Trilha Games

Construindo um Mercado do Game Design ao Produto!

A trilha Games visa desenvolver o senso crítico do Game Developer, com uma visão ampla de Mercado, Design, Experiência e Ferramentas. Partindo da teoria de Game Design e indo até a Logística e Viabilização de Produto, o objetivo é ampliar e fortalecer o conhecimento da comunidade nacional de desenvolvimento de jogos para seu crescimento.

Horário Palestra
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã simples
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Definindo a arquitetura do Caça-Palavras
Definindo a arquitetura do Caça-Palavras
André Carlucci
Venha conhecer como as coisas funcionam por trás do Caça-Palavras: jogo multiplayer para Windows Phone e Windows 8 com mais mais de 400.000 downloads e 500 usuários simultâneos

André Carlucci
11:10 às 12:00 Desenvolvimento em Unity
Desenvolvimento em Unity
Jay Santos
Desenvolvimento em Unity

Jay Santos
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Blind-Counter Strike: um jogo de FPS para deficientes visuais
Blind-Counter Strike: um jogo de FPS para deficientes visuais
Diogo Costa
Nesta palestra apresentarei Blind Counter-Strike, um jogo de FPS acessível para deficientes visuais, desenvolvido para meu trabalho de conclusão de curso em Ciência da Computação/UFRGS. Serão detalhadas as técnicas implementadas para tornar acessível um FPS, os hardwares utilizados, bem como os resultados obtidos nos testes com usuários. -Motivação -Trabalhos Relacionados -Técnicas implementadas -Resultados -Conclusão e trabalhos futuros

Diogo Costa
14:10 às 15:00
GMC - Organize sua ideia de jogo ou gamificação!
GMC - Organize sua ideia de jogo ou gamificação!
Julio Contreras
O Game Model Canvas é um modelo para facilitar a compreensão do desenvolvimento de um jogo. Esta ferramenta pode ser utilizada para criar uma ideia conceitual de um jogo ou para gamificar processos, lugares, etc. - O que é Gamificação? - Digital vs Real. - Questionamentos. - O que é GMC?

Julio Contreras
O que NÃO fazer ao ingressar na indústria de jogos
O que NÃO fazer ao ingressar na indústria de jogos
Roger Paffrath
Tendo decidido entrar para o ramo de jogos há mais de dois anos e aberto empresa há quase um, tenho acompanhado as dicas de profissionais mais maduros e tentado montar um guia para iniciantes com elas. Neste ponto de minha jornada, impulsionado pela experiência pessoal, sinto que aprendi mais o que NÃO se deve fazer. Pretendo relatar minhas experiências nestes últimos anos construindo um jogo e tentando organizar uma pequena empresa. Apontar dicas de profissionais mais experientes que falhei totalmente ao tentar seguir, coisa que me arrependo. Tudo isso para tentar motivar e fazer com que jovens como eu evitem os "pitfalls" que existem por aí.

Roger Paffrath
Google Play Game Service
Google Play Game Service
Ricardo da Silva Ogliari
O Google Play Game Service é um dos serviços oferecidos pelo Google de forma gratuita para desenvolvedores Android, iOS e Web. Com esta plataforma é possível gerir conquistas, placares, dados na nuvem e jogos multiplayer. Esta palestra tem como objetivo apresentar este serviço com foco e trechos de códigos mostrados na plataforma Android. A palestra seguirá esta sequência: 1) O que são os Google Services? 2) Apresentando o Google Play Game Service; 3) Configurações iniciais na Google Play e na codificação do jogo; 4) Como trabalhar com as conquistas do jogo; 5) Como trabalhar com o leaderboarder do jogo de forma transparente e totalmente gerenciada pela própria Google Play; 6) Processo de testes; 7) Conclusão

Ricardo da Silva Ogliari
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Como funciona a tormenta de um financiamento coletivo: conheça "O Desafio dos Deuses"!
Como funciona a tormenta de um financiamento coletivo: conheça "O Desafio dos Deuses"!
Eduardo "Edh" Müller
Palestra que tem como objetivo explicar o planejamento, a execução, os erros e acertos do processo de financiamento coletivo do game "Tormenta: O Desafio dos Deuses", sendo realizado a partir de uma parceria entre a Jambô Editora e a Universidade Feevale, e que firmou um recorde de arrecadação entre fãs no Brasil. Imperdível para quem planeja produzir um game e ainda não tem o financiamento necessário para isso! A palestra planejada a partir dos seguintes tópicos: 1 - O que é um financiamento coletivo, ou crowdfunding; 2- O RPG Tormenta; 3- A ideia de se fazer um game; 4- O planejamento de produção do game; 5- O planejamento da campanha de crowdfunding; 6- Como ocorreu o processo de campanha; 7- Resultados obtidos; 8- Preview da produção do game.

Eduardo "Edh" Müller
16:40 às 17:30 Juiciness - Como fazer jogos mais "suculentos"?
Juiciness - Como fazer jogos mais "suculentos"?
João Ricardo Kucera
O jogo que você está desenvolvendo é "juicy" o suficiente? De acordo com o mercado de desenvolvimento de jogos, a melhor maneira de fazer um jogo satisfatório é torná-lo "juicy" (suculento), ou seja, tornar o seu jogo em algo maior do que realmente é, torná-lo verdadeiramente especial. Utilizando um jogo simples, vamos identificar na prática pontos no jogo que possam ser "esticados", "apertados" e que promovam uma sensação de "vida" ao gameplay. A palestra planeja abordar os seguintes tópicos: - Apresentar o conceito de "Juiciness"; - Utilizar um jogo simples desenvolvido na Unity 3d (pelo próprio palestrante) para demonstrar a aplicação de "Juiciness"; - Aplicar "Juiciness" para potencializar as texturas, sons, efeitos de partículas e outros elementos do jogo; - Identificar os elementos na mecânica de jogo que possam melhorar a interatividade com o usuário através de "Juiciness"; - Apresentar a diferença entre um jogo normal e um jogo "juicy".

João Ricardo Kucera
17:40 às 18:30 DEBATE - O Mercado e a Indústria de Games no Brasil (Stadium)
DEBATE - O Mercado e a Indústria de Games no Brasil (Stadium)
Julio Matos
Painel com os diretores de cursos de jogos digitais de Porto Alegre em Grande Porto Alegre. Os desafios, os caminhos e projetos para o desenvolvimento do Mercado Brasileiro de Jogos Digitais. Painel Mediado por Julio Matos e João Bittencourt (em breve divulgaremos participantes)

Julio Matos
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Julio Matos

Julio Matos


Especialista em Marketing, Game Designer e Professor, é um apaixonado por inovação, tecnologia e pessoas. Criou alguns negócios e projetos inovadores durante a vida com a ajuda de muita gente incrível, entre eles a Gradium Software & Comunicação, a Tech Trip, uma marca de Cerveja, um Bar de Jogos de Tabuleiro e mais um monte de coisa. É um Designer de Experiência por aptidão, sempre pronto para debater e vender ideias.



João Ricardo Bittencourt

João Ricardo Bittencourt


"Mestre em Ciência da Computação, professor universitário e professor na graduação tecnológica em Jogos Digitais (UNISINOS/RS). Também é co-founder e produtor executivo da Ludens Artis. Coordena o chapter IGDA/RS (International Game Developer Association). Atua na área de jogos digitais desde 1999 como pesquisador, produtor executivo, game designer e programador líder. Já produziu títulos para plataforma móvel e web, sendo que a maioria destes projetos tem relação com a indústria cultural - cinema, literatura, música. Editor do blog The Stories in Bits sobre design thinking aplicado aos jogos."



João Ricardo Kucera

João Ricardo Kucera


João Ricardo Kucera é graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia do SENAC e Especialista em Desenvolvimento de Jogos Digitais pela PUC/RS. Trabalha como analista e desenvolvedor .NET/C# e professor universitário de programação e desenvolvimento de jogos eletrônicos. Profissional certificado em tecnologias Microsoft e desenvolvedor independente de jogos eletrônicos utilizando principalmente a Unity 3D.


Julio Contreras

Julio Contreras


Gestor de negócios na Drecon Entretenimentos, entusiasta nas áreas de games, tecnologia, inovação e educação.


André Carlucci

André Carlucci


André Carlucci é co-fundador da Way2 Tecnologia, Microsoft Most Valuable Professional, Intel Innovator, Intel Black Belt Software Developer e organizador do DotNetFloripa. Tem 15 anos de experiência trabalhando em grandes projetos de TI no Brasil e na Europa. Atualmente está focado em arquitetura de software, tecnologias Microsoft, Intel e projetos open-source.


Ricardo da Silva Ogliari

Ricardo da Silva Ogliari


Desenvolvedor Sênior Android. Bacharel em Ciência da Computação. Especialista em Web: Estratégias de Inovação e Tecnologia. MBA em Aplicativos e Jogos Móveis. Co-autor do livro Android: do Básico ao Avançado. Mais de 340 publicações entre livro, artigos em revistas e sites especializados, palestras e workshops. Um dos 10 nomes do Open-Hardware em 2013, eleito pela revista iMasters.



Eduardo "Edh" Müller

Eduardo "Edh" Müller


Eduardo "EdH" Müller é ilustrador profissional desde 1998, atendendo clientes nacionais e internacionais, e atua na área de games desde 2006. Atualmente é professor do Curso de Jogos Digitais da Universidade Feevale, do Curso de Produção Multimidia do Senac-RS e é o produtor responsável pelo game Tormenta: O Desafio dos Deuses.


Roger Paffrath

Roger Paffrath


Roger Paffrath é co-fundador e programador da Luckyfingers Interactive, uma jovem empresa gaúcha de jogos para iOS. Passa dias e noites exterminando bugs e escrevendo código, movido à café e música.


Diogo Costa

Diogo Costa


-Bacharel em Ciência da Computação pela UFRGS -Desenvolvedor mobile e asp.net na Mobiltec -Interesse em dev games, dev mobile e interação humano-computador


Julio Matos

Julio Matos


Especialista em Marketing, Game Designer e Professor, é um apaixonado por inovação, tecnologia e pessoas. Criou alguns negócios e projetos inovadores durante a vida com a ajuda de muita gente incrível, entre eles a Gradium Software & Comunicação, a Tech Trip, uma marca de Cerveja, um Bar de Jogos de Tabuleiro e mais um monte de coisa. É um Designer de Experiência por aptidão, sempre pronto para debater e vender ideias.





Público Alvo

Desenvolvedores, Estudantes, Artistas Conceituais, Investidores e Empresas


Atenção

Não haverá devolução do valor pago após realização da inscrição.



Fotos do Dia

Confira abaixo, as fotos que foram registradas no dia desta trilha.

Picasa | Link Direto

Página com todos os Álbuns


Data e Local

Sábado, 26 de Outubro de 2013

Das 8h00 às 19h00

UniRitter - Campus Porto Alegre

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis, Porto Alegre - RS

Mais informações


Patrocinadores TDC 2013 Porto Alegre Oracle Technology Network Grupo de Software da Intel Microsoft DevMedia InfoQ Brasil Amazon Web Services Google SUCESU-RS Webgoal JetBrains Unity Firefox OS Wildtech Triangulum Soluções Globalcode UniRitter -->