Deliberação TDC2022 POA Caso 1 - parecer
The Developer's Conference

TDC Future 2022 - Porto Alegre Caso de denúncia de Postura Inadequada na Coordenação

O Comitê de Ética e Conduta do The Developer's Conference analisou um caso que nos foi trazido após o encerramento do TDC Future 2022 em Porto Alegre. Através de duas pessoas Coordenadoras que apontaram uma postura inadequada e ofensiva das outras duas pessoas Coordenadoras, todas elas compondo a coordenação de uma das Trilhas do Evento. Estas posturas ocorreram no contexto da seleção de uma palestrante negra, e a denúncia apresentou a conotação de racismo estrutural.

O Comitê de Ética acolheu as denúncias e deu início ao procedimento de escuta das outras partes envolvidas, para a seguir realizar deliberação quanto a recomendação de procedimentos e ações afirmativas a serem adotadas no contexto geral do evento e também, por conseguinte, as atitudes tomadas em relação às partes envolvidas. A fim de preservar todos os envolvidos, incluindo as pessoas denunciantes, não será publicada as identidades ou a qual Trilha se refere a ocorrência.

O Comitê de Ética realizou processo e análise do caso em momento posterior ao evento, pois não houve a percepção anterior de problemas na Trilha. Considerando que a palestra em questão foi selecionada e realizada na trilha, o processo só foi iniciado após denúncia direta de parte da coordenação.

Resumo da denúncia:

Durante o processo de avaliação das palestras houve a discussão sobre:

Três pessoas coordenadoras entraram em contato com a organização questionando sobre estes tópicos para ter uma posição consistente nas reuniões. Foi explicado que todos os pontos são importantes: diversidade de gênero, etnia e também a qualidade técnica da palestra e do tema.

A palestra que as pessoas coordenadoras denunciantes achavam que deveria ser selecionada foi selecionada e publicada na grade e a organização entendeu que havia tido acordo e consenso entre as pessoas coordenadoras.

Depois do evento, durante o processo de escuta foram trazidas novas situações e falas que revelam:


Ficou claro que os comentários e discussões causaram desconforto, dor e angústia nas pessoas denunciantes.

O Comitê de Ética analisou os relatos das partes e entendeu que as posturas apontadas foram inadequadas para o relacionamento entre a coordenação e o processo de análise da chamada de palestras. Esse tipo de postura não está de acordo com os valores, princípios e ações afirmativas que o TDC se propõe a desenvolver desde o ano de 2017 para combate ao racismo estrutural presente em toda a sociedade.

Conforme nos aponta Sílvio Almeida, 2019 “o racismo é sempre estrutural, ou seja, [...] ele é um elemento que integra a organização econômica e política da sociedade. [...] é a manifestação normal de uma sociedade, e não é um fenômeno patológico ou que expressa algum tipo de anormalidade”.

Com base nessa percepção, consideramos que toda e qualquer postura que não seja pro ativa e afirmativa dentro dos parâmetros e iniciativas que compõem os esforços do evento para ampliar a diversidade racial como um todo, incorre em risco de ofender aqueles que se propõem, de forma voluntária, a desenvolver conhecimento de forma mais diversa para a comunidade técnica envolvida, com intuito de promover equidade e impacto social, e assim ter um espaço de comunidade, respeito, empatia e colaboração.

O The Developer’s Conference enquanto uma Plataforma de Inovação Aberta, tornou-se com o passar dos anos um evento amplo e abrangente que envolve centenas de pessoas das mais diversas origens, saberes e posicionamentos políticos recebendo centenas de submissões tanto para as pessoas que irão coordenar as trilhas quanto aquelas que irão palestrar. Devido a este grande volume é praticamente impossível prever que todos os participantes estão plenamente de acordo com as premissas, mas é imprescindível que todos tenham ciência dos princípios e diretrizes que regem o Evento.

Além disso, é nosso compromisso tomar todos os meios necessários para tornar os espaços colaborativos do evento locais de convivência plural e segura e trabalhar para dirimir qualquer questão que possa gerar dúvida ou impacto nos participantes do evento.

O Comitê de Ética considera que o evento foi deficitário nos meios e ações para promover a postura afirmativa frente a questões relacionadas à diversidade racial e de gênero junto ao corpo de pessoas coordenadoras.

Também falhou na disponibilização de canais mais abertos e explícitos dedicados ao suporte à coordenação para resolução de conflitos e promoção de conhecimento sobre diversidade no processo de seleção de palestras.

A organização do evento é responsável por diversos aspectos desse processo e, para tanto, reforçamos as atitudes a serem tomadas tanto quanto a postura individual das pessoas coordenadoras que mantiveram as posturas inadequadas, quanto ações gerais e afirmativas relacionadas ao evento como um todo que seguem:

Finalmente, o comitê recomenda que essa deliberação seja publicada nos canais do Comitê de Ética e tornada pública pelos canais sociais do evento, bem como seja encaminhada para todos os envolvidos lembrando a importância de manter a privacidade de todas as partes.

Este Comitê de Ética e Conduta do TDC segue disponível em seus canais de comunicação e aberto a todas as contribuições e para o debate de quaisquer temas que possam melhorar não só a convivência, mas nosso entendimento como comunidade do universo amplo e diverso das pessoas trabalhadoras da Tecnologia.

Comitê de Ética do The Developer’s Conference representado por:

Alexandre Costa

Alexandre
Costa

Bruno Souza

Bruno
Souza

Danielle Monteiro

Danielle
Monteiro

Julio Matos

Julio
Matos

Morvana Bonin

Morvana
Bonin

Tatiane Aguirres

Tatiane
Aguirres

Vinny Nunes

Vinny
Nunes

Yara Mascarenhas

Yara
Mascarenhas


Conheça nosso Código de Conduta e o Comitê de ética e conduta.