Trilha Stadium Sexta

Uma seleção premium de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar! O TDC Stadium é uma seleção de palestras de todas as trilhas do dia do evento apresentadas no auditório principal. Esta é uma forma de aproveitar um pouco de cada trilha do evento e não ficar apenas em uma trilha.

Você pode fazer a inscrição nesta trilha, mas é importante reforçar que a trilha Stadium é liberada para todos os participantes inscritos em outras trilhas do evento.

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium!
Antes de fazer sua inscrição, é necessário estar cadastrado e solicitar seu código promocional enviando cópia de sua carteira de estudante para tdc@globalcode.com.br.
Não faremos devolução após a inscrição feita.

Horário Palestra
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã simples
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 BigData and Machine Learning: Usage and Opportunities for your IT department
BigData and Machine Learning: Usage and Opportunities for your IT department
Mathieu Despriee
Big Data, MapReduce, distributed computing, NoSQL, all of these are buzzwords and concepts only implemented by a few actors. Still, we are sitting on a gigantic heap of data, from which it's difficult to extract valuable information... MapReduce is a proven solution to analyze those big data. It has been used by Google to index the web, by LinkedIn to compute its email campaigns... And new components continue to appear. Do these concepts have any interest for our IT department ? What's the maturity of these solutions ? What are the business opportunities related to BigData ? How to master the Hadoop ecosystem, and master its architecture and configuration ?

Mathieu Despriee
11:10 às 12:00 O caminho das pedras para uma boa aplicação Android
O caminho das pedras para uma boa aplicação Android
Neto Marin
Nessa palestra será discutido o cenário da plataforma Android no Brasil e no mundo e como aproveitar essa oportunidade. E mais, como e onde encontrar as guidelines, guia de design e as ferramentas para o desenvolvimento Android. Mesmo se você já desenvolve para Android, vai gostar de saber como fazer uma app ainda melhor.

Neto Marin
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Lambda, nashorn, Metaspace: algumas novidades do Java SE 8
Lambda, nashorn, Metaspace: algumas novidades do Java SE 8
Bruno Borges
A nova versão do Java, SE 8, vem cheia de novidades. Três delas são bem importantes. Nashorn, a nova engine de JavaScript implementada pela Oracle e disponibilizada no projeto OpenJDK, substituirá o Rhino da Mozilla. O Metaspace vai substituir a PermGen. E as expressões Lambda vão permitir codificar de forma menos verbosa.

Bruno Borges
14:10 às 15:00
Construindo uma solução ponta a ponta com ferramentas open-source
Construindo uma solução ponta a ponta com ferramentas open-source
Bruno Souza (JavaMan) / Kleber da Silva Xavier
O gerenciamento do ciclo de vida de aplicações é uma das mais eficientes maneiras de diminuir o risco de projetos de software, aumentar a produtividade dos desenvolvedores, e melhorar a comunicação no seu projeto. Ainda assim, um grande número de equipes não tira proveito dessas vantagens. Essa palestra vai mostrar como você pode montar um ambiente completo, utilizando ferramentas open source, e que permitirão com que projetos de qualquer porte se beneficiem dos avanços trazidos pelo ALM.

Bruno Souza (JavaMan) / Kleber da Silva Xavier
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Um estranho no ninho: um analista de negócios infiltrado em uma empresa ágil
Um estranho no ninho: um analista de negócios infiltrado em uma empresa ágil
Claudio Brancher Kerber
Em julho eu completo nove meses como analista de negócios na Lambda3 e antes de começar lá eu achava que eu era um cara ágil, mas descobri que eu era apenas ?o mais ágil dos tradicionalistas?. Ao longo desses meses minha visão romântica da análise de negócios ágil foi afetada pela administração diária de paradoxos como: ser proxy sem ser proxy, gerenciar sem ser gerente, criar segurança com base no caos, entregar produtos enquanto as pessoas compram projetos e, por fim, talvez o mais complexo de todos: defender o ponto de vista do cliente, mesmo que isso signifique pegar nos pés dos meus próprios amados colegas, o que gerou o título informal de ombudsman. Nessa conversa vou dividir essa ?deliciosa angústia? com você. Se você quiser atuar como analista de negócios ágil (jogar a vida no ?hardcore?) vai ter uma boa noção do que te espera. Se você for desenvolvedor, você vai se divertir muito sabendo do que escapa todos os dias.

Claudio Brancher Kerber
16:40 às 17:30 (S+ALM) + (S+SDLC): Alguns puzzles holísticos de AppSec, sem racha-cuca, ou não?
(S+ALM) + (S+SDLC): Alguns puzzles holísticos de AppSec, sem racha-cuca, ou não?
Alberto Fabiano
O cenário de ameaças de segurança mudou drasticamente, sendo-se que a preocupação em evitá-las deve ser parte essencial do Application Lifecycle Management e do Software Development Life Cycle, que com security mindset devem tornar-se S-ALM e S-SDLC. Porém a inclusão de uma palavra no acrônimo, pode parecer que segurança é mais uma etapa isolada dentro do processo, sendo uma armadilha cognitiva que acaba sendo um grande vetor de falhas. Visando oferecer uma solução holística, o S-SDLC (Secure Software Development Life Cycle) e o S-ALM (Secure Application Lifecycle Management) devem ser mais que um conjunto de procedimentos, mas uma mudança cultural e comportamental dentro de um time de desenvolvimento e de uma empresa. Mantendo foco no que tange ao time de desenvolvimento, nesta palestra apresentaremos suas etapas, acima de tudo tendo foco na redução da superfície de ataque e dos riscos gerados em tempo de desenvolvimento.

Alberto Fabiano
17:40 às 18:30 7 Dicas para Acelerar os Testes Com Resultados Efetivos
7 Dicas para Acelerar os Testes Com Resultados Efetivos
Felipe Freire
A demanda por qualidade nos produtos e sistemas vêm crescendo a cada ano. Também observamos um aumento na complexidade do desenvolvimento através de sistemas cada vez mais integrados à outros sistemas seja através de serviços, Cloud, Mobile, além do próprio legado que continua sofrendo manutenções. As práticas ágeis e agora o DevOps e o Continuous Delivery trazem para o desenvolvimento a urgência dada pelo negócio, em um cenário onde a redução de custos é mandatória. Por conta de tudo isso, a pressão sobre as equipes responsáveis por testes é grande. Essa palestra irá abordar dicas e técnicas para lidar com esses desafios e acelerar os testes, entregando resultados efetivos de forma mais rápida e contribuindo de forma pró-ativa na qualidade do produto final.

Felipe Freire
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Felipe Freire

Felipe Freire


Profissional com mais de 10 anos de experiência em desenvolvimento de software, tendo atuado como programador Java, testador e analista de segurança.

Já implantou diferentes metodologias, práticas e ferramentas de desenvolvimento, tais como RUP, CMMI, Scrum e os softwares da IBM.

Atua como especialista em DevOps, auxiliando empresas de diferentes indústrias a acelerar o desenvolvimento com redução de riscos, aumento de qualidade e controle de custos.



Alberto Fabiano

Alberto Fabiano


Na estrada de TI há mais de 20 anos, é especialista em desenvolvimento e segurança da informação, atuou no desenvolvimento de várias sistemas, esteve envolvido com telematics security e sistemas de localização, security intelligence, embedded system, tendo participado da definiação de arquitetura e desenvolvimento de sistemas de segurança nacional. Técnico em Eletrônica e Bacharel em Ciência da Computação, realizou especializações em Segurança da Informação. Também atuou no campo de análise de malwares, ameaças digitais e ataques direcionados, tem focado sua atuação no campo de application security e sistemas embarcados.


Bruno Borges

Bruno Borges


Gerente de Produtos da Oracle na linha Java EE como GlassFish e WebLogic. Profissional da área há 10 anos, atuou em empresas como EDS/HP, CETIP, Summa Technologies, CETIP, Neociclo e agora arquiteto de sistemas na wdev; desenvolve softwares e soluções em padrões de integração (EIPs), aplicativos Web e aplicativos Android. Participante de comunidades de software livre (RioJUG, SouJava, Apache Software Foundation, #horaextra), fundou o grupo Wicket em Português e contribui para projetos Open Source da ASF.


Bruno Souza (JavaMan)

Bruno Souza (JavaMan)


Bruno helps professional Java developers to share their passion so they can grow in their careers and work on amazing projects. Bruno wants every developer in the world to work with other great developers, in life-changing projects. For that he is on a personal crusade to connect developers and communities to their passions, to eliminate boring, low paying work.



Claudio Brancher Kerber

Claudio Brancher Kerber


Claudio Br trabalha com produtos digitais desde 97. Já brincou de software e hardware, com o site do motel da cidade e com o ERP de uma fábrica e encontrou na Análise de Negócios uma parceira para as empreitadas. Em 2008 estava tão empolgado que traduziu voluntariamente o BABOK 2.0 para o português. Um pouco antes disso, em 2007 estava sentindo que a AN, por melhor desempenhada que fosse, não evitava dificuldades sérias que envolviam a entrega do valor e se enveredou para a agilidade. Isso funcionou? Sim, hoje as suas empreitadas entregam mais valor e mais rápido, mas aprendeu que jogar AN é como jogar no "casual", já jogar AN ágil é como jogar no "hardcore".


Neto Marin

Neto Marin


Neto Marin é Developer Advocate do Google no Brasil e tem como principal objetivo ajudar os desenvolvedores a criarem aplicativos de alta qualidade para as plataformas Android. Um apaixonado pelas tecnologias móveis, começou a desenvolver para telefones celulares em 2005 com Java ME, tendo experiência em diversas outras plataformas e trabalhando com Android desde os primeiros SDKs em 2007. Além de smartphones, é um entusiasta de tecnologias embarcadas e do mundo maker, se divertindo com Android Things e também outras plataformas como Arduino, Raspberry Pi, ESP e até automatizando produções de cerveja caseira.



Mathieu Despriee

Mathieu Despriee


Mathieu DESPRIEE is a senior architect at OCTO Technology - He works as a consultant around scalability, distributed architecture, nosql, and organizational patterns that allows to build great product : lean, devops.


Kleber da Silva Xavier

Kleber da Silva Xavier


Formado em Engenharia Mecatrônica e mestre em Ciência da Computação pela USP, atua com desenvolvimento de softwares há mais de 15 anos e acumula mais de 6000 horas/aula. A vivência profissional inclui, dentre outras, experiências internacionais em Cingapura e Equador, desenvolvendo softwares críticos para plataformas de petróleo.




Público Alvo

Estudantes, apaixonados por tecnologia, professores, desenvolvedores, gestores, testadores


Atenção

Não haverá devolução do valor pago após realização da inscrição.


Coordenação



Fotos do Dia

Confira abaixo, as fotos que foram registradas no dia desta trilha.

Picasa | Link Direto

Facebook | Álbum

Página com todos os Álbuns


Data e Local

Sexta-feira, 12 de Julho de 2013

Das 8:00 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP

Mais informações


Patrocinadores TDC 2013 São Paulo Grupo de Software da Intel Oracle Technology Network Microsoft IBM DevMedia InfoQ Brasil Amazon Web Services Google Resource Solutions JetBrains UOLHOST Websolute Triangulum Soluções Webgoal Firefox OS TQTVD Octo Technology Unity Wildtech Farnell Newark Globalcode Anhembi Morumbi