como: amazon.com, Netflix, vimeo, foursquare, Peixe Urbano, R7, entre outros. Vamos abordar também estratégias de otimização de custos na Nuvem da Amazon através dos modelos inovadores de descontos da AWS.

José Papo
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Desafios arquitetônicos decorrentes da mobilidade, multiplicidade de plataformas e SOA
Desafios arquitetônicos decorrentes da mobilidade, multiplicidade de plataformas e SOA
Elemar Rodrigues Severo Junior
Apresento uma série de provocações/contestações relacionadas com mudanças na forma como aplicativos são utilizados (personas) e da crescente demanda por colaboração, mobilidade e multiplicidade de plataformas. Relaciono mudanças de tecnologia para atender essas demandas e as implicações para as arquiteturas de aplicativos novos e legados.

Elemar Rodrigues Severo Junior
14:10 às 15:00
Um case de arquitetura distribuída para indexação, armazenamento e análise de logs em tempo real
Um case de arquitetura distribuída para indexação, armazenamento e análise de logs em tempo real
Juan Lopes
Esta palestra apresentará o case de um sistema para indexação, armazenamento e análise de logs não estruturados oriúndos de milhares de servidores e equipamentos de rede. Os desafios técnicos envolviam processar uma alta taxa de escrita (média de 300 mil mensagens por segundo), permitir fácil escalabilidade e minimizar o espaço ocupado pelos dados armazenados e o índice. O sistema centraliza todos os logs de aplicação e infraestrutura, permitindo um operador de rede ou desenvolvedor rapidamente encontrar informações relevantes sem a necessidade de acessar servidores de produção ou procurar manualmente em milhares de arquivos de log. Para suportar tal taxa de escrita, garantir tolerância a falhas e evitar perda de dados, foi implementado um cluster de indexação e um mecanismo de busca e agregação distribuídos. A grande maioria dos desafios de armazenamento e processamento foram resolvidos aplicando e adaptando diversas soluções conhecidas da industria, como Apache Lucene, Protocol Buffers, JGroups, entre outros. Além disso, para problemas mais específicos foram desenvolvidas soluções sob medida utilizando algoritmos otimizados. Esta solução foi aplicada na Globo.com, onde o sistema foi usado para realizar análises em tempo real de web sites de altíssimo tráfego, como o Big Brother Brasil 2012.

Juan Lopes
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Trabalhando com programação concorrente.
Trabalhando com programação concorrente.
Juliano Alves
Poucos programadores sabem lidar com programação concorrente, e muitos trabalham com concorrência sem nem se dar conta disso. Isso gera problemas de dificil rastreamento e muitas vezes impossíveis de replicar. Aprenda nessa palestra conceitos de programação concorrente, threads, actors, quais são os ambientes concorrentes em que trabalhamos no dia a dia, como lidar com eles e como fazer uso desse recurso de forma adequada.

Juliano Alves
16:40 às 17:30 Mashups - Remixando o software
Mashups - Remixando o software
Klaus López Boeing
Um mashup é um site personalizado ou uma aplicação web que usa conteúdo de mais de uma fonte para criar um novo serviço completo. O conteúdo usado em mashups é tipicamente código de terceiros através de uma interface pública ou de uma API. Outros métodos de codificação de conteúdo para mashups incluem Web feeds (exemplo: RSS ou Atom), Javascript e widgets que podem ser entendidas como mini aplicações web, disponíveis para serem incorporadas a outros sites. Assim como os blogs revolucionaram a publicação online, os mashups estão revolucionando o desenvolvimento web possibilitando a qualquer um combinar dados de fontes como o eBay, Amazon.com, Google, Windows Live e Yahoo! de maneiras inovadoras. Uma maior disponibilidade de APIs leves e simples tem possibilitado mashups relativamente simples de projetar. Requerem um conhecimento técnico mínimo e os mashups feitos sob encomenda muitas vezes apresentam inovações que eram consideradas improváveis, combinando uma nova disponibilidade pública de dados e novos caminhos criativos.

Klaus López Boeing
17:40 às 18:30 Como Salvar o Coração do Software
Como Salvar o Coração do Software
Jorge Alex Oleques dos Santos
Quando nosso coração está muito grande, ou com seus vasos entupidos por gorduras acumuladas durante anos, é bem provável que teremos problemas na nossa velhice. No software isso também pode acontecer, só que o coração do nosso software é o nosso domínio, onde está toda nossa regra de negócio e não o cuidamos muitas vezes. O objetivo dessa palestra é mostrar técnicas que possam nos ajudar a salvar nosso coração, como os padrões GRASP que nos ajudaram a organizar e limpar nosso domínio, utilizando o TDD para garantir a qualidade do nosso código.

Jorge Alex Oleques dos Santos
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Rodrigo Cândido Silva

Rodrigo Cândido Silva


Especialista Java e JUG Leader do GUJavaSC, grupo de usuários Java de Santa Catarina. Com mais de 16 anos de experiência na área de desenvolvimento de software, vem trabalhando atualmente nas áreas de consultoria, desenvolvimento, treinamento e design de arquiteturas de software. Contribuidor ativo de projetos open source e participate frequente de conferências de software pelo Brasil.



Elemar Rodrigues Severo Junior

Elemar Rodrigues Severo Junior


Reconhecido no Brasil por falar e escrever sobre tópicos avançados de desenvolvimento, design e arquitetura de software. Trabalha há quase vinte anos no desenvolvimento de software para o segmento moveleiro (com ênfase em design de interiores). Também é membro do time de desenvolvimento do RavenDB, um popular banco de dados NoSQL. Vem sendo reconhecido como Microsoft MVP desde 2011. Autor e responsável por alguns projetos open-source populares.


Juan Lopes

Juan Lopes


Juan Lopes desenvolve softwares para tratamento de grandes volumes de dados e eventos complexos pela Intelie. Possui experiência profissional em C++, Java, C# e Ruby. Apaixonado por ciência da computação, busca o equilíbrio pragmático para transformar a teoria em aplicações práticas para o dia-a-dia como programador. É entusiasta de comunidades de software, participa frequentemente de coding dojos e contribui para projetos open source.


Juliano Alves

Juliano Alves


Juliano Alves é especializado em Engenharia de Software pela PUC-SP e considera desenvolver software uma arte. Desenvolvedor a 7 anos, trabalhando com Java, Scala, Ruby e Python. Commiter do framework Mirror e do VidaGeek Games, uma plataforma de prática deliberada e gamefication para ensino. Palestrate em eventos como TDC, Caipira Ágil e DevDay. Hoje trabalha na Lambda3, empresa nascida e criada no meio ágil.


Jorge Alex Oleques dos Santos

Jorge Alex Oleques dos Santos


Jorge Oleques trabalha como desenvolvedor, formado na FTEC de Porto Alegre em Analise e desenvolvimento de sistemas, pós-graduado em eng. de software pela INFNET/FGV de Porto Alegre. Atuando há pelo menos 5 anos com Métodos Ágeis, é um entusiasta por engenharia e arquitetura ágil focado na qualidade e boas práticas com enfase em XP, nas horas vagas pesquisa bastante sobre analise e projetos orientados a objetos e como essa técnica pode auxiliar em projetos evolutivos.


José Papo

José Papo


José Papo é Developer Relations Program Manager no Google. Também já trabalhou na Amazon (AWS) e na Microsoft. É desenvolvedor de software, evangelista de novas tecnologias e mestre em engenharia da computação pelo IPT. Também atua como professor de pós-graduação na PUC-SP. Fala sobre tendências tecnológicas, computação em nuvem, agilidade, inovação e desenvolvimento de produtos em seu twitter @josepapo


Vinicius Morandin Senger

Vinicius Morandin Senger


Trabalha com desenvolvimento de software desde os 13 anos de idade foi instrutor e consultor da Sun Microsystems e fundou a Globalcode.

Trabalha com Java desde há mais de 10 anos com foco em Java EE e embarcados.

Adepto ao movimento de hardware open source desenvolvendo projetos de automação e robótica de baixo custo.



Elemar Rodrigues Severo Junior

Elemar Rodrigues Severo Junior


Reconhecido no Brasil por falar e escrever sobre tópicos avançados de desenvolvimento, design e arquitetura de software. Trabalha há quase vinte anos no desenvolvimento de software para o segmento moveleiro (com ênfase em design de interiores). Também é membro do time de desenvolvimento do RavenDB, um popular banco de dados NoSQL. Vem sendo reconhecido como Microsoft MVP desde 2011. Autor e responsável por alguns projetos open-source populares.


Klaus López Boeing

Klaus López Boeing


Desenvolvedor de software há mais de 10 anos, arquiteto na Betha Sistemas fazendo parte do setor de P&D, músico nos fins de semana, pai, fã de padrões de arquitetura, últimos anos dedicados a pesquisa e desenvolvimento de soluções para aplicações Web.


Data e Local

Domingo, 26 de Agosto de 2012

Das 8:30 às 19:00 h

Universidade Estácio de Sá

Av. Leoberto Leal, 431 CEP 88117-001
São José - SC

Mais informações


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