Trilha Marketing Digital

Saiba como explorar os recursos de marketing digital: SEO, SEM, SMM e Web Analytics

O marketing digital nos oferece inúmeras possibilidades. Estar antenado às mudanças que ocorrem no dia a dia é a parte mais importante, pois a dinâmica da comunicação na web é veloz e inconstante. Algumas vezes são tantas mudanças que torna-se complicado de perceber, pois são pequenas e minimalistas. Por isso precisamos de ferramentas, plataformas e profissionais eficientes, além de mensuração e o monitoramento dos dados. Descubra nesta trilha como você pode criar, personalizar, usar ou ainda ter dicas de como lidar com a comunicação no ambiente digital.


Público Alvo

Desenvolvedores, analistas de search e métricas


Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Implementação avançanda de Google Analytics
Implementação avançanda de Google Analytics
Fábio Serra
Apresentação da biblioteca Javascript open source GAS que implementa diversas funcionalidades sobre o código nativo do Google Analytics, como o controle do preenchimento de formulários, uso de player de vídeos, scroll das páginas. Também auxilia na programação de múltiplas contas, gatilhos, cross-domain.

Fábio Serra
11:10 às 12:00 Google Analytics IT: 10 maneiras da área de TI se beneficiar do Google Analytics
Google Analytics IT: 10 maneiras da área de TI se beneficiar do Google Analytics
Caio Tozzini (Cadastra e IAB Brasil)
O Google Analytics é uma ferramenta mundialmente reconhecida pelos seus benefícios para as equipes de Marketing na criação e otimização de suas campanhas. Mas como as áreas de tecnologia e desenvolvimento podem também se beneficiar de seus recursos e otimizar seus processos?

Caio Tozzini (Cadastra e IAB Brasil)
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Google Shopping
Google Shopping
Tiago Luz - Doc Luz
Conheça e entenda o Google Shopping: o principal objetivo da ferramenta é exibir em destaque nos resultados de busca os produtos das lojas virtuais, mas para é isso é necessário um processo de cadastramento parecido com XML. Nesta palestra Doc Luz fala sobre funcionalidades, novidades e dicas sobre essa novo produto do Google.

Tiago Luz - Doc Luz
14:10 às 15:00
O papel do desenvolvedor no Marketing Digital
O papel do desenvolvedor no Marketing Digital
Edney 'Interney' Souza
Discussão sobre a importância de um desenvolvedor para o Marketing Digital e de como um detalhe no desenvolvimento pode interferir no trabalho dos analistas de Social Media e Search. Tanto em Mídias Sociais como em Links Patrocinados, esse profissional é, muitas vezes, a chave para obter-se um resultado positivo nas campanhas. É importante ter conhecimento nessas áreas e, principalmente, trabalhar integrado as equipes.

Edney 'Interney' Souza
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Como desenvolver abas e apps no Facebook
Como desenvolver abas e apps no Facebook
Deivid Marques
Passo-a-passo de como desenvolver abas nas Pages do Facebook (como criar a aba, quais critérios e regras) e o princípio dos Apps (o básico de como iniciar um App no Facebook).

Deivid Marques
A importância e polêmica do Facebook Advertising (Dicas e Cases)
A importância e polêmica do Facebook Advertising (Dicas e Cases)
Nathan Adelino (Cubocc)
O que é Facebook Ads e dicas de como obter resultados otimistas. Importante entender: Facebook Ads é para Branding não ROI. Como o usuário pode excluir um anúncio pela interface do Facebook. Apresentação de Cases (Cheetos, Samsung, Hellmanns).

Nathan Adelino (Cubocc)
16:40 às 17:30 Mídia Social: cenário e tendências para o Marketing Digital
Mídia Social: cenário e tendências para o Marketing Digital
Bruno Alves
O marketing digital vem ganhando cada vez mais relevância e a tecnologia tem sido a grande alavancadora. Vamos apresentar o cenário atual do marketing digital e apresentar as principais tendências em termos de APP's e tecnologias.

Bruno Alves
17:40 às 18:30 Em terra de SEO quem tem um amigo Dev! É REI.
Em terra de SEO quem tem um amigo Dev! É REI.
Glaucio Cancion (underDOGS)
A palestra irá mostrar uma ideia sobre pontos que os desenvolvedores precisam levar em consideração para que seu site tenha uma estrutura sólida com velocidade e performance, oferecendo aos robôs de buscas as informações relevantes para obter destaque nas buscas.

Glaucio Cancion (underDOGS)
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Paulo Fernandes

Paulo Fernandes


Paulo Fernandes é desenvolvedor de software há mais de 5 anos. Desenvolvedor apaixonado pelo que faz, seja Web ou Mobile. Nas horas vagas ele ajuda a comunidade sendo um dos coordenadores do Google Developer Group de São Paulo


Luciana Maryllac

Luciana Maryllac


Cientista de Dados com graduação em Jornalismo, MBA em Gestão e Marketing Digital (ESPM) e MBA em BigData (FIAP). Atuante no mercado digital há mais de 6 anos, é especializada em gestão de dados e governança de métricas digitais. Já atuou como gerente de mídia em agências digitais, migrou para área de web analytics, tendo passagem pela Locaweb e, atualmente, está no Grupo Porto Seguro.


Bruno Alves

Bruno Alves


Formado em arquitetura e urbanismo pela Faculdade Belas Artes de São Paulo, fez uma especialização em Marketing de Serviços pela FGV e foi sócio da Dialeto, agência especializada em Marketing Digital por 12 anos. Atuando como diretor de atendimento há mais de oito anos, administrou contas como Natura, Ticket Serviços, Grupo Accor, Unilever, Warner e outras. É diretor da iCustomer Plusoft, empresa especialista em soluções para CRM Social.


Caio Tozzini (Cadastra e IAB Brasil)

Caio Tozzini (Cadastra e IAB Brasil)


Gerente de Atendimento e Métricas na Cadastra Marketing Digital e membro do comitê de Web Analytics do IAB Brasil. É formado em Administração de Empresas e vem atuando em projetos digitais desde 2003. Iniciou sua carreira na área de desenvolvimento web e nos últimos 4 anos vem se especializando em Marketing de Performance atuando ativamente em campanhas de Links Patrocinados, SEO, Social Media, Comparadores de Preços, E-mail Marketing e Mídia Online. É certificado Google Advertising Professional (GAP) e Google Analytics Authorized Consultant (GAIQ) e Professor de Google Analytics na E-commerce School. Em 2011 participou de um dos mais importantes congressos de WebAnalytics do mundo, o Google Analytics Summit em Mountain View, CA, evento exclusivo para empresas GACP (Google Analytics Certified Partners).


Deivid Marques

Deivid Marques


Curador do Frontinsampa, CSSConfBrasil e Front-end na Locaweb e integrante do GT de Acessibilidade do W3C Brasil



Edney 'Interney' Souza

Edney 'Interney' Souza


Professor, Palestrante e Conselheiro de Tecnologia e Inovação. Co-fundou 7 startups (5 MarTechs, 1 EduTech, 1 HRTech). Top Voices do LinkedIn. Vencedor do Prêmio Digitalks. Autor do livro "Transformação Digital: Mentalidade, Cultura, Negócios e Liderança na Era Digital". Participou do documentário "Hackers" disponível na Amazon Prime.


Fábio Serra

Fábio Serra


Engenheiro de Computação com mais de 5 anos de experiência na execução e gestão de projetos de Marketing Digital na consultoria DP6. Atualmente como gerente de tecnologia em projetos de grandes marcas e varejos.


Glaucio Cancion (underDOGS)

Glaucio Cancion (underDOGS)


Coordenador de SEO na underDOGS, agência de Marketing Digital focada em performance. Com mais de 10 anos de experiência no mercado, foi o fundador da Brandup, atuante no grande ABC, em São Paulo. Atualmente atende clientes como Carrefour, Centauro, PetLove, entre outros. Glaucio também é coordenador do maior SearchCast do Brasil, com mais de 3000 views por post.


Nathan Adelino (Cubocc)

Nathan Adelino (Cubocc)


Publicitário atuando na área de Search há 2 anos, certificado por Google Adwords Individual Professional. Atualmente analista de Links Patrocinados na CuboCC, com ênfase em Facebook Ads e Google Adwords. Heavy user de internet e antenado em assuntos sobre publicidade, criatividade, tecnologia e perfomance. Idealizador e fundador do TattooTatuagem (http://twitter.com/TattooTatuagem). Colunista no @digitaisdomkt, @TattooTatuagem e @Publistagram.


Tiago Luz - Doc Luz

Tiago Luz - Doc Luz


Tiago doc Luz is a rockstar when he talks about Conversion Rate Optimizer, E-commerce and Market Online. He is an acclaimed international speaker, making the audience fall in love with him in Brazil, United States, Europe and China. After opened the market for VTEX in Europe, doc it?s now, the VTEX Chief Evangelist. Besides that he is a serial entrepreneur in many startups around the world.


Data e Local

Sexta-feira, 6 de Julho de 2012

Das 8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP

Mais informações


Patrocinadores TDC 2012 SP Microsoft Oracle Amazon Web Services Concrete Solutions Nokia DevMedia Positivo PagSeguro Intel Software Google Plusoft InfoQ Brasil Octo Technology Esquilo.Mobi Anhembi Morumbi Globalcode