Trilha UX/Front-end
Sua aplicação carrega rápido? Você sabe como esta a "Experiência" do seu usuário? Vamos debater sobre isto.

"Com o que você se preocupa quando desenvolve seu código/produto? Vamos conversar sobre o que é importante na hora de entregar sua aplicação web e como criar uma a experiência agradável para o usuário. Tudo isto sem esquecer as boas práticas e o código fonte. "

Programação / Palestras

Importante: Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Javascript ao infinito e além

Os browsers tem fornecido cada vez mais recursos para o desenvolvimento da web como plataforma. Cada vez mais está nas mãos do front melhorar a performance e experiência do usuário. Vamos conversar sobre algumas APIs que podem modificar nosso fluxo de desenvolvimento como Sockets, LocalStorage, Network API, etc.
11:10 às 12:00
Responsivo na prática (STADIUM)

Não tem a menor idéia de como começar a fazer o seus projetos de maneira responsiva? Nessa palestra vou apresentar técnicas, ferramentas e exemplos práticos que ajudam no desenvolvimento de uma boa interface flexível.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
UX - Uma responsabilidade de todos

Usando um viés mais técnico pretendo explicar um pouco sobre experiência, sobre UX, seus papeis e fluxo de trabalho focando no desenvolvimento e entrega do que foi pesquisado, testado e definido durante um projeto. Disseminando as responsabilidades em todas as etapas do desenvolvimento.
14:10 às 15:00
Protocolos de Comunicação

Qual a importância da livre troca de mensagens entre dois pontos de conexão? Entenda do TCP e HTTP e saiba da necessidade e uso de protocolos adicionais como WebSockets.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Web Components Now!

O quão portável e reutilizável são seus códigos / elementos web?? O conceito de web component não é tão novo assim, mas muitos desenvolvedores ainda desconhecem esta tecnologia. Nesta palestra serão abordadas as especificações de Web Components, seus benefícios e sua importância para uma web mais "reusável" e "componentizada". Também serão mostrados exemplos práticos e como podem ser utilizados desde já, mesmo com as limitações dos navegadores atuais.
16:40 às 17:30
O poder do canvas em 100 linhas de JS

Construiremos um chroma key em live-code(isso mesmo, sem slides, apenas código vivo na sua frente) passo-a-passo. Para aumentar o desafio, o faremos em 100 linhas de JavaScript, e utilizaremos a camera do seu computador, canvas e vídeo. Trata-se de um efeito e técnica considerado bastante avançado, mas que veremos como é possível desenvolve-lo sem ser um gênio da programação, utilizando as tecnologias abertas e já disponíveis, da web.
17:40 às 18:30
CSS XL

Estilos para aplicações de larga-escala significa lidar com necessidades diversas, opiniões diferentes e muitos contribuintes. Se você está no meio dessa bagunça, aí vão algumas dicas e práticas que podem te ajudar - tanto em aplicações grandes, quanto em menores. Como: organizar sistemas e convenções, compartilhar configurações entre componentes, administrar base de assets, gerar diferentes stylesheets de acordo com as necessidades.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 18 de Outubro de 2014

8:00 às 19:00

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores web, mobile, entusiastas e apaixonados por tecnologia em geral.

Patrocinadores

Diamond


Silver


Apoio


Realização