TDC 2018
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Java Comunidade ainda mais forte com o lançamento da versão 9 do SE e da versão 8 do EE

Com as informações divulgadas no último JavaOne, a comunidade deve ficar ainda mais forte em 2018. Venha conhecer novidades como módulos, jshell, suporte a HTT2, servlets 4, JPA 2.2, Security API entre outras.

E discutir o que vem sendo proposto para as novas versões das plataformas de desenvolvimento mais usadas.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Spring Boot modular com Java 9
Rodrigo Cândido da Silva

Venha aprender como tornar sua aplicação Spring Boot modular, utilizando um dos mais importantes recursos lançados na versão 9 do Java, o suporte à módulos. Com este recurso, você pode tornar sua aplicação mais lightweight diminuindo consideravelmente o footprint de execução, apenas incorporando as dependências necessárias à sua aplicação.

11:10 às 12:00 Não acho o bug e agora?
Viviane França

Quem desenvolve sabe o que é passar horas analisando um bug para tentarmos entender e corrigi-lo. E quando você não acha o problema, mesmo depois de dias? Atualmente trabalho como Desenvolvedora em um código legado de 18 anos e gostaria de compartilhar com vocês como é essa experiência e o que estou aprendendo. Gostaria de compartilhar com vocês quais foram os passos do time até a solução do mesmo.

Suba sua aplicação na nuvem usando apenas o que você já sabe
Elder Moraes

Sejamos honestos: você não gostaria de ter que aprender mais um framework, não é? Afinal, mal dá pra lidar com tudo aquilo que já sabemos...

E se você pudesse usar apenas o que você já sabe e assim mesmo levar a sua aplicação a um novo nível? Como seriam os resultados dos seus projetos?

Você pode fazer isso através de serverless. Nele você foca em fazer o melhor código possível e a plataforma cuida do restante: deploy, escalabilidade, orquestração e disponibilidade.

Apresentaremos essa arquitetura através do Fn Project, uma plataforma baseada em containers, open source, multi language e multi provider.

Obtenha o máximo proveito dos seus conhecimentos e seja o herói do seu projeto.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Serverless Java Functions: Onde, Como, Quanto?
Bruno Borges

Já existem umas 4 formas distintas de criar e rodar serverless functions na nuvem, e todas suportam Java. Nesta rápida apresentação você irá acompanhar o desenvolvimento e deployment de uma função Java para identificar placas em automóveis, e durante este processo discutiremos boas práticas, atenção aos custos, e os diferentes prós e contras das formas mais comuns de rodar estas funções na nuvem.

Criando Testes Unitários com JUnit 5
Deivid Hahn Fração

A biblioteca mais utilizada para criação de testes unitários no Java ganhou uma nova versão, trazendo significativas mudanças e funcionalidades. Muitas das mudanças aproveitam da programação funcional e expressões lambdas adicionadas no Java 8. Nessa palestra vamos ver as comparações com as versões anteriores e como podemos utilizar as novas funcionalidades.

14:10 às 15:00 Por quê você vai falhar usando Java no Docker
Rafael Benevides

Executar Java no docker é fácil, certo? Simplesmente crie um Dockerfile, execute um "docker build" e pronto. Pensar desta maneira é o caminho mais fácil para uma FALHA quando for executar seus container em produção.

A JVM sabe com se ajustar para atingir a melhor performance no ambiente em que está executando. Até então o ambiente havia sido máquinas físicas ou virtuais. Mas agora temos containers e isto muda tudo: Você precisa saber que containers gerenciam seus próprios recursos, e você precisa aplicar este conhecimento ao executar a JVM dentro de um container.

Venha para esta sessão e aprenda como evitar a perda de horas para diagnosticar uma falha que pode ser sanada com dicas simples.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 A arquitetura modular do Java 9
Helder da Rocha

O Java 9 foi finalmente lançado no ano passado. Dentre suas novidades destaca-se a arquitetura modular, que muda a forma como aplicações em Java são estruturadas, criando um nível de encapsulamento acima dos pacotes, e permitindo a distribuição de imagens executáveis contendo apenas a parte da JRE necessária para executar uma aplicação. Esta palestra irá apresentar os fundamentos de módulos em Java e mostrar como configurar seu ambiente para construir aplicações em Java 9 usando módulos.

16:40 às 17:30 Confie na sua pipeline: teste automaticamente sua aplicação Java
Elias Nogueira

Desenvolva rapidamente e reduza os riscos ao entregar a melhor aplicação de todos os tempos. Quando você confia no seu pipeline, você pode aumentar sua velocidade de desenvolvimento, porque você sabe que irá pegar bugs antes de entrar a produção. Fazer testes de unidade é um primeiro passo, mas nas arquiteturas distribuídas baseadas na nuvem de hoje, você também precisa aplicar outras estratégias de teste. Esta apresentação interativa mostra como você pode usar ferramentas de teste open source para criar uma pipeline de teste rápida e confiável.

17:40 às 18:30 Escrevendo código para pessoas além de máquinas
Edlaine Zamora / Thalita Nick Pinheiro Gomes

Escrever um código que uma máquina entenda é fácil, qualquer um pode escrever. O desafio está em escrever um código que possa ser entendido e alterado facilmente por uma pessoa. Você já começou a ler um um trecho de código e tudo o que pensou foi "o que isso está fazendo? Como vou alterar isso aqui?". Nesta palestra, vou apresentar uma série de dicas para que você possa escrever um código bom, que seja entendível por pessoas além de máquinas.

Implementando design patterns clássicos no Java 8 usando expressões lambda
Alessandro Coelho Ribeiro

A introdução das expressões lambda no Java 8 mudou a forma como se deve programar na linguagem. Algumas áreas da API padrão, como a de coleções, foram modificadas para se beneficiar da concisão e flexibilidade dessas expressões lambda.

Os padrões de projeto clássicos, que todo desenvolvedor Java aprende no início da carreira, como Decorator, Command, etc, também podem ser implementados de forma mais simples com lambdas. Por serem muito utilizados, saber implementá-los de forma ?funcional? pode ajudar o programador na transição da OO pura, para uma abordagem híbrida OO-funcional.

O objetivo da palestra é mostrar como implementar esses padrões de projeto usando expressões lambda no Java 8.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 21 de Abril de 2018

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Profissionais e interessados na plataforma Java.


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.