TDC 2015
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Arquitetura Tendências, tecnologias, futuro e o arquiteto!

A arquitetura das aplicações é uma peça chave para o sucesso do seu projeto de software. Esta trilha vai apresentar as principais tendências de mercado em termos de tecnologias e métodos com palestras que são úteis para as mais diversas linguagens e plataformas de programação.

Coordenação

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Um caso real: Microservices com Dropwizard, SparkJava, SpringBoot e VertX.

É uma nova era! Estamos saindo dos monolítos para os serviços, micro serviços ou até mesmo nano serviços. Nesta apresentação será demonstrado alguns dos frameworks Java mais conhecidos para projetos baseados na arquitetura de micro serviços, como Dropwizard, SpringBoot, SparkJava e Vert.X. Também será apresentado uma visão geral sobre a experiência da Neoway na migração de uma arquitetura monolítica para uma arquitetura Microservices, bem como, os desafios encontrados e as dificuldades ainda não resolvidas.
11:10 às 12:00
Arquitetura Reativa

Em setembro de 2014 foi criado o Manifesto Reativo que foca em alguns aspectos necessários para as arquiteturas suportarem os requerimentos das aplicações que estão mudando constantemente no últimos anos. Esse manifesto foca nas soluções: Responsive, Resilient, Elastic e Message Driven. A palestra irá detalhar cada solução e demonstrar como são aplicados em cenários reais, além de ferramentas que podem ser utilizadas.
Big Up Front, Incremental, Evolucionária... Como fica a arquitetura de software em um projeto ágil?

Talvez você já tenha passado por problemas similares ao do Pink e Cérebro ao tentar dominar o mundo, ops, desenvolver um ultra mensageiro instantâneo para todas as pessoas do planeta com alta disponibilidade e alto desempenho. E ao final do dia mandou um WhatsApp para o colega do lado ?NARF!? Ou ainda, imaginou que se não adiciona-se a camada de abstração o mundo ia acabar, como profetizou Nostradamus... E no fim seu software nunca precisou ser tão flexível pois teve apenas 2 usuários simultâneos, você e o cliente. Acredite, você não é o único que passou por esses problemas, e talvez algumas técnicas ágeis vão te ajudar a planejar um software de forma a deixar o seu cliente mais feliz, ou pelo menos, com menos vontade de te matar ao final do projeto.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Diagramas de decisão de migração de Aplicações para nuvem

Venha ver como a TI interna da Microsoft moveu suas aplicações para nuvem e aprender com os erros que cometemos. Nesta sessão serão apresentados erros e acertos que a TI interna da Microsoft aprendeu na migração de seus sistemas internos para Nuvem. Destes projetos, desenvolvemos uma séries de diagramas para tomada de decisão e patterns para ajuda-lo a decidir quais aplicações devem ou não ir para nuvem, sejam publicas ou privadas. Esta sessão não falará de produtos e sim de padrões de arquitetura que servirão para sua Jornada para nuvem, seja para Microsoft Azure, Amazon, Google ou quaisquer outras.
14:10 às 15:00
Internet das Coisas, M2M, BigData e Cloud Computing

Internet das Coisas, M2M, BigData e Cloud Computing
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Atendendo os primeiros 10 milhões de usuários

A computação em nuvem oferece diversas vantagens, entre elas a capacidade de redimensionar a infraestrutura sob demanda. Se você tem um novo negócio e quer usar a nuvem, você poderia estar se perguntando: "Por onde começar?" Nesta sessão você entenderá as melhores praticas para redimensionar seus recursos do primeiro até milhões de usuários. Mostraremos como combinar diversos serviços da AWS, como tomar decisões de arquitetura e como redimensionar sua aplicação na nuvem.
16:40 às 17:30
Montando sua arquitetura internacionalizada, indo muito além dos bundles

Agora a sua aplicação será usada em outros países! Como podemos criar uma Arquitetura que suporte a Internacionalização? Adicionar novos bundles é a solução? Provavelmente não! E qual a melhor estratégia? Criar micro projetos? microserviços? E como podemos resolver este desafio quando trabalhamos com a granularidade de uma simples classe Java? Nesta palestra veremos tais soluções e quais os contextos que cada solução poderá se encaixar melhor.
17:40 às 18:30
Desenvolvendo sistemas de gestão a partir de modelos executáveis

Modelos executáveis são modelos que permitem especificar a estrutura e o comportamento de sistemas e ainda preservar independência de tecnologias de implementação. Esta palestra vai apresentar os benefícios de modelos executáveis, e demonstrar como gerar código completo a partir de tais modelos. A demonstração incluirá a produção automática de uma aplicação completa, com API, lógica de negócios, persistência de dados, e testes de integração e funcionais.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 14 de Maio de 2015

8:30 às 18:30

Oceania Convention Center

Rua do Marisco, 550
Ingleses | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, arquitetos de software, líderes de equipe...

Patrocinadores

DIAMOND

GOLD


SILVER

MEDIA


REALIZAÇÃO