#TheDevConf 2015
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Impressão 3D Imprima seu mundo usando hardware e software livre

A tecnologia de impressão 3D está cada vez mais disponível, em grande parte devido a projetos abertos e livres.

Nosso objetivo é apresentar esta transformadora tecnologia através de atividades que estimulam o compartilhamento de idéias entre todos.

Abordaremos os diversos aspectos das tecnologias livres para impressão 3D, desde a modelagem de objetos com software livre, até a construção de uma impressora livre completa.

O participante terá a oportunidade de esclarecer todas suas dúvidas sobre as tecnologias de impressão 3D, bem como conhecer diversos modelos de impressoras e softwares para modelagem e controle.

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia entrada nesta trilha! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.

Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Palestras

Importante
Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Café com impressão 3D - Apresentação da trilha

Durante um rápido "papo" nos apresentaremos e informaremos todos os itens de interesse da nossa trilha de impressão 3D Livre.
Espaço 3D - Entendendo onde todos estamos contidos

Nesta atividade faremos um estudo do conceito espacial através de exercícios mentais, uma pitada de matemática e um romance em várias dimensões. Faremos a sua mente "travar" para logo em seguida entender tudo sobre como nosso espaço físico funciona, bem como a aplicação em modelagem e impressão 3D.
11:10 às 12:00
IImpressão 3D, conceitos, operação e softwares

Impressoras 3D de plástico fundido ? dispositivos que constroem objetos de plástico programados em computador ? têm se popularizado graças à iniciativa do projeto reprap, que disponibiliza receitas para construir uma impressora 3D open-source em casa com peças disponíveis no mercado e eletrônica de embarcados de hobbyistas. Uma impressora 3D é um dispositivo de uso genérico potente para, entre outros usos, prototipagem de seus projetos, manufatura de peças, suportes, aparelhos e invólucros, para dizer o mínimo. Nesta palestra você aprenderá como funciona uma impressora 3D de baixo custo, como está a perspectiva de mercado e como ela é utilizada para criar seus próprios objetos, com um passo-a-passo de criação de um ?case? simples para o Connected Launchpad da Texas Instruments.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Modelagem 3D - Materializando a sua idéia

A modelagem 3D é o processo de expressar digitalmente uma idéia, um objeto real, para que computadores possam manipular a informação. A modelagem 3D é um dos principais processos envolvidos na impressão 3D e nesta palestra abordaremos os aspectos de diversas ferramentas e técnicas de modelagem 3D. Modelaremos diversos objetos usando a ferramenta OpenSCAD, um modelador paramétrico opensource que fazem os programadores e entusiastas "irem aos céus" com suas criações.
14:10 às 15:00
Dicas úteis para uma boa impressão

Quando comprei a minha impressora 3D fiquei um pouco desanimado com os primeiros resultados. Tive dificuldades em alinhar a base, encontrar aplicativos fáceis de manipular e sem bugs. Nesta talk minha proposta é apresentar um pouco sobre os aplicativos e parâmetros de configuração que podem trazer mais resistência para as peças e detalhes que interferem diretamente na qualidade das peças e afetam a velocidade para impressão.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Manufatura aditiva: o presente e as necessidades futuras

Uma visão geral das tecnologias de manufatura aditivas e suas evoluções, com aplicações diretas em bens de consumo, industrias, processos e na nobre área médica.
16:40 às 17:30
Workshop de impressão e construção de impressoras 3D

Durante este workshop, os participantes terão a oportunidade de esclarecer todas suas dúvidas sobre todo processo de impressão 3D, em uma sessão prática com a participação de todos.
17:40 às 18:30
Workshop de impressão e construção de impressoras 3D

Durante este workshop, os participantes terão a oportunidade de esclarecer todas suas dúvidas sobre todo processo de impressão 3D, em uma sessão prática com a participação de todos.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 25 de Julho de 2015

8:00 às 19:00

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Qualquer pessoa interessada em mergulhar no mundo das impressões 3D Livres



Patrocinadores

GOLD


MEDIA


REALIZAÇÃO