Trilha Stadium Domingo - presencial

Trilha Stadium: Um pouco de tudo

O TDC Stadium é uma seleção de palestras de todas as trilhas do evento que serão apresentadas no teatro da Universidade Anhembi Morumbi e que serão abertas para todas as pessoas que estiverem inscritas em qualquer trilha no dia. Desta forma, você que fez a inscrição em uma trilha pode dar uma "espiadinha" no conteúdo das outras trilhas participando das palestras que serão realizadas no auditório principal.


TDC 2012 Online

Se você não puder assistir o TDC2012 em São Paulo, conheça o TDC 2012 Online, as trilhas Stadium são transmitidas ao vivo, ou você pode assistir depois quando quiser.


Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Novidades do Windows Azure
Novidades do Windows Azure
Luciano Condé de Souza
Time do Windows Azure no Brasil apresenta as novidades da plataforma

Luciano Condé de Souza
11:10 às 12:00 Introdução ao HTML5 para jogos
Introdução ao HTML5 para jogos
Ricardo Bittencourt
Palestra introdutória sobre a utilização do HTML5 para a programação de jogos

Ricardo Bittencourt
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Introdução ao desenvolvimento de aplicativos para Windows Phone ? oportunidades e desafios.
Introdução ao desenvolvimento de aplicativos para Windows Phone ? oportunidades e desafios.
Daniel Rocha / Henrique Schlatter Manfroi
Introdução ao desenvolvimento de aplicativos para Windows Phone ? oportunidades e desafios.

Daniel Rocha / Henrique Schlatter Manfroi
14:10 às 15:00
Painel: Agile no Mundo Real
Painel: Agile no Mundo Real
Todos os participantes
Há um bom tempo que Agilidade de ser apenas para aventureiros, pesquisadores ou desenvolvedores. Empresas como Forrester, Gartner e o próprio PMI indicam a tempos que o Agile entrou para o "mainstream", forçando os gestores modernos a terem uma posição muito clara a respeito de metodologias ágeis. Neste debate, os palestrantes da trilha Agile, irão discutir as principais problemáticas em um processo de adoção ágil, ferramentas, mudanças de papél e idéias para fazer com que Agilidade funcione no mundo "real"

Todos os participantes
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Startup antipatterns, porque pessoas inteligentes tomam decisões erradas (20 minutos)
Startup antipatterns, porque pessoas inteligentes tomam decisões erradas (20 minutos)
Fernando De La Riva
Startup antipatterns, porque pessoas inteligentes tomam decisões erradas (20 minutos)

Fernando De La Riva
Conhecimento é o fator mais importante para o sucesso? de uma empresa (20 min)
Conhecimento é o fator mais importante para o sucesso? de uma empresa (20 min)
Matheus Haddad
Esta apresentação tem como objetivo mostrar que o conhecimento é o principal fator de sucesso de qualquer empresa ou projeto. Será apresentado um esquema que mostra a relação de qualquer empresa com o conhecimento disponível no mercado e como ele pode ser maximizado. Esta compreensão se torna muito importante porque já não estamos mais na era industrial, onde os processos definidos e os métodos de produção não levavam em consideração o conhecimento das pessoas. Agora, precisamos entender a dinâmica do conhecimento nas nossas empresas e projetos, compreendendo como a obtenção e a utilização do conhecimento é determinante para o sucesso ou fracasso do negócio. Os principais elementos deste esquema são: pessoas/usuários, problemas e necessidades, benefícios, software / produto, conhecimento disponível, empresa, equipe, custos e receitas. A apresentação irá mostrar a relação existente entre eles sob a perspectiva do conhecimento.

Matheus Haddad
Throwdown (painel rápido de 8 min)
Throwdown (painel rápido de 8 min)
Todos os participantes / Fernando De La Riva / Matheus Haddad
Throwdown (painel rápido de 8 min)

Todos os participantes / Fernando De La Riva / Matheus Haddad
16:40 às 17:30 Arquitetura do Front-end em Aplicações de Larga Escala
Arquitetura do Front-end em Aplicações de Larga Escala
Eduardo Shiota Yasuda

Para desenvolver um site institucional simples ou um hotsite pequeno, não é preciso muito mais que um pouco de HTML, um ou dois arquivos de CSS, alguns arquivos de JavaScript, e um sistema de CMS. No entanto, à medida que a complexidade de um site aumenta, o código passa a se tornar cada vez mais extenso, complexo, difícil de ser organizado, e projeto acaba virando um grande "code spaghetti".

Para garantir que isso não aconteça, é necessário implementar uma estrutura sólida para o HTML, CSS e JavaScript, de modo que os componentes da aplicação funcionem independentemente e sejam facilmente mantidos e modificados. Nesta palestra, irei mostrar como elaborar uma arquitetura de front-end que sustente uma aplicação de larga escala.


Eduardo Shiota Yasuda
17:40 às 18:30 Show de Robótica Livre
Show de Robótica Livre
Todos os participantes
Vários mini-talks de robótica que estamos definindo

Todos os participantes
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Daniel Rocha

Daniel Rocha


Graduado em Tecnologia de Informação pela University of Massachusetts, trabalha no mercado móvel há 10 anos. Durante este período, foi desenvolvedor de software em várias startups e empresas de grande porte, como Okto, TIM Brasil, Instituto Noki de Tecnologia e Nokia do Brasil. Após gerenciar a área de Serviços Técnicos do Forum Nokia nos Estados Unidos, retornou ao Brasil e hoje é o Gerente de Aplicativos e Serviços da Nokia do Brasil, onde tem a missão de desenvolver o ecossistema Nokia com Windows Phone em parceria com a Microsoft.


Eduardo Shiota Yasuda

Eduardo Shiota Yasuda


Eduardo Shiota Yasuda já estudou Ciência da Computação, acabou se formando em Design Gráfico, e trabalha com Front-end Engineering há 10 anos, atuando em desde hotsites pequenos até grandes aplicações web. Ama códigos elegantes, modulares e legíveis, layouts centrados no usuário, documentos semânticos, CSS modular, e ama as melhores partes do JavaScript.



Henrique Schlatter Manfroi

Henrique Schlatter Manfroi


Formado em Artes Plásticas pela UFRGS e em Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital pela UNISINOS. Trabalhou com jogos por mais de 8 anos como artista, programador e designer em empresas como Southlogic Studios e Ubisoft. Em 2010, fundou junto com o sócio Rodrigo Scharnberg a Sulistas, empresa de desenvolvimento de jogos mobile. Em 2011, trabalhou com Björk, Scott Snibbe e equipe no desenvolvimento do aplicativo Biophilia, do álbum homônimo da cantora. Trabalha hoje na Nokia como Gerente Técnico de Desenvolvimento para aplicativos.


Luciano Condé de Souza

Luciano Condé de Souza


Luciano Condé (http://blogs.msdn.com/conde) trabalha na Microsoft como Gerente de Produto do Windows Azure, com a missão de atuar de apresentar os recursos da plataforma de nuvens da Microsoft junto a clientes, parceiros e a comunidade de desenvolvedores/arquitetos. Tem mais de 15 anos de experiência na área de TI, já atuou em diversos projetos desde construção, design e gerenciamento de equipes. Nos últimos anos, atuou exclusivamente me projetos ligados à Internet, montando produtos para oferta o público em geral, especialmente soluções Web 2.0. Na Microsoft, iniciou a sua carreira atendendo o mercado de parceiros como arquiteto de soluções, procurando orientar os parceiros e ISVs na adoção das últimas tecnologias da Microsoft, bem como no suporte para atendimento à novos mercados. É graduado em Tecnologia da Informação, e possui as certificações MCT, MCSD, MCAD, MCPD, MCTS, MCDBA e MCSA. Atualmente está fazendo Pós-Gradução em História Militar pela Universidade de Santa Catarina.


Matheus Haddad

Matheus Haddad


Co-fundador da Orgganica, cujo propósito é ajudar equipes e empresas na adoção de estilos de gestão mais ágeis, horizontais e distribuídos. Também é co-fundador da Webgoal, do Ateliê de Software, do Granatum e da Escola Lumiar Poços de Caldas. Possui mais de 10 anos de experiência em agilidade e modelos de gestão orgânicos e centrados nas pessoas.



Ricardo Bittencourt

Ricardo Bittencourt


Ricardo Bittencourt é engenheiro eletrônico formado pela Poli/USP, e autor de diversos emuladores, entre eles os pioneiros BrMSX e BrSMS (MSX, Master System, Game Gear, Colecovision). Atualmente trabalha como engenheiro de software no Google, e mantém um blog pessoal em blog.ricbit.com



Coordenação

Yara Senger
Yara Senger
Globalcode

Data e Local

Domingo, 8 de Julho de 2012

Das 8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP

Mais informações


Patrocinadores TDC 2012 SP Microsoft Oracle Amazon Web Services Concrete Solutions Nokia DevMedia Positivo PagSeguro Intel Software Google Plusoft InfoQ Brasil Octo Technology Esquilo.Mobi Anhembi Morumbi Globalcode