TDC 2019
Florianópolis
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

TDC4KIDS Incentivando as crianças a usar tecnologia de forma ativa e criativa

O TDC4Kids busca estimular e favorecer o uso de tecnologias pelas crianças, promovendo o aprendizado baseado em projetos em um ambiente lúdico e divertido.

Todas as atividades realizadas são pensadas para despertar as habilidades e aptidões necessárias para o futuro através da programação, empreendedorismo e design.

No formato de circuito, as crianças podem participar de todo os workshops, circulando entre as diversas propostas, participando conforme o seu interesse

Equipe


Programação / Workshops

SALA 1
10:00 às 11:00 Computação desplugada - Aprendendo lógica e conceitos básicos da programação sem o computador
Débora Amaral Chaves / Gisely Lucas Bernardino / Daiane Freira dos Santos

Já pensou em aprender os conceitos de lógica sem o uso do computador? Aprender a programar brincando? Com a computação desplugada é possível. Ou se você já conhece programação de computadores mas possui dificuldades em entender e/ou construir algoritmos simples no computador, junte-se a nós!

11:00 às 12:30 Robótica com palitos de picolé
Luiz Fernando Calaça Silva

O Workshop visa a criação de projetos reais através da Robótica, utilizando do conhecido contexto STEM. A ideia aqui é utilizar palitos de picolé e motores DC para construir uma infinidade de coisas. Especificamente, no Workshop, iremos construir um Avião de palitos de picolé, controlando suas rodinhas e hélice por meio dos motores DC. Também, faremos a pista de decolagem/pouso, de forma bem simples, sinalizando onde o avião deve tomar impulso para a decolagem, e, ainda fazer uma breve brincadeira/competição de qual avião conseguirá planar por mais tempo após sair da pista. Esse é o produto final. E, claro, darei as explanações sobre os motores e também o sentido físico do planar do avião, e, uma pequena parte Matemática. Após a construção, isso irá despertar na criação o senso de várias outras coisas que ela poderá fazer com palitos de picolé, seja para fazer um carrinho, ou uma torre ou qualquer coisa em sua imaginação.

Desbravando o Arduino com tecnologias de programação mais amigáveis
Alisson Steffens Henrique

Neste workshop os participantes irão mergulhar no universo arduino, utilizando tecnologias em português e com uma introdução inicial a programação por blocos.

SALA 2
10:00 às 11:00 Imprimindo histórias - Personalização com a Impressão 3D
Arizon dos Santos Neto / Raphael da Silva / Ketren Pinheiro

Uma dinâmica em que será passado os conceitos básicos de como trazer uma ideia para o digital, e do digital para o mundo real, introduzindo as crianças no mundo da fabricação digital.

11:00 às 12:30 Mão na massa
Guaraci Vargas Greff

Circuitos Eletrônicos com massinha condutiva, arduíno e scratch Uma oficina prática de massinha condutiva (colorida, natural e atóxica). O workshop explora princípios básicos de eletricidade e eletrônica. Os participantes criarão circuitos feitos com massinha de modelar que conduz a eletricidade de células desmontadas à partir de baterias danificadas de notebook para acender leds, controlar arduinos e produzir sons por meio de programação scratch.

Data e Local

Sábado, 27 de Abril de 2019

10h às 13h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local

Investimento

R$ 75,00 (Preço para 1 criança participar de todos workshops acima)

Fazendo sua inscrição a criança terá acesso a todos workshops acima e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Público Alvo

Crianças de 7 a 12 anos

Atenção

É obrigatória a presença de um responsável.

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade

TDCOnline


Realização

Internet