Trilha ALM

Da concepção ao monitoramento: ferramentas, técnicas e dicas para gerenciar o ciclo de vida de aplicações com sucesso

ALM (Application Management Lifecycle) é o processo de gerenciar o ciclo de vida de uma aplicação, desde da sua concepção até o momento em que ela deixa de ser usada. Esta trilha irá discutir técnicas ágeis para a construção e gerencimento de projetos de software, além de apresentar as ferramentas e dicas mais bacanas para que o seu projeto tenha sucesso não só durante a construção, mas também durante a produção.


Público Alvo

Desenvolvedores de software, testadores, arquitetos, gerentes de projeto, scrum masters, analistas de sistemas, system administrators, dev-ops.


Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Modern App & Modern Lifecycle
Modern App & Modern Lifecycle
Márcio Sete

As tendências de modernização empresariais e de negócios, tais como o movimento de consumerização da TI, a criação de diversos serviços orientados aos consumidores, e a capacitação da força de trabalho através de dispositivos móveis estão sendo cada vez mais adotada pelas organizações para escalar o crescimento de novas receitas e reduzir custos.

Software é hoje missão crítica em qualquer organização e também responsável por gerar as principais vantagens competitivas. Atualmente, a expectativas de quando se produz software é ter entrega contínua de valor, com velocidade e qualidade.

As organizações de TI e provedores de serviços precisam re-imaginar a essência da infra-estrutura, da criação de aplicativos, e das práticas de gestão do ciclo de vida das aplicações.

Esta sessão irá fornecer uma visão sobre os principais motivadores deste movimento de modernização de aplicações casado com as práticas modernas de ALM.


Márcio Sete
11:10 às 12:00 De procedures à ESBs: 10 anos de evolução de um Sistema
De procedures à ESBs: 10 anos de evolução de um Sistema
André Carlucci

Nesta palestra vamos acompanhar a evolução de um sistema durante 10 anos de sua existência. Desde os primórdios do ASP clássico com stored procedures até o uso do mais novo Asp.NET MVC, enriquecido com tasks assíncronas, Esbs semânticos e terabytes de dados. Tudo isso sendo construído por um eficiente sistema de build distribuído e protegido por milhares de testes automatizados. Venha conhecer como e por que cada framework utilizado foi escolhido, nossos tropeços e vitórias com essas decisões e principalmente o impacto de cada uma delas no produto que temos hoje.


André Carlucci
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Recursos de Web 2.0 e de Redes Sociais como alternativa e/ou apoio à comunicação Face a Face.
Recursos de Web 2.0 e de Redes Sociais como alternativa e/ou apoio à comunicação Face a Face.
Patricia Mantovani Capani

Embora a filosofia ágil pregue a comunicação face a face, nem sempre esse eficiente recurso está disponível para o time, pois, com a maior disseminação das disciplinas ágeis, cada vez mais temos sua adoção por times maiores e mais dispersos geograficamente.

Através de redes sociais, sabemos instantaneamente e o tempo todo o que nossos amigos estão comendo no restaurante, que filme acabaram de assistir ou que artigos estão lendo no momento. Mas no time de desenvolvimento, onde dependemos muito mais da informação dos colegas, nem sempre a comunicação tem sido tão rápida assim.

Nessa apresentação vamos mostrar que, apesar de utilizarmos intensamente a Web 2.0, e em particular as Redes Sociais, no nosso dia-a-dia e para o nosso trabalho, os times ágeis ainda sub-utilizam esse poderoso recurso de comunicação em seu benefício, baseando-se fortemente em e-mail.

Incluindo demonstrações práticas, e utilizando como exemplo a plataforma aberta Jazz ? baseada em OSLC, apresentaremos de que forma recursos como RSS feeds, taskboards virtuais, instant messaging, tag cloud, blogs, dashboards e outros podem facilmente ser incorporados ao dia-a-dia do time, potencializando a comunicação face a face e minimizando os efeitos de sua ausência. Recusos esses que ainda transformam comunicação informal em ativos de documentação, gerando capital intelectual que potencializa a inteligência coletiva da equipe e melhora a qualidade do produto final.

Obs: Segundo Tim O'Reilly ?Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma (...). Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva?.


Patricia Mantovani Capani
14:10 às 15:00
Automação de Build e Deployment com TFS
Automação de Build e Deployment com TFS
André Dias
Nesta palestra veremos todo o potencial dos mecanismos de Automação de Build e Deployment do TFS. Serão apresentados diversos cenários de automação, cobrindo desde a criação de uma build básica com suporte a integração contínua, passando por customizações de build para aplicações VB6 e Java e fecharemos com a automação da implantação de um site com banco de dados com apenas um clique. Se você gasta mais que 10 minutos para colocar o seu site no ar, essa palestra é para você.

André Dias
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Elevando o nível dos Testes de Unidade com o MS Fakes
Elevando o nível dos Testes de Unidade com o MS Fakes
Elemar Rodrigues Severo Junior
Elevando o nível dos Testes de Unidade com o MS Fakes

Elemar Rodrigues Severo Junior
Source Control: O melhor de dois mundos com GIT e TFS
Source Control: O melhor de dois mundos com GIT e TFS
Vinícius Hana Scardazzi
Source Control: O melhor de dois mundos com GIT e TFS

Vinícius Hana Scardazzi
O mundo mudou: Linux, Eclipse, Java e Maven integrados com TFS
O mundo mudou: Linux, Eclipse, Java e Maven integrados com TFS
André Dias
Veja, nesta palestra relâmpago, como gerenciar o seu código fonte, suas builds e suas atividades utilizando o TFS a partir do Eclipse.

André Dias
16:40 às 17:30 Agile Project Management
Agile Project Management
Ramon Durães
É cada vez mais cresce o número de projetos que estão adotando um modelo de gestão ágil baseado no framework do Scrum. Nessa sessão discutiremos como integrar a gestão de projeto ágil dentro do Team Foundation Server desde planejamento do Sprint, acompanhamento, Scrum Board, Burndown permitindo a integração em um ambiente de colaboração ágil integrando todas as informações contribuindo para maior eficiência e melhoria dos projetos desenvolvidos.

Ramon Durães
17:40 às 18:30 Painel de Discussão sobre ALM (STADIUM)
Painel de Discussão sobre ALM (STADIUM)

Venha participar deste painel com palestrantes e convidados e aproveite para trocar experiências de campo e esclarecer todas as suas dúvidas sobre ALM de um modo geral.


18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

André Dias

André Dias


André Dias é CQO (Chief Quality Officer) na BR Soluções Integradas, Visual Studio ALM Ranger, Visual Studio ALM MVP e Professional Scrum Developer Trainer pela Scrum.Org. Possui as seguintes certificações: SCJP, SCWCD, MCP, MCTS, CSM, PSM, PSD, PSDT, MCSD ALM e MCT É graduado em Ciência da Computação pela Unip, atua na área de desenvolvimento de software há mais de 15 anos e, nos últimos anos, tem se dedicado as práticas de ALM (Application Lifecycle Management) e de Agilidade. É co-fundador da Lambda3, foi consultor de ALM da Microsoft Brasil e morou na Irlanda onde trabalhou em projetos de desenvolvimento para o governo Irlandês. No Brasil, atuou em dezenas de projetos, muitos deles para o governo e para grandes instituições financeiras. Tem participação ativa na comunidade através da realização de palestras, organização de eventos, seu blog e seu twitter em @AndreDiasBR


Victor Hugo Germano

Victor Hugo Germano


Cientista da Computação, escalador e mais recentemente: empreendedor. Trabalhando com métodos ágeis desde 2003, já viu várias empresas falirem. Depois de inúmeras tentativas "in company" de mudança cultural, cansou de trabalhar para os outros e decidiu o óbvio: fazer a própria empresa dar certo. Assim nasceu a Lambda3, empresa multidisciplinar que atualmente possui projetos Ágeis de diversos tamanhos em muitas indústrias diferentes. Neste momento, Victor é um dos diretores do Board da Agile Alliance Global, conselheiro da Agile Alliance Brazil e faz parte da organização inúmeros eventos no Brasil e no Mundo



Márcio Sete

Márcio Sete


Márcio Sete é Microsoft MVP na competência Visual Studio ALM. É especialista em Scrum e outras práticas ágeis de desenvolvimento de software. Atua como consultor em diversas empresas do setor público e privado, ajudando-as na adoção de ferramentas ALM e na definição de processos maduros focados na entrega de software.


Patricia Mantovani Capani

Patricia Mantovani Capani


Patricia Mantovani Capani é bacharel em Ciência da Computação pela USP e atualmente trabalha na divisão de Rational do Grupo de Software da IBM Brasil, atendendo aos maiores clientes do mercado corporativo brasileiro.

Possui mais de 15 anos de experiência na área de tecnologia e desenvolvimento de software sendo 10 deles na Microsoft Brasil, tendo atuado como especialista técnica em ALM e Visual Studio e na vertical de desenvolvimento de software da área de consultoria.


André Carlucci

André Carlucci


André Carlucci é co-fundador da Way2 Tecnologia, Microsoft Most Valuable Professional, Intel Innovator, Intel Black Belt Software Developer e organizador do DotNetFloripa. Tem 15 anos de experiência trabalhando em grandes projetos de TI no Brasil e na Europa. Atualmente está focado em arquitetura de software, tecnologias Microsoft, Intel e projetos open-source.


Ramon Durães

Ramon Durães


Ramon Duraes é diretor executivo na 2PC Brasil. Especialista em desenvolvimento de software focando em Agile Application Lifecycle Management (ALM) com diversas certificações, como Microsoft MVP Visual Studio ALM, Professional Scrum Developer (PSD), Professional Scrum Master (PSM), Certified ScrumMaster (CSM). É autor dos livros ?Desenvolvendo para web usando o Visual Studio 2008? e ?Gerenciando projetos de software usando Visual Studio Team System? pela editora Brasport. Palestrante nos principais eventos no Brasil, como TechEd (2005-2011) e Campus Party Brasil (2009-2012) além eventos regionais relacionados a grupos de usuários e universidades. Pesquisador de marketing digital, redes sociais, gestão 2.0 e agilidade. Para contatos @ramonduraes no twitter.


Elemar Rodrigues Severo Junior

Elemar Rodrigues Severo Junior


Consultor, mentor e curador de Tecnologia e Negócios com clientes no Brasil, Israel e Estados Unidos. É especialista em Arquitetura de Software, desenvolvimento de soluções com alta complexidade ou custo computacional. Também possui expertise em Estratégia para a Inovação.

Foi arquiteto chefe na Promob Softwares durante quase 20 anos e atua como membro do time principal do RavenDB desde 2015. É Microsoft MVP desde 2012.



Vinícius Hana Scardazzi

Vinícius Hana Scardazzi


Programador poliglota, consultor em desenvolvimento de software, trainer de TDD e BDD, resolvedor de problemas em geral. Envolvido em desenvolvimento de software a mais de 9 anos e especialmente interessado em programação funcional, TDD e Kanban. Faz parte dos ALM Rangers, já palestrou no TDC, ALM Summit e Lambda Day.


André Dias

André Dias


André Dias é CQO (Chief Quality Officer) na BR Soluções Integradas, Visual Studio ALM Ranger, Visual Studio ALM MVP e Professional Scrum Developer Trainer pela Scrum.Org. Possui as seguintes certificações: SCJP, SCWCD, MCP, MCTS, CSM, PSM, PSD, PSDT, MCSD ALM e MCT É graduado em Ciência da Computação pela Unip, atua na área de desenvolvimento de software há mais de 15 anos e, nos últimos anos, tem se dedicado as práticas de ALM (Application Lifecycle Management) e de Agilidade. É co-fundador da Lambda3, foi consultor de ALM da Microsoft Brasil e morou na Irlanda onde trabalhou em projetos de desenvolvimento para o governo Irlandês. No Brasil, atuou em dezenas de projetos, muitos deles para o governo e para grandes instituições financeiras. Tem participação ativa na comunidade através da realização de palestras, organização de eventos, seu blog e seu twitter em @AndreDiasBR


Data e Local

Sexta-feira, 24 de Agosto de 2012

Das 8:30 às 19:00 h

Universidade Estácio de Sá

Av. Leoberto Leal, 431 CEP 88117-001
São José - SC

Mais informações


Patrocinadores TDC 2012 Floripa Microsoft Oracle Amazon Web Services Concrete Solutions PagSeguro DevMedia Intel Software Positivo Google Plusoft Senior Betha InfoQ Brasil Octo Technology Estácio de Sá V.Office Globalcode