Ícone Internet das Coisas

Trilha Internet das Coisas Revolução dos objetos inteligente

Descrição do evento

"O mundo físico e o digital esta cada vez mais próximo com a interação entre objetos inteligentes por meio da Internet. As ""coisas"" do nosso dia-a-dia enviam e recebem dados e informações com o intuito de facilitar a nossa vida. Internet das coisas não é mito e sim realidade ! Portanto, para você se tornar requisitado e bem visto no mercado, é imprescindível estar por dentro desta nova revolução. Nesta trilha você conhecerá como desenvolver projetos, encontrar as melhores práticas para seus sistemas de IoT."

Palestras

Importante
Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Oportunidades e desafios na área de IoT

A palestra tem por objetivo discutir as oportunidades de mercado relacionadas a área de Internet das Coisas, apresentando cenários e desafios relacionados a IoT.
11:10 às 12:00
Como utilizar o Edison no seu próximo projeto de IoT

O Intel Edison é uma excelente plataforma para seu próximo projeto de IoT, mas antes de decidir utiliza-lo, é importante que se conheça todas as suas principais características técnicas, suas aplicações típicas e suas limitações, além de conhecer o suporte de software que existe para a plataforma.
12:10 às 13:00
Prototipação rápida com Littlebits

Na palestra, será mostrado como utilizar a plataforma de prototipação de sensores littlebits (http://littlebits.cc/) para desenvolver projetos em internet das coisas. A ideia é criar uma demo ao vivo demonstrando a facilidade de uso e integração com soluções em nuvem, no caso SAP HANA Cloud Platform.
Internet das Coisas e MicroServiços

Conceitos básicos de MicroServiços e IoT a fim de dar dicas de desenvolvimento unindo ambos conceitos.Serão apresentados: - Introdução; - Conceitos básicos de MicroServiços e IoT; - Plataformas; - Dicas de como desenvolver usando ambos os conceitos; - Exemplos de aplicações;
13:10 às 14:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00
Casa Inteligente com Python

Nessa apresentação será mostrado como criar um sistema para automatizar tarefas e controlar a sua casa pela Internet utilizando o conceito de Internet das Coisas, utilizando como base o Arduino e a linguagem de programação Python, além de outras tecnologias, como websokets e frameworks Python para desenvolvimento web.
15:10 às 16:00
Internet das Coisas: experiências reais com capacetes, cavalos, casas e barcos conectados!

A Globalcode vem investindo em desenvolvimento de hardware e Internet das Coisas há 7 anos onde participam no desenvolvimento de protótipos de produtos incríveis e inovadores. Nesta palestra Vinicius Senger, sócio-fundador da Globalcode, maker e desenvolvedor de hardware / software vai apresentar um resumo das experiências, passar dicas de uso de plataformas como ARduino e Raspberry Pi e como sair do protótipo e ir para produção de real do produto. A palestra inclui demonstrações com dispositivos como a IoT Surfboard, Gemalto Concept Board / EHS6 para 3G, Raspberry Pi e Intel RealSense, Galileo e Intel Edison, incluindo um notebook inusitado feito de madeira.
16:00 às 16:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
16:40 às 17:30
PlatformIO

PlatformIO vai facilitar muito o seu desenvolvimento para dispositivos embarcados. Reduz a complexidade na hora de configurar seus projetos e permite utilizar a IDE de sua preferencia como Sublime, Vim, etc...
IoT de longa distância - comunicação entre dispositivos por sinal de rádio

A palestra visa demonstrar a leitura de temperatura e pressão utilizando Arduino e um sensor GY 80, o modo de envio dos dados coletados através de um módulo de rádio frequência de 433 MHz, como estes dados são recebidos e processados utilizando Raspberry Pi e Java e o envio dos dados para um servidor web utilizando o método POST, e dando alguns detalhes das tecnologias utilizadas no projeto. Tópicos: - Motivação - Leitura de dados de temperatura e pressão com Arduino - Transmissão dos dados coletados via RF - Recepção de dados via RF e processamento, com Java - Persistência de dados e envio para servidor online
17:40 às 18:30
Beacons, como podem nos ajudar

Palestra sobre beacons no contexto de IoT, explica de forma breve sobre o que são beacons e foca em exemplos de aplicação. Alguns exemplos a serem apresentados são o tracking de uma mochila (com um exemplo real a ser executado com a plateia), tracking de equipamentos musical, check-in automático, navegação indoor, marketing de proximidade (exemplo da loja e/ou do museu), entre outros. Ao final da palestra será indicado de onde é possível dar os primeiros passos no desenvolvimento de soluções contextuais utilizando beacons. Além disso tem-se a ideia de efetuar o sorteio de um beacon.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 24 de Setembro de 2015

8:00 (Credenciamento)

9:00 às 19:00 (Trilhas)

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Profissionais, estudantes e adeptos da computação e eletrônica que estejam interessados em conhecer mais ou, aprimorar seus conhecimentos, sobre IoT.


Patrocinadores

DIAMOND

GOLD


SILVER

MEDIA


REALIZAÇÃO